Como é Obtido uma Vaselina Líquida Farmacêutica
O Óleo Mineral Básico apesar de ser tratado na refinaria, ainda apresenta em sua constituição, vários contaminantes como compostos aromáticos, enxofre, metais pesados, entre outros produtos químicos tóxicos, que só com a remoção destes através de processos físico-químicos é que se consegue obter uma Vaselina Líquida Grau Farmacêutico de alta pureza. No processo de tratamento para obtenção da Vaselina Líquida Farmacêutica, o objetivo da operação é remover de todos os componentes contaminantes originalmente existentes nos Óleos Básicos. No passado o Óleo Mineral Básico era tratado com Ácido Sulfúrico, até se obter a Vaselina Líquida Farmacêutica, mas devido ao enorme volume de ácido sulfúrico residual que era gerado, a operação se tornou a operação inviável economicamente por ser agressiva ao meio ambiente e à necessidade de se neutralizar e descartar a borra ácida gerada.
Para que Serve a Vaselina Líquida
Na fabricação de Lubrificante Atóxico a Vaselina Líquida Grau USP é utilizada como uma das matérias-primas principais. As indústrias fabricantes de tintas gráficas, de plásticos, de borrachas, químicas, veterinárias e outras, utilizam muito a Vaselina Líquida Atóxica nas formulações de seus produtos. As indústrias cosméticas, farmacêuticas e alimentícias usam a Vaselina Líquida Farmacêutica em formulações de cremes, pomadas, loções, protetores solar, desmoldantes para formas, vacinas, antiespumantes, entre outras aplicações.
Conheça nossa Linha completa de Vaselina Líquida em Ferraz de Vasconcelos
- Vaselina Líquida Grau USP ALOGRO M® Series
- Vaselina Líquida Grau Técnico ALCOR® Series
- Vaselina Sólida de Grau USP SPARK VISKO® Series
- Vaselina Sólida Grau Técnico SPARK CIRO® Series
- Óleo Branco Medicinal USP de Alta Viscosidade ALOGRO M 1300 SSU
- Vaselina Sólida Industrial SPARK BASIC® Series
Quais são as Normas Atendidas e as Certificações que possui uma Vaselina Líquida Grau Medicinal
A Vaselina Líquida Grau Medicinal pode ser utilizada na fabricação de alimentos para animais, conforme o Código de Regulamentos Federais (C.F.R. Pharmacopeia – U.S.P. A Vaselina Líquida Farmacêutica possui a certificação Halal e também a certificação Kosher.
Uma Vaselina Líquida e uma Vaselina Líquida USP é um mesmo Produto?
A Vaselina Líquida é um Óleo Mineral, ou seja, é um derivado de petróleo obtido por destilação e refinamento. A Vaselina Líquida é um óleo bruto, já a Vaselina Líquida USP é um óleo que já foi submetido a um processo de purificação, para poder receber esta denominação. A Vaselina Líquida USP é um Óleo Básico Mineral que após sofrer um processo de tratamento e purificação, gera um óleo quimicamente estável, inodoro, hidrofóbico, insípido e incolor.
Quais são as Principais Aplicações para a Vaselina Líquida Farmacêutica
A Vaselina Líquida Grau Farmacêutico tem grande uso na fabricação de produtos cosméticos como loções, protetores solares, bronzeadores, etc. A indústria de borracha, principalmente a que fabrica os elastômeros de cor clara, consome regularmente a Vaselina Líquida Farmacêutica. Os insumos farmacêuticos como cremes, pomadas, vacinas, entre outros utilizam a Vaselina Líquida Grau USP em suas formulações.
A Vaselina Líquida e o Óleo Mineral Branco é um mesmo Produto?
Quando se fala em Vaselina Líquida , temos em mente um óleo incolor, sem odor e sem cheiro, o chamado Óleo Mineral Branco ou apenas Óleo Branco, mas podemos encontrar no mercado pessoas usando este termo usado para também designar um Óleo Básico Mineral de uso industrial, que também pode ser Óleo Incolor. Uma Vaselina Líquida e um Óleo Mineral Branco são termos usuais empregados para definir um mesmo produto, mas se não se conhece a origem e o tratamento físico-químico a que ambos os produtos foram submetidos, pode se desejar comprar um Óleo Mineral Atóxico de elevada pureza como um Óleo Mineral Branco Farmacêutico, e acabar adquirindo uma Vaselina Líquida Industrial incolor. Para um produto ter a denominação de Vaselina Líquida , subentende-se que este é um produto que sofreu um processo de tratamento, com uma consequente melhoria da sua qualidade e pureza, o que nem sempre isso é verdadeiro.