Óleo para Barramento de Torno em Passagem

Qual é o Óleo de Barramento em Passagem mais utilizado?

O Óleo de Barramento em Passagem mais utilizado hoje no mercado é o Óleo de Barramento 68 formulado com óleos básicos minerais derivados do petróleo, pois é um lubrificante industrial de baixo custo em relação ao Óleo de Barramento sintético ou ao Óleo de Barramento vegetal. Normalmente o Óleo de Barramento em Passagem mais utilizado é o óleo lubrificante que apresente o melhor custo benefício e principalmente o que é comercializado pelo menor preço, sendo que o Óleo de Barramento em Passagem que atende a esta característica é o óleo para barramento mineral. O Óleo de Barramento 68 é o mais utilizado porque possui uma aditivação suficiente para reduzir dos atritos e ruídos gerados nos equipamentos em operação.

Óleo Lubrificante para Barramento de Torno é indicado para quais aplicações?

O óleo de corte solúvel além de afetar negativamente o coeficiente de atrito dos barramentos e guias, ele também causa o aumento da corrosão e o aumento da formação de depósitos e para evitar tal problema, é utilizado um óleo Lubrificante para Barramento de torno com a função de se formar uma película lubrificante e protetora do equipamento. Com a evolução tecnológica, as máquinas operatrizes (tornos) passaram a utilizar matérias plásticas em suas guias, com o objetivo de obter uma maior precisão na operação e assim diminuir o coeficiente de atrito das guias, mas o uso do fluído de corte solúvel em água passou a afetar no deslizamento das guias, então para a manutenção do bom funcionamento do equipamento a lubrificação do sistema com o óleo Lubrificante para Barramento de torno se tornou necessária. No torno mecânico que utiliza óleo solúvel de corte na operação, a água presente no lubrificante de corte pode causar o inchamento dos adesivos utilizados para fixar os revestimentos plásticos existentes nas guias e barramentos, sendo que o uso do óleo Lubrificante para Barramento de torno ajuda a diminuir as folgas originalmente existentes nas guias e até anula-las totalmente.

Veja alguns tipos de aplicações de Óleos para Guias e Barramentos em Passagem

Qual é a função do Óleo Lubrificante Antigotejante?

Quando se necessita de um óleo lubrificante antigotejante, é por que se espera que este Lubrificante para Barramento não escorra e não se misture ao óleo de corte, sendo importante que este possua características que o possibilite a resistir às elevadas velocidades dos trabalhos dos carros durante os diversos movimentos que estes realizam. O óleo lubrificante antigotejante tem que possuir uma viscosidade adequada que não permita que escorra, mas deve permanecer fluido a tal ponto que possa ser conduzido com facilidade pelo equipamento através de tubulações de pequeno diâmetro, sob pressão e em elevada velocidade. Uma função importante e característica que o óleo lubrificante antigotejante deve possuir é a de ter uma viscosidade adequada para permitir que este acesse todos os bicos e canais de lubrificação existentes no equipamento.

Óleo Antigotejante e Óleo de Barramento é um mesmo Lubrificante para Guia e Barramento?

O óleo antigotejante é um nome usual que é utilizado para o Óleo de Barramento em Passagem, aliás este lubrificante para torno é encontrado no mercado sobre outras denominações como a de óleo para barramento, fluido para guias e barramentos, óleo lubrificante para barramento, óleo para barramento antigotejante ou simplesmente como óleo para guias e barramentos. As guias e barramentos dos tornos e de outros equipamentos necessitam de uma lubrificação específica, mas há barramentos que entram em contato com o óleo solúvel e este não pode ser removido por este lubrificante de corte, e nem tão pouco pode escorrer para dentro do tanque que contém a emulsão do óleo de corte, por isso, usualmente passou-se a chamar o óleo de barramento com a denominação de óleo antigotejante. Na lubrificação de uma guia linear o Óleo de Barramento não pode ser retirado pela pressão do óleo solúvel para corte ou pelos movimentos de operação da máquina e devido a esta necessidade, o óleo lubrificante para guia e barramento recebe uma aditivação “antigotejante” para impedir que ele escorra durante o processo de usinagem.

Quais as características que um Bom Óleo de Barramento em Passagem deve possuir?

Um bom Óleo de Barramento em Passagem possui uma aditivação especial e diferenciada em relação aos lubrificantes convencionais, favorecendo a formação de um filme em forma de película resistente, para permitir com que as partes móveis dos equipamentos deslizem sem solavancos (eliminando o efeito “stick-slip”). Entre as várias características que um bom Óleo de Barramento em Passagem possui, podemos destacar que a principal é a de possuir uma elevada capacidade de adesividade, mantendo o alto poder de lubrificação necessário para que ocorra a movimentação do equipamento. A proteção contra o desgaste das superfícies que se movimentam, a baixa capacidade de formação de espuma, a boa separação de água, uma ótima estabilidade química contra a oxidação, além de uma excelente propriedade de proteção anticorrosiva são as características que um bom Óleo de Barramento em Passagem deve possuir.

Onde comprar o melhor Óleo de Barramento em Passagem?

Na CADIUM LUBRIFICANTES você poderá encontrar o Óleo de Barramento em Passagem adequado para a sua operação. O Óleo de Barramento 20 Litros e o Óleo de Barramento tambor de 200 litros são as embalagens mais comercializadas pela CADIUM LUBRIFICANTES para o atendimento da necessidade de lubrificação de guias e barramentos de tornos. O Óleo de Barramento de base sintética, vegetal ou mineral está disponível na CADIUM LUBRIFICANTES e em diversas viscosidades para o atendimento das especificações de todos os equipamentos que necessitem de um bom Óleo de Barramento em Passagem.