A presença de pós e poeiras dentro dos silos de grãos pode deixar agricultores, produtores rurais, operadores de elevadores e esteiras de grãos vulneráveis a vários problemas evitáveis e por vezes perigosos.
Por ser altamente combustível, na verdade podendo gerar um ambiente extremamente explosivo, a presença do pó de grãos em suspenção dentro de um silo agrícola é um motivo de séria preocupação para os operadores que atuam neste local, sendo que o Óleo Supressor de Pó é o maior aliado para minimizar e evitar estes problemas.
Apesar da melhora nos processos de transporte e manipulação dos produtos agrícolas, as explosões de poeira de grãos dentro de silos ainda ocorrem com certa frequência, indicando que hoje isso continua sendo um problema mortal a ser evitado.
São três elementos básicos que proporcionam a geração de um incêndio em um silo: o oxigênio, uma fonte de combustível e uma fonte de ignição. Geralmente as fontes de ignição como o atrito mecânico e a eletricidade estática nunca podem ser totalmente eliminadas, com isso, a exclusão da fonte de combustível dentro de um silo, que é a poeira em supressão, é o ponto chave para se minimizar os problemas como potenciais incêndios e explosões.
A falta da remoção da fonte de combustível dentro de um silo, no caso a presença de poeira em suspenção, pode rapidamente levar ao desastre da operação de armazenamento de grãos, sendo importante se conhecer os tipos de explosões que pode ocorrer dentro de um silo.
A chamada explosão primária é geralmente resultado de fontes de ignição, como faíscas de solda, curtos-circuitos ou rolamentos superaquecidos, causando a queima de fontes de combustível, como os pós em suspenção do milho, do trigo, de soja e outros grãos. Quando da ocorrência de uma explosão primária pode ser que a área de contato não seja grande, mas geralmente ela resulta na dispersão de um volume de pó e poeira de grãos que pode entrar em combustão, levando a uma explosão secundária maior e mais prejudicial que se estende ainda mais para dentro da instalação.
Cabe esclarecer que dentro de um silo, nenhuma quantidade de pó de grãos é considerada segura e é por este motivo que a aplicação do Óleo Redutor de Poeira é muito indicada, sendo a melhor opção para o controle e o manuseio dos grãos.
A viscosidade do Óleo Redutor de Poeira e a sua importância no controle da suspensão de poeiras de grãos nos silos
O Óleo Supressor de Poeira é um excelente produto para atuar como agente regulador e eliminador de pós e poeiras de grãos em supressão dentro dos silos. Além de ser um agente seguro em termos de toxidade, o Óleo Supressor de Pó é um produto onde, para se gerar o efeito de segurança operacional é necessário um pequeno volume de aplicação em relação à quantidade de grãos armazenadas, tornando o Óleo Redutor de Poeira um produto muito econômico e com elevado desempenho por aplicação.
O Óleo Supressor de Poeira é um produto é muito eficaz pois é facilmente aplicado através de sistemas com bicos de pulverização instalados sobre a esteira de transporte, além de ser um produto com elevadas propriedades umectantes, tornado o Óleo Supressor de Pó o produto ideal para reter a geração das poeiras causadas pelo atrito entre os grãos.
Mas, para gerar um resultado satisfatório no processo de redução dos pós e poeiras nos silos, o Óleo Redutor de Poeira precisa possuir uma viscosidade adequada para realizar a supressão de poeira.
A viscosidade do Óleo Supressor de Poeira não pode ser muito baixa, pois isso resultaria na demanda de um maior volume de Óleo Supressor de Pó aplicado do que o necessário para a suspensão da poeira, levando ao desperdício e o uso de um volume maior de Óleo Redutor de Poeira do que o desejado.
A implementação de medidas eficazes de controle de poeira dentro dos silos é essencial para segurança e eficiência, sendo que a aplicação do Óleo Supressor de Poeira se provou ser uma solução eficaz para reduzir a poeira transportada pelo ar em elevadores verticais e esteiras transportadoras.
O Óleo Supressor de Pó ajuda a controlar as emissões de poeiras de grãos em elevadores de concreto verticais de transporte de grãos, pois o controle da geração da poeira e da fonte de ignição pode reduzir significativamente a poeira transportada pelo ar e ajudar a reduzir o risco de explosões em silos devido ao acúmulo de poeira de grãos.
O Óleo Redutor de Poeira é normalmente aplicado por pulverização no poço de recebimento. O pó de grãos é atraído para o Óleo Supressor de Poeira. Esta ação de atração do pó exercida pelo Óleo Supressor de Pó ajuda a remover a poeira dos grãos em suspensão. Também se é observado a aplicação do Óleo Supressor de Pó durante as operações de torneamento de grãos quando de sua passagem sobre as correias e esteiras transportadoras, sendo que o Óleo Redutor de Poeira é um produto muito eficaz no controle de poeira em grãos como trigo, milho e soja.
A viscosidade intermediária do Óleo Supressor de Poeira ALOGRO M 125 da CADIUM é a mais adequada para o processo de remoção de poeira em suspensão em silos de grãos. A viscosidade apropriada do Óleo Supressor de Pó ALOGRO M 125 gera um alto rendimento, não gruda nas paredes internas do silo, minimizando desperdícios e reduzindo a necessidade de limpeza do armazém. Por possuir uma viscosidade adequada, não tão baixa que gere escorrimento e nem tão elevada que impregne inadequadamente, o ALOGRO M 125 da CADIUM é um Óleo Redutor de Poeira que proporciona uma melhora geral no manuseio e na estocagem dos grãos, contribuindo para o aumento das condições de limpeza e higiene dos locais de armazenagem e dos meios de transporte.
Entendendo os benefícios de se usar o Óleo Supressor de Poeira no controle da supressão de poeiras em silos de grãos
- O Óleo Supressor de Poeira contribui para melhorar a segurança do trabalhador, pois a redução da poeira transportada pelo ar diminui a possibilidade de uma explosão e proporciona um ambiente de trabalho mais limpo e seguro;
- O uso do Óleo Supressor de Pó propicia a diminuição de perdas no processo, pois o pó de grãos que de outra forma seria perdido, com uso do Óleo Redutor de Poeira este pó passa a ficar retido pelo fluxo de grãos e pode ser vendido com grãos, somando ao peso final do produto;
- A redução da mão de obra de limpeza do silo é um dos benefícios que se obtém com o uso do Óleo Supressor de Poeira, pois se diminui o tempo e os esforços necessários para a remoção da poeira gerada ou acumulada;
- O óleo 1 é um produto cujo resultado econômico é de fácil percepção, pois é o processo de controle da supressão de grãos que apresenta o menor custo, em relação aos controles convencionais com o uso de filtros de tecido e de ciclones coletores de pó. Um menor volume de poeira resulta em custos reduzidos com relação ao manuseio e ao descarte de poeira, benefício que é proporcionado pelo uso de um Óleo Redutor de Poeira de elevada qualidade como o ALOGRO M 125 da CADIUM.
- Normalmente a aplicação do Óleo Supressor de Poeira é realizada a uma taxa aproximada de 60 a 110 ppm a até no máximo 0,02% em peso, fazendo com que as partículas de poeira grudem em grãos inteiros dentro do fluxo de grãos que passa pelas esteiras e bicos de carregamento.
Precauções a serem tomadas para se minimizar a explosão de silos causadas pela poeira de grãos e o auxílio do Óleo Supressor de Pó no processo
- Manter um rigoroso programa de limpeza e saneamento dentro da estrutura do elevador de grãos, removendo todo o pó de grãos presente nas áreas de trabalho do elevador;
- Implementar um processo semanal ou quinzenal de lubrificação das máquinas, rolamentos e equipamentos (ou conforme especificado pelo fabricante);
- Instalar um sistema de pulverização do Óleo Supressor de Pó nos grãos a ser aplicado durante os processos de transferência e de carregamento;
- Instalar um programa de controle e monitoramento da temperatura dos rolamentos, polias, correias e equipamentos para detectar e evitar o aquecimento por atrito ou fricção;
- Usar materiais antiestático nas correias transportadoras, mesmo as que forem submetidas ao processo de pulverização do Óleo Redutor de Poeira;
- Se necessário, instalar sistemas de aspiração de poeira em pontos de transferência de grãos ou sistemas de ventilação em túneis e galerias com transportadores abertos e poços basculantes de caminhões em complemento ao processo de aplicação do Óleo Supressor de Poeira, principalmente em locais onde o acúmulo de poeira é um problema;
- Instalar tomadas e equipamentos elétricos à prova de explosão em áreas sensíveis;
- Treinar os funcionários sobre os perigos e a prevenção de explosões causadas pela presença da poeira de grãos.
O que mais devemos saber sobre o Óleo Redutor de Poeira
A implantação de um sistema de supressão de pós em silos com o emprego do Óleo Supressor de Pó, contribui para melhorar significativamente o controle de poeira em instalações de manuseio e armazenamento de grãos. Ao se reduzir a poeira transportada pelo ar, esse sistema com o uso do Óleo Supressor de Pó aumenta a segurança do trabalhado, reduzindo os esforços de limpeza e oferecendo uma solução muito mais econômica e prática em comparação com os métodos tradicionais de aspiração de pó em silos. A manutenção regular e a instalação adequada do sistema com Óleo Redutor de Poeira são fundamentais para maximizar os benefícios da utilização deste processo no combate aos riscos de explosões nos silos e para minimizar problemas respiratórios junto aos operadores.
Cabe informar que a poeira de grãos é formada por uma mistura de matérias orgânicas e inorgânicas. Apesar das poeiras de grãos serem consideradas perigosas, a poeira do milho é considerada uma das mais perigosas, pelo fato de ser um dos grãos mais voláteis que existem. O acúmulo de poeiras nos elevadores, nos pisos, nas paredes dos silos e nos equipamentos apresentam grandes riscos de incêndios, o que acorre quando estes são aquecidos ao ponto de liberar gases combustíveis. Com isso, a prevenção de se eliminar as potenciais fontes de ignição no local é a melhor atitude a ser tomada, em conjunto com a adoção de um sistema de redução ou eliminação da formação de poeiras em silos. E o melhor processo e mais econômico é através da aplicação de um Óleo Supressor de Poeira de qualidade como o ALOGRO M 125 da CADIUM.
Informações adicionais sobre o Óleo Supressor de Poeira ALOGRO M 125 da CADIUM
Caso esteja necessitando de mais informações sobre o Óleo Supressor de Poeira ALOGRO M 125 da CADIUM, ou necessita fazer a aquisição deste tipo de produto, favor entrar em contato com a CADIUM através dos seguintes canais de comunicação:
e-mail: cadium@cadium.com.br;
WhatsApp: 11-97587-7837;
Telefone PABX: 11-4047-9292.
Condições de fornecimento do Óleo Supressor de Pó ALOGRO M 125 da CADIUM
O Óleo Supressor de Pó da CADIUM é disponibilizado a granel e nas seguintes embalagens:
- Óleo Redutor de Poeira ALOGRO M 125 – 1 l – frasco plástico;
- Óleo Redutor de Poeira ALOGRO M 125 – 5 l – bombona plástica;
- Óleo Redutor de Poeira ALOGRO M 125 – 20 l – bombona plástica;
- Óleo Redutor de Poeira ALOGRO M 125 – 200 l – tambor metálico.
Aguardamos a sua consulta e obrigado por confiar na CADIUM e nos seus produtos.