Óleo para Barramento de Torno em Agudo

Qual é a função do Óleo Lubrificante Antigotejante?

Uma função importante e característica que o óleo lubrificante antigotejante deve possuir é a de ter uma viscosidade adequada para permitir que este acesse todos os bicos e canais de lubrificação existentes no equipamento. Quando se necessita de um óleo lubrificante antigotejante, é por que se espera que este Lubrificante para Barramento não escorra e não se misture ao óleo de corte, sendo importante que este possua características que o possibilite a resistir às elevadas velocidades dos trabalhos dos carros durante os diversos movimentos que estes realizam. O óleo lubrificante antigotejante tem que possuir uma viscosidade adequada que não permita que escorra, mas deve permanecer fluido a tal ponto que possa ser conduzido com facilidade pelo equipamento através de tubulações de pequeno diâmetro, sob pressão e em elevada velocidade.

O que é um Óleo para Barramento de Torno ?

A grande maioria dos tornos mecânicos e em vários outros equipamentos, existem guias e barramentos onde as partes móveis destes maquinários deslizam e se movem para realizarem as suas operações, mas para que tais operação sejam feitas com perfeição é necessário o uso de um Óleo para Barramento de Torno para lubrificar o sistema. O lubrificante de vias deslizantes como o Óleo para Barramento de Torno em Agudo é muito utilizado, porque uma lubrificação convencional não consegue impedir que ocorra o atrito entre as guias e barramentos e com isso, a operação fica comprometida e a vida útil do equipamento é reduzida. As guias e barramentos em geral necessitam ser lubrificadas com um Óleo para Barramento de Torno , porque estas geralmente são expostas à ação de diversas impurezas geradas durante o processo, como a presença dos cavacos, dos óxidos de metais, dos pós de fundições, da contaminação do óleo de corte para usinagem, entre outros.

Veja abaixo algumas aplicações de uso de Óleo para Guias e Barramentos em Agudo

Como escolher o melhor Óleo Barramento de Máquinas em Agudo?

O Óleo de Barramento sintético que é obtido através de síntese química, por ser considerado um Óleo de Barramento de baixa toxidade e possuir uma maior biodegradabilidade, é um lubrificante que garante uma maior segurança e conforto no ambiente de trabalho em relação ao Óleo de Barramento de base mineral. O óleo lubrificante mineral para barramento apesar de apresentar uma excelente proteção contra a corrosão, possuir uma ótima adesividade, apresentar um boa ação antidesgaste, além de ter um baixo custo, é um óleo antigotejante passível a questionamentos de insalubridade quanto ao seu uso, pois pode causar dermatite ao operador, devido a presença de hidrocarbonetos derivados do petróleo em sua composição. Ao se escolher um óleo barramento de máquinas normalmente são levados em consideração três fatores: as características de desempenho do Óleo de Barramento em Agudo junto ao equipamento, as condições de uso do Óleo de Barramento em Agudo em relação à segurança do trabalho e por fim, o impacto de seu uso em relação ao meio ambiente.

Quais as características que um Bom Óleo de Barramento em Agudo deve possuir?

Entre as várias características que um bom Óleo de Barramento em Agudo possui, podemos destacar que a principal é a de possuir uma elevada capacidade de adesividade, mantendo o alto poder de lubrificação necessário para que ocorra a movimentação do equipamento. A proteção contra o desgaste das superfícies que se movimentam, a baixa capacidade de formação de espuma, a boa separação de água, uma ótima estabilidade química contra a oxidação, além de uma excelente propriedade de proteção anticorrosiva são as características que um bom Óleo de Barramento em Agudo deve possuir. Um bom Óleo de Barramento em Agudo possui uma aditivação especial e diferenciada em relação aos lubrificantes convencionais, favorecendo a formação de um filme em forma de película resistente, para permitir com que as partes móveis dos equipamentos deslizem sem solavancos (eliminando o efeito “stick-slip”).

Óleo Antigotejante e Óleo de Barramento é um mesmo Lubrificante para Guia e Barramento?

As guias e barramentos dos tornos e de outros equipamentos necessitam de uma lubrificação específica, mas há barramentos que entram em contato com o óleo solúvel e este não pode ser removido por este lubrificante de corte, e nem tão pouco pode escorrer para dentro do tanque que contém a emulsão do óleo de corte, por isso, usualmente passou-se a chamar o óleo de barramento com a denominação de óleo antigotejante. O óleo antigotejante é um nome usual que é utilizado para o Óleo de Barramento em Agudo, aliás este lubrificante para torno é encontrado no mercado sobre outras denominações como a de óleo para barramento, fluido para guias e barramentos, óleo lubrificante para barramento, óleo para barramento antigotejante ou simplesmente como óleo para guias e barramentos. Na lubrificação de uma guia linear o Óleo de Barramento não pode ser retirado pela pressão do óleo solúvel para corte ou pelos movimentos de operação da máquina e devido a esta necessidade, o óleo lubrificante para guia e barramento recebe uma aditivação “antigotejante” para impedir que ele escorra durante o processo de usinagem.

Óleo para Guias e Barramentos, quais os tipos disponíveis no mercado em Agudo?

Para o atendimento das mais severas e exigentes condições de trabalho em guias de barramentos e máquinas operatrizes em geral, é disponibilizado no mercado o óleo para barramento vegetal, que por ser formulado com aditivos especiais e ésteres vegetais e por atender a Norma NR 15 e a norma internacional DIN 51517 parte 3, é considerado um Óleo de Barramento “amigo” do meio ambiente e do operador. Devido ao seu baixo custo, hoje no mercado o óleo mineral para guias e barramentos é o lubrificante mais utilizado, pois é formulado com óleo básico parafínico de primeiro refino, aditivos antioxidante, antidesgaste, inibidor de espuma e agente de adesividade, e devido a esta aditivação pode inclusive ser utilizado na lubrificação de mancais. O óleo lubrificante para guias e barramento sintético formulado a base de PAO (polialfaolefinas), é atualmente uma das opções mais avançadas para a lubrificação de guias e barramentos, pois possui um alto índice de viscosidade, uma ótima fluidez, uma baixa volatilidade, uma elevada estabilidade térmica oxidativa, além de atender às novas exigências relativas à segurança do trabalho e da legislação ambiental.