Têmpera de Aço com água ou com Óleo para Têmpera de Metais: o que saber a respeito?

A têmpera do aço é um processo altamente técnico, que demanda precisão em todas as etapas. A escolha correta do óleo para têmpera de metais, respeitando a curva de aceleração ideal para cada tipo de aço e aplicação, é fundamental para se garantir a qualidade e a segurança no tratamento térmico.

Sabemos que uma das partes mais críticas no tratamento térmico de uma peça de metal é a têmpera, ou o resfriamento rápido da peça para atingir as propriedades especificadas.

Também sabemos que nenhum meio de têmpera é perfeito. Existem vantagens e desvantagens de cada tipo de processo. Neste texto iremos abordar as implicâncias do uso do óleo para têmpera cutelaria no processo de têmpera de metais.

O que é o processo com têmpera de metais com o uso do Óleo para Têmpera Cutelaria?

Antes de se aprofundar a sobre o uso do óleo para têmperas, é importante entender o que acontece em um processo de têmpera de metais.

O aquecimento e o resfriamento rápido de um metal são maneiras de se obter uma dureza adicional em uma peça que, de outra forma, não seria possível. O aquecimento do metal causa mudanças na estrutura cristalina da superfície de uma peça metálica. Já o seu resfriamento rápido “congela” essas mudanças no lugar e torna esta superfície mais dura.

O primeiro estágio em uma têmpera é conhecido como estágio de vapor ou de aquecimento (austenitização). Como a parte submersa do metal no óleo para têmpera de metais está muito mais quente, uma manta de vapor se forma ao redor da peça. O resfriamento da peça ocorre durante esta fase, mas é impedido pelo vapor, que atua como isolante.

O segundo estágio é o de ebulição, chamado de Quenching (resfriamento rápido), que é caracterizado pela ebulição violenta. As peças esfriam mais rápido neste estágio porque a temperatura da peça diminuiu o suficiente durante o estágio anterior para que a manta de vapor se dissipasse. Neste estágio ocorre o contato do “quenchant” com a peça já desimpedida do bloqueio do vapor, e ocorre a dissipação da maior parte do calor através da fervura do óleo para têmpera cutelaria.

O terceiro estágio é o convectivo ou de revenimento, durante o qual a convecção e a condução transportam ainda mais o calor para longe do metal. A convecção se refere ao movimento de um líquido. Há a tendência de líquidos mais quentes e menos densos subirem enquanto líquidos mais frios e densos afundam. A condução se refere à tendência do calor de se dissipar por todo o metal quando há diferenças de temperaturas no óleo para têmperas.

Na têmpera de metais é recomendado que o óleo para têmpera de metais seja fortemente agitado durante o processo, forçando-o a fluir para cima através de uma carga de trabalho. Por esse motivo, a convecção natural não ocorre.

Afinal, é importante temperar o metal com o Óleo para Têmperas?

Sim, é muito importante temperar os metais com o óleo para têmpera cutelaria, pois este produto transfere o calor mais rapidamente em comparação com os outros meios, como o sal fundido, a água ou o gás. As têmperas cáusticas à base de água realmente resfriam as peças ainda mais rapidamente do que o óleo para têmperas, mas possuem uma atuação mais severa sobre as peças, podendo gerar distorções significativas ou até rachaduras em alguns materiais.

É fato que a temperatura, a viscosidade e outras propriedades químicas do óleo para têmpera de metais podem ser ajustadas para alcançar resultados diferentes. Essa flexibilidade de alteração da formulação do óleo para têmpera cutelaria propicia que muitos tipos diferentes de peças e ligas metálicas podem ser temperados com um óleo para têmperas específico para cada processo ou peça que se pretende obter, mantendo assim as operações eficientes.

O óleo para têmpera de metais é um produto versátil porque as suas fórmulas podem ser manipuladas para se atender a vários resultados pretendidos. Uma ampla gama de materiais metálicos pode assumir várias propriedades quando são usados o óleo para têmpera cutelaria na têmpera destes metais.

As peças metálicas tratadas termicamente com um óleo para têmperas têm um melhor desempenho. Elas resistem ao desgaste e mantêm a sua forma mesmo sob pressão em comparação com as peças submetidas à tratamentos térmicos à base de água.

O óleo para têmpera de metais aquece muito mais lentamente do que outros líquidos, como a água, e, portanto, também esfria lentamente. Essa propriedade garante que o material metálico aquecido com o óleo para têmpera cutelaria tenha mais estabilidade e tempo de endurecimento. O fato de que o óleo para têmperas pode ser controlado significa que é um produto muito versátil para o seu uso pela indústria metalúrgica.

Cabe informar que o óleo para têmpera de metais é indicado para o uso quando se é necessário um endurecimento mais profundo e uniforme em aços com uma variação pequena ou ampla no tamanho do grão, em aços inclinados no teor de liga, em peças com seções variáveis ou formas ímpares e em aços com temperabilidade variável.

Entendendo os benefícios do uso do Óleo para Têmpera de Metais

Usar óleo para têmperas para se obter a dureza desejada de um metal após o tratamento térmico tem uma série de benefícios.

O principal benefício é que existem várias opções de óleo para têmpera de metais para se escolher, o que permite ao usuário, que este tenha um controle total sobre o processo de têmpera. Cada óleo para têmpera cutelaria alcançará resultados diferentes e se terá a capacidade de controlar aspectos de endurecimento que podem ser mais difíceis de serem obtidos com o uso de outros meios como o ar e a água. O uso óleo para têmperas também permite um maior controle sobre o resultado, pois aditivos podem ser adicionados ao óleo para têmpera de metais, melhorando ou alterando o seu desempenho.

A têmpera com o uso do óleo para têmpera cutelaria pode transferir calor rapidamente sem alterar a estrutura do metal. O uso de um óleo para têmperas de qualidade pode evitar a ocorrência de defeitos durante o processo de produção. Como mencionado, é fácil ajustar o óleo para têmpera de metais para cada processo e hoje há inúmeras opções disponíveis, permitindo que se personalize o processo para o atendimento das necessidades de cada tipo de produto ou peça metálica a ser obtida.

A importância do uso de um Óleo para Têmpera Cutelaria de qualidade

Uma das partes mais críticas do processo de usinagem, é o processo de têmpera de metais. O Tratamento térmico correto de um metal é extremamente importante, pois ajuda o metal a atingir as propriedades desejadas (dureza, resistência, alongamento ou tenacidade) e, portanto, deve ser feito com cuidado, sendo que a escolha de um óleo para têmpera cutelaria para auxiliar neste processo é fundamental.

Para efeito de comparação, nos processos de têmpera de metais óleo para têmperas vs. água, geralmente o uso do óleo para têmpera de metais é o meio preferido. Tanto para aplicações em cutelarias amadoras quanto em processos industriais de grande porte, já se descobriu que o uso do óleo para têmpera cutelaria gera resultados mais confiáveis nos produtos.

Obviamente que o emprego do óleo para têmperas tem um custo muito superior ao do emprego da água ou até mesmo do óleo usado ou queimado, mas o benefício em termos de qualidade que o óleo para têmpera de metais proporciona e inquestionável. Vale a pena usar um fluido barato para temperar o seu metal? Ou é melhor investir em um óleo para têmpera cutelaria de qualidade e ter a certeza de se obter um produto adequadamente tratado que atenderá à sua necessidade ou expectativa?

Como escolher o Óleo para Têmperas correto para o endurecimento do metal?

Para se selecionar o óleo para têmperas, primeiro é necessário pesquisar o tipo de aço a ser tratado, pois diferentes tipos de óleo para têmpera de metais se tornam mais aplicáveis dependendo do tipo de aço. Por exemplo, há óleo para têmpera cutelaria menos propenso a causar rachaduras no aço, pois mantêm um calor consistente entre a temperatura do núcleo e da superfície – são chamados de óleos quentes.

Há também os chamados óleo para têmperas rápido, que como o nome sugere, resfriam os metais o mais rápido possível. O óleo para têmpera de metais rápido reduz a quantidade de tempo que o metal gasta durante o estágio de vapor, enquanto prolonga o estágio de ebulição. Isso é ideal para certas ligas e aço de baixo carbono.

Precisando de auxílio na escolha do melhor óleo para têmpera cutelaria para o seu processo? Saiba que a CADIUM LUBRIFICANTES é uma empresa com mais de 30 anos de atuação no mercado Nacional, que possui uma ampla linha de lubrificantes industriais e produtos para a manutenção fabril, e disponibiliza para os processos de têmpera de metais uma completa linha de óleo para têmperas.

Conheça os nossos produtos

  • Linha KTALO AD – o óleo para têmpera de metais ideal para quem necessita de uma alta curva de aceleração do processo de têmpera;
  • Linha KTALO RFóleo para têmpera cutelaria com curva de aceleração mediana;
  • Linha KTALO TNóleo para têmperas para processos em que se necessita de uma curva lenta de aceleração;
  • Linha NUBIRA SINTHóleo para têmpera de metais de base sintética para aplicações que exigem alta estabilidade térmica e excelente controle de resfriamento.

Como adquirir um Óleo para Têmpera de Metais de qualidade?

Para adquirir ou obter mais informações sobre o óleo para têmpera cutelaria, favor entrar em contato com a CADIUM através dos seguintes canais de comunicação:

Saiba também que a CADIUM possui um site de E-commerce para a aquisição em pequenas quantidades de vários produtos para a lubrificação e manutenção industrial e doméstica. Para mais informações acesse o nosso site através do link a seguir: https://loja.cadium.com.br/

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *