Óleo para Compressor Parafuso: entendendo a importância do uso correto deste tipo de lubrificante

Os compressores são equipamentos versáteis que possuem uma grande aplicação no nosso dia a dia. Eles podem ser encontrados em oficinas mecânicas, indústrias em geral e fazendo parte de muitos equipamentos automotivos e industriais pesados.

Como qualquer outra máquina, os compressores parafuso também precisam de uma boa lubrificação. O primeiro passo de uma boa manutenção de um compressor parafuso é saber identificar qual óleo para compressor parafuso o equipamento necessita usar.

Devemos informar que a grande parte dos compressores disponíveis no mercado são divididos em 2 tipos: o compressor parafuso e o compressor de pistão. Um compressor de pistão, também chamado de compressor alternativo, é um projeto mais antigo que para comprimir o ar, faz uso de um sistema com pistões acionados por virabrequim.

Como há muitas partes móveis no compressor de pistão, ele requer uma lubrificação com um óleo para compressor de qualidade, pois é um sistema que produz muito calor e atrito. Mas, é um equipamento relativamente barato e fácil de usar, além de apresentam uma manutenção simples e uma longevidade de uso elevada.

Já os compressores de parafuso são o tipo mais moderno de compressor. Eles utilizam dois parafusos helicoidais que comprimem o ar sem fazer contato. Devido a este design diferenciado em relação ao compressor de pistão, o desgaste das peças móveis do compressor parafuso é significativamente menor, tornando-o um equipamento mais confiável.

O compresso parafuso gera menos calor, atrito, ruído e poluição, além de possuir a capacidade de funcionar continuamente. Como possui um alto ciclo de trabalho o compressor parafuso e muito empregado em empresas que possuem processos de longa duração, pois gera uma perda operacional significativamente menor. Os compressores de parafuso efetivamente são mais caros que os compressores de pistão, mas oferecem maiores benefícios de economia de custos, como eficiência, manutenção, tamanho e consumo do óleo para compressor parafuso.

Devido a toda a esta particularidade do compressor parafuso, o óleo para compressor parafuso a ser usado neste equipamento necessita possuir em sua formulação aditivos especiais para suportar a resistência dos esforços e estender os intervalos de manutenção, permitindo que se opere o compressor de maneira eficiente pôr o maior tempo possível.

Os compressores de ar de parafuso rotativo normalmente são lubrificados com um óleo para compressor parafuso sintético. Este tipo de lubrificante atua vedando os rotores, lubrificando as peças móveis, resfriando o sistema e protegendo-o contra corrosão. Geralmente um compressor de parafuso rotativo utiliza um óleo para compressor parafuso sintético ISO 46, mas, o correto é sempre consultar o manual do equipamento e ver qual a viscosidade do óleo para compressor parafuso que é a indicada pelo fabricante do compressor.

Uma outra função importante do óleo para compressor parafuso é o de criar uma vedação que interrompe o vazamento na câmara de compressão.

Entendendo o processo de lubrificação com o Óleo para Compressor Parafuso

Em um compressor de parafuso com injeção de óleo, o óleo para compressor parafuso acaba sendo pulverizado no ar que se está comprimindo. Apesar deste volume de óleo para compressor parafuso pulverizado ser relativamente pequeno, se faz necessário que o equipamento possua um sistema de separador de óleo ou filtro de óleo, pois esta contaminação com o óleo para compressor parafuso não é aceitável em alguns processos fabris, notadamente para equipamentos utilizados pela indústria alimentícia e farmacêutica.

Para estes processos se faz necessário o uso de um óleo para compressor parafuso atóxico de elevada qualidade, normalmente encontrada em um óleo para compressor parafuso de base sintética.

Um óleo para compressor parafuso de qualidade alimentar possui as mesmas qualidades de um óleo para compressor parafuso de uso industrial, só que é formulado com matérias-primas e aditivos de elevado grau de pureza.

Você sabia que 70 a 80% do custo de um compressor está ligado à energia gasta para movimentá-lo?

Com isso, efetivamente de custo de manutenção de um compressor se tem um gasto entre 20 e 30% do custo total. Então imaginem que deste porcentual, o custo do óleo para compressor parafuso no processo de manutenção do compressor é muito menor.

