Óleo Mineral de Base Parafínica e Óleo Mineral de Base Naftênica: quais as diferenças?
A densidade é uma das análises para determinar a origem de um óleo básico, pois um óleo mineral naftênico apresenta uma densidade mais elevada em relação ao Óleo Mineral Parafínico de viscosidade similar. Tanto o óleo mineral de base parafínica como o óleo mineral de base naftênica possuem em sua composição compostos de base parafínica, naftênica e aromática, sendo que o maior volume destes compostos no produto é que determina se este é um Óleo Mineral Parafínico ou um óleo mineral naftênico. Excelente propriedade de não congelamento à baixa temperatura é característica do óleo mineral de base naftênica, qualidade não encontrada no óleo mineral de base parafínica.
O que é um Óleo Básico do Grupo 1?
O Óleo Básico Parafínico obtido com a utilização de solvente no processo de refino recebem a classificação de óleo básico do grupo I. Por ser um dos primeiros processos de refino do petróleo, o óleo básico do grupo 1 ainda tem grande presença no mundo e é muito utilizado na fabricação de lubrificantes automotivos. A refinaria de Duque de Caxias da Petrobras onde é produzida a maioria dos óleos básicos parafínicos comercializados em Tucuruí, é uma refinaria do Grupo I e por tanto só produz óleo básico do grupo 1.
Conheça nossa Linha Completa de Óleo Parafínico em Tucuruí
- Óleo Mineral Parafínico de Alta Viscosidade ALPAR NP100
- Óleo Básico Parafínico de Média Viscosidade ALPAR NM60
- Óleo Mineral Parafínico de Baixa Viscosidade ALPAR 0911 R
- Óleo Básico Mineral de Alta Viscosidade ALNAP 400T
Como é feita a Classificação dos Óleos Básicos?
A API – American Petroleum Institute junto com a ATIEL – Association Technique de L’Industrie Europeanne des Lubrifiants são duas das instituições que contribuiriam para realizar a classificação dos óleos básicos. O tipo de refino e a técnica envolvida no processo, além das matérias-primas utilizadas na refinação é que definem a classificação dos óleos básicos. Na classificação dos óleos básicos, os óleos básicos parafínicos obtidos pelo processo que possuem um menor número são os que apresentam maior quantidade de impurezas, sendo que à medida que o número do grupo aumenta, eleva a qualidade do óleo, sendo que os produtos obtidos pelos processos do grupo 4 e grupo 5 são considerados óleos sintéticos.
A Densidade do Óleo Parafínico pode ser utilizada para definir a origem do produto?
A densidade do Óleo Parafínico pode servir como parâmetro para se identificar a origem do produto, caso não se possua outras análises para realizar a comparação. Medindo-se as viscosidades de um óleo em duas temperaturas diferentes e com o uso de uma tabela, obtêm-se o índice de viscosidade de um óleo naftênico, cujo resultado aponta entre 50 e 60 e o índice de viscosidade de um Óleo Parafínico apresenta um resultado entre 80 a 120. A melhor maneira de se observar se um óleo básico mineral é um Óleo Parafínico ou um óleo naftênico é realizando a análise do índice de viscosidade.
Óleo Lubrificante Básico Parafínico: quais os tipos?
O óleo hidráulico mineral é formulado através da mistura o óleo lubrificante básico parafínico com aditivos, sendo que a fração mais utilizada é a do óleo neutro médio 300. Em Tucuruí a Petrobrás disponibiliza como óleo lubrificante básico parafínico as seguintes frações: 10 cSt (óleo spindle 60), 12 cSt (óleo spindle 70 ou óleo mineral OPPA), 32 cSt (óleo neutro leve), 44 cSt (óleo neutro médio 220), 56 cSt (óleo mineral neutro médio 300), 100 cSt (óleo neutro pesado), 460 cSt (óleo bright stock 460), 500 cSt (óleo bright stock 500) e o 1100 cSt (óleo cilindro I ou óleo cylinder).O óleo neutro pesado é o óleo lubrificante básico parafínico mais utilizado par a fabricação dos lubrificantes automotivos de base mineral. O óleo para máquina de costura doméstica é um óleo lubrificante básico parafínico não aditivado fabricado com o óleo spindle 60 puro.
Denominações do Óleo Parafínico
O Óleo Parafínico utilizado na indústria do beneficiamento e amaciamento do couro e pela indústria química é conhecido por óleo mineral básico parafínico. Óleo para pulverização agrícola (ou óleo mineral OPPA) é o nome do Óleo Parafínico utilizado como veículo para a aplicação de inseticidas e pesticidas junto às lavouras agrícolas. Óleo Básico Parafínico é como é conhecido o Óleo Parafínico utilizado pela indústria fabricante de lubrificantes, por ser um veículo de base para a fabricação dos lubrificantes industriais.