Óleo Lubrificante Básico Naftênico: quais os tipos?
O óleo mineral para compressor é formulado através das misturas dos óleos lubrificantes básicos naftênicos com aditivos. O lubrificante básico naftênico possui grande aplicação no controle de pragas rurais e urbanas através da sua queima em aparelhos de termonebulização (fumacê). O óleo para máquina de costura doméstica pode ser um óleo lubrificante básico naftênico não aditivado que devido a sua baixa viscosidade pode ser fabricado com o Óleo Básico Naftênico Lub NH 10.
O que é um Óleo Básico Naftênico?
Os óleos básicos que são produzidos através do refino do petróleo recebem os nomes de Óleo Básico Naftênico, óleo básico parafínico e óleo básico aromático. O Óleo Básico Naftênico é um hidrocarboneto que apresenta uma estrutura molecular em forma de ciclos (anéis) corrente e devido a esta característica estrutura, é um produto que apresenta variação na viscosidade com o aumento da temperatura e com isso, tem limita as suas aplicações como um óleo lubrificante industrial. O óleo mineral básico naftênico por ser constituído de uma molécula contém carbonos e hidrogênios, acaba recebendo a denominação de hidrocarboneto naftênico.
Conheça nossa Linha Completa de Óleo Básico Naftênico em Betim
- Óleo Básico Parafínico de Alta Viscosidade ALPAR B445
- Óleo Mineral Básico de Baixa Viscosidade ALPAR 2533 R
- Óleo Básico Naftênico de Alta Viscosidade ALNAP 140T
- Óleo Mineral Naftênico de Baixa Viscosidade ALNAP 20T
Denominações do Óleo Básico Naftênico
Óleo para fumacê (ou óleo para termonebulização) é o nome dado ao Óleo Básico Naftênico utilizado para o controle de pragas urbanas e rurais. O Óleo Naftênico utilizado pela indústria do beneficiamento do couro e pela indústria química é conhecido por óleo mineral básico naftênico. O Óleo Básico Naftênico é utilizado pela indústria de borracha onde é chamado de óleo extensor para borracha porque contribui para o amaciamento do polímero.
Óleo Mineral de Base Naftênica e Óleo Mineral de Base Parafínica: quais as diferenças?
A densidade é uma das análises que pode ser utilizada para determinar a origem de um óleo básico, pois uma mesma viscosidade de fluído, geralmente um óleo mineral parafínico apresenta uma densidade menor em relação ao Óleo Mineral Naftênico. O óleo mineral de base naftênica possui uma melhor facilidade em solubilizar os aditivos e melhor comportamento a baixas temperaturas que o óleo mineral de base parafínica, mas possui uma compatibilidade pior com materiais sintéticos e elastômeros. A cadeia carbônica do óleo mineral de base naftênica tem estrutura molecular em forma de anel (ciclos) enquanto o óleo mineral de base parafínica tem o formado de linear (corrente).
Fispq Óleo Mineral Naftênico
Se você está precisando da Fispq do Óleo Mineral Naftênico ou de mais dados técnicos sobre o produto, em contato com a CADIUM LUBRIFICANTES, que fornecemos as informações que você necessita. A FISPQ do Óleo Mineral Naftênico é um documento fundamental de grande importância para avaliar se está sendo fornecido um óleo básico de qualidade e em acordo com a legislação vigente. Se você necessitando adquirir o apenas está precisando da Fispq do óleo mineral parafínico, saiba que a CADIUM LUBRIFICANTES é uma indústria que comercializa toda a linha de Óleo Mineral Naftênico e óleo mineral parafínico da PETROBRAS em Betim.
A Densidade do Óleo Básico Naftênico pode ser utilizada para definir a origem do produto?
Ao se medir as viscosidades de um óleo em duas temperaturas diferentes, normalmente a 40ºC e 100ºc, e com o uso de uma tabela, se obtemos um resultado entre 50 e 60, este é o valor do índice de viscosidade de um Óleo Naftênico, e se o resultado for entre 80 e 120, este é o índice de viscosidade de um óleo parafínico. . Quando uma análise é feita à 20ºC em óleos básicos de baixa e média viscosidade, a densidade do Óleo Naftênico deverá apresentar um resultado acima de 0,900 g/l, enquanto a densidade do óleo parafínico normalmente apresentará um resultado entre 0,830 e 0,860 g/l.