Estamos informando estes dados para monstra que a troca do óleo para compressor parafuso não pode ser negligenciada. O uso de um óleo para compressor parafuso de baixa qualidade ou não adequado ao equipamento irá trazer mais danos e prejuízos do que um enganoso ganho momentâneo na aquisição de um lubrificante mais barato, ou a não realização da troca deste óleo para compressor parafuso.

Um compressor de parafuso rotativo está basicamente um degrau acima na hierarquia dos compressores. As diferenças entre um compressor de ar de pistão e um compressor de ar de parafuso rotativo são enormes, por tanto, a lubrificação deste equipamento tem que ser encarada com seriedade e a troca do óleo para compressor parafuso deve ser feita regularmente e se respeitando as indicações de troca no manual do equipamento.

O custo de aquisição de um compressor de ar de parafuso rotativo é maior em relação ao preço de um compressor de ar de pistão, mas a longo prazo este investimento se torna viável, devido a ser um equipamento mais robusto, que operar em condições mais extremas e gera um menor custo de manutenção, além do que, um compressor de parafuso rotativo contribui para a redução do uso de energia, o que significa menos emissões e uma menor pegada de carbono.

Como evitar a contaminação do ar comprimido com o Óleo para Compressor Parafuso?

A contaminação do ar comprimido por sujeira, poeira e outras partículas são os fatores mais importantes para se observar na manutenção de um compressor de ar parafuso. O sistema de filtros de ar tende a reter estas partículas de entrem no compressor e passem pela rede de ar comprimido e consequentemente terem contato com os produtos.

Apesar da adoção de um sistema de filtração adequado, há o problema da possibilidade da geração de outras pequenas partículas de sujeira e poeira, com tamanho minúsculo, com menos de dois mícrons de tamanho.

Quando há a apresentação destas pequenas partículas, há uma boa possibilidade delas se encontrem durante o caminho através dos filtros. Quando isso ocorre, estas micropartículas acabam se chocando, se fundindo em partículas maiores, e consequentemente criando bloqueios no sistema. Esses bloqueios têm o potencial de afetar o funcionamento do equipamento, causando danos e criando oportunidades para que a água e o óleo para compressor parafuso se misturem. Uma vez dentro do equipamento, estas partículas podem se infiltrar e contaminar os produtos.

A melhor solução para corrigir este tipo de problema é a troca regular dos filtros, somada a uma manutenção e limpeza regulares do compressor de ar, especialmente ao redor da válvula de entrada de ar. Se o compressor estiver instalado em uma área externa, o ideal seria a construção de paredes ao redor do equipamento. Se o compressor estiver instalado em uma área interna, se deve mover a sua ventilação para um local onde ele fique menos exposta às contaminações de sujeiras e poeiras.

A condensação e o vapor de água são fatores que facilitam a formação da ferrugem em um compressor de ar parafuso. Se o avanço da ferrugem não for interrompido, ela se espalhará e atingirá o revestimento no interior do equipamento e possivelmente irá fazer com que este revestimento se descasque e cause problemas em outras partes de sua rede de ar comprimido.

Para evitar este problema e o ideal é realizar a instalação dos filtros corretos no equipamento, utilizar o óleo para compressor parafuso indicado pelo fabricante do equipamento. A substituição dos filtros e a visualização do óleo para compressor parafuso deve ser feita com uma frequência regular para se analisar se há sinais de ferrugem. Se for encontrado algum sinal de ferrugem, o ideal é que a peça danificada seja substituída.

Óleo para Compressor Parafuso: onde comprar?

Para a solicitação de informações técnicas ou comerciais sobre o óleo para compressor parafuso entre em contato com a CADIUM. Com mais de 30 anos atuando no Mercado Nacional, possuindo uma ampla linha de lubrificantes industriais e produtos para a manutenção industrial, a CADIUM possui uma completa linha de óleo para compressor para as mais diversas aplicações. Entre em contato do CADIUM através dos Canais de Comunicação a seguir:

e-mail: cadium@cadium.com.br;
WhatsApp: 11-97587-7837;
Telefone PABX: 11-4047-9292.

Saiba que a aquisição do óleo para compressor parafuso em pequenas quantidades poderá ser feita no site de e-commerce da CADIUM. Para mais informações acesse o link a seguir: https://loja.cadium.com.br/

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *