Denominações do Óleo Parafínico
O Óleo Parafínico utilizado na indústria do beneficiamento e amaciamento do couro e pela indústria química é conhecido por óleo mineral básico parafínico. O Óleo Parafínico quando empregado pela indústria de borracha é chamado de óleo extensor para borracha porque ele contribui no amaciamento do polímero. Na produção de tintas gráficas e na lubrificação de fios e fibras na indústria têxtil, o Óleo Parafínico é chamado de óleo de processo parafínico.
Como é feita a Classificação dos Óleos Básicos?
O tipo de refino e a técnica envolvida no processo, além das matérias-primas utilizadas na refinação é que definem a classificação dos óleos básicos. Os tratamentos que ocorrem nas refinarias dos Grupos 1, 2 e 3 têm por objetivo remover as impurezas do petróleo, ampliando a estabilidade e o desempenho do Óleo Básico Parafínico, mas na classificação dos óleos básicos eles ainda não são considerados óleos sintéticos, apesar de alguns formuladores de lubrificantes automotivos que utilizam óleo básico do grupo 3, comercializam o seu produto como sendo um óleo sintético. A API – American Petroleum Institute junto com a ATIEL – Association Technique de L’Industrie Europeanne des Lubrifiants são duas das instituições que contribuiriam para realizar a classificação dos óleos básicos.
Conheça nossa Linha Completa de Óleo Parafínico em Rio de Janeiro
- Óleo Mineral Parafínico de Alta Viscosidade ALPAR NP100
- Óleo Básico Parafínico de Média Viscosidade ALPAR NM60
- Óleo Mineral Parafínico de Baixa Viscosidade ALPAR 0911 R
- Óleo Básico Mineral de Alta Viscosidade ALNAP 400T
Óleo Mineral de Base Parafínica e Óleo Mineral de Base Naftênica: quais as diferenças?
A resistência a oxidação é uma das melhores propriedades que um óleo mineral de base parafínica possui algo que é muito baixa no óleo mineral de base naftênica. A densidade é uma das análises para determinar a origem de um óleo básico, pois um óleo mineral naftênico apresenta uma densidade mais elevada em relação ao Óleo Mineral Parafínico de viscosidade similar. A cadeia carbônica do óleo mineral de base parafínica tem o formado de corrente (linear), enquanto o óleo mineral de base naftênica tem estrutura molecular em forma de ciclos (anel).
Óleo Parafínico para Borracha
O Óleo Parafínico apresenta excelentes propriedades de compatibilidade com diversos tipos de borrachas e elastômeros e por isso é chamado de Óleo Parafínico para borracha, óleo extensor para borracha, óleo plastificante para borracha ou óleo de processo parafínico. Uma maior facilidade para realizar o processo de desmoldagem ocorre quando se emprega na formulação um Óleo Parafínico para borracha de elevada qualidade. Na fabricação de plásticos e borrachas estendidas o uso do Óleo Parafínico para borracha se faz presente em diversos processos.
Óleo Parafínico Características e Propriedades
No Óleo Parafínico é característica a sua boa compatibilidade com os elastômeros. O comportamento em baixas temperaturas é muito deficiente em um Óleo Parafínico, característica que é muito boa em um óleo mineral de base naftênica. Ponto de Fulgor elevado e elevada resistência à oxidação são propriedades encontradas Óleo Mineral Parafínico.
Óleo Lubrificante Básico Parafínico: quais os tipos?
O óleo para máquina de costura doméstica é um óleo lubrificante básico parafínico não aditivado fabricado com o óleo spindle 60 puro. O óleo bright stock 500 é o óleo lubrificante parafínico utilizado na fabricação do óleo para as caixas de câmbio dos automóveis e dos lubrificantes para engrenagens e rolamentos industriais. O óleo lubrificante básico parafínico é classificado de acordo com a viscosidade do óleo medido à 40ºC em cSt (Centistokes).