O que devemos saber sobre o Óleo Básico Naftênico?
No processo de destilação do petróleo ocorre uma limpeza dos compostos contaminantes para que os produtos finais como o Óleo Básico Naftênico apresente uma qualidade para ser utilizado pela indústria em geral. O óleo básico mineral que é obtido através do primeiro refino de petróleos selecionados em cuja composição química há a predominância de hidrocarbonetos naftênicos (maior que 60%), recebe o nome de Óleo Básico Naftênico. O óleo básico mineral está presente em até 99% de algumas formulações de óleo lubrificante mineral, sendo que o Óleo Básico Naftênico tem a sua maior aplicação na fabricação de óleo isolante para transformador, óleo para compressor de refrigeração e óleo de corte solúvel.
A Densidade do Óleo Básico Naftênico pode ser utilizada para definir a origem do produto?
Quando uma análise é feita à 20ºC em óleos básicos de baixa e média viscosidade, a densidade do Óleo Naftênico deverá apresentar um resultado acima de 0,900 g/l, enquanto a densidade do óleo parafínico normalmente apresentará um resultado entre 0,830 e 0,860 g/l. A análise da densidade do Óleo Naftênico em comparação à densidade do óleo parafínico pode ser utilizada para se descobrir a origem de cada produto, mas não devemos esquecer que se trata de uma análise especulativa e o mais correto é realizar as demais análises químicas comprobatórias. A densidade do Óleo Naftênico é utilizada como um parâmetro para identificar a origem do produto, mas trata-se de uma análise especulativa, pois pode haver misturas no óleo que está sendo analisado.
Conheça nossa Linha Completa de Óleo Básico Naftênico em Maringá
- Óleo Básico Parafínico de Alta Viscosidade ALPAR B445
- Óleo Mineral Básico de Baixa Viscosidade ALPAR 2533 R
- Óleo Básico Naftênico de Alta Viscosidade ALNAP 140T
- Óleo Mineral Naftênico de Baixa Viscosidade ALNAP 20T
Aplicações do Óleo Básico Naftênico
Entre muitas aplicações, o Óleo Mineral Naftênico é largamente utilizado na fabricação de graxa, cera e vaselina industrial. O óleo mineral de base naftênica é utilizado como base para a formulação dos lubrificantes minerais que operam sob baixas temperaturas. O Óleo Mineral Naftênico é um dos derivados de petróleo utilizados na produção de tintas à base de óleo.
Fispq Óleo Mineral Naftênico
Se você está precisando da Fispq do Óleo Mineral Naftênico ou de mais dados técnicos sobre o produto, em contato com a CADIUM LUBRIFICANTES, que fornecemos as informações que você necessita. A FISPQ do Óleo Mineral Naftênico é um documento fundamental de grande importância para avaliar se está sendo fornecido um óleo básico de qualidade e em acordo com a legislação vigente. Possuindo uma completa linha de Óleo Básico Naftênico, a CADIUM LUBRIFICANTE disponibiliza ao mercado em Maringá a sua linha ALNAP, que você poderá conhecer melhor acessando o nosso site: www.cadium.com.br.
Óleo Básico Naftênico Características e Propriedades
O Óleo Básico Naftênico tem a característica de não suportar grandes variações de aumento da temperatura sem que seja comprometida a sua viscosidade e com isso, sua ação lubrificante fica prejudicada. Um ponto de fulgor inferior e uma menor resistência à oxidação são propriedades encontradas Óleo Mineral Naftênico. O comportamento em baixas temperaturas é significativamente mais eficiente em um Óleo Básico Naftênico em relação a um óleo básico parafínico.
Óleo Mineral de Base Naftênica e Óleo Mineral de Base Parafínica: quais as diferenças?
A densidade é uma das análises que pode ser utilizada para determinar a origem de um óleo básico, pois uma mesma viscosidade de fluído, geralmente um óleo mineral parafínico apresenta uma densidade menor em relação ao Óleo Mineral Naftênico. Uma das melhores propriedades que um óleo mineral de base parafínica é a resistência a oxidação, algo que bem inferior no óleo mineral de base naftênica. .