O óleo de compressor de ar comprimido mais utilizado e consumido no mercado é o óleo mineral para compressor, formulado com óleos básicos derivados do refino do petróleo. É um excelente óleo para compressor parafuso, mas apresenta limitações técnicas que não atende a crescente evolução tecnológica dos equipamentos da indústrias e dos novos tipos e complexos compressores que estão sendo disponibilizados ao mercado.
Para resolver esta limitação técnica do óleo mineral para compressor, o fabricante de lubrificante passou a desenvolver vários outros tipos de óleo para compressor, se utilizando de bases sintéticas distintas para o atendimento das mais diversas aplicações. Desde a fabricação de um óleo para compressor food grade, ou seja, um lubrificante para compressor com baixa toxidade para o atendimento das exigências da indústria alimentícia, até o óleo de compressor biodegradável, adequado para o atendimento das necessidades dos usuários preocupados com contaminações ambientais.
E dentre as várias opções de óleo para compressor a pistão que foram desenvolvidos, a que mais se destacou foi a do óleo para compressor sintético formulado à base de polialfaolefinas (PAOs).
Para efeito de comparação, um óleo para compressor parafuso formulado com óleos básicos derivados do petróleo apresenta uma vida útil inferior a 1.000 h de trabalho em funcionamento. Já um óleo para compressor sintético à base de polialfaolefinas propicia um longo intervalo sem troca, podendo operar por 6 a 8.000 h de trabalho em condições normais.
Conhecendo um pouco mais as qualidades do óleo para compressor sintético
Geralmente o óleo para compressor sintético a base de PAO é recomendado para a aplicação em compressores de ar de parafuso rotativo inundados com óleo, de palheta rotativa e de compressores de ar alternativos, sendo comercializados com viscosidades ISO de 22 a 100.
Normalmente o óleo para compressor sintético a base de PAO permite o contato acidental com alimentos, pois apresenta um elevado grau de pureza, pois é formulado com matérias-primas que atendem à regulamentação do FDA / NSF.
Devido as matérias-primas utilizadas na sua composição, o óleo para compressor parafuso formulado com PAO é indicado para operações onde o fluído deva passar por altas temperaturas e condições de alta tensão por longos intervalos de uso. A aditivação diferenciada do óleo para compressor a pistão do lubrificante a base de PAO propicia uma maior proteção ao equipamento em altas temperaturas, gerando uma maior vida útil para ele, tornando-o mais resistente à oxidação e ao desgaste.
Um compressor lubrificado com um óleo para compressor parafuso a base de PAO pode ser utilizado em aplicações com gás ou ar, pois o ponto elevado de ebulição deste lubrificante para compressor reduz a sua evaporação e com isso, ele pode trabalhar em um faixa ampla de temperatura e pressão. O óleo para compressor a pistão com PAO também pode ser utilizado como um lubrificante de circulação no equipamento com ação anti desgaste.
Benefícios do uso de um óleo para compressor de ar industrial de base sintética
Podemos destacar vários benefícios na aquisição e uso de um óleo para compressor de ar industrial nos equipamentos fabris. Dentre vários destacamos:
- O óleo para compressor parafuso PAO é considerado um lubrificante premium e de longa duração, pois é baseado em uma tecnologia de última geração que confere melhor desempenho ao equipamento;
- As matérias-primas e os aditivos presentes no óleo para compressor pistão à base de polialfaolefinas torna o lubrificante para compressor termicamente estável, ampliando a proteção do equipamento a altas temperaturas;
- A redução do custo de manutenção é um fator importante para o óleo de compressor de ar industrial com PAO, pois as suas 8.000 h de trabalho reduzem as trocas e os custos com a reposição do lubrificante para compressor;
- Com menos troca do óleo para compressor parafuso, os custos com o descarte e os problemas com o meio ambiente são minimizados;
- O óleo para compressor de ar industrial a base de PAO possui uma baixa propriedade de fricção, suportando uma variação da viscosidade sem que isso interfira na sua eficiência operacional;
- Por atuar em operações de grande pressão e elevadas temperaturas, o óleo para compressor parafuso com PAO apresenta uma formulação balanceada que evita a formação de espuma, reduz o calor do sistema, minimiza a oxidação e o desgaste dos compostos metálicos do compressor;
- Geralmente o óleo para compressor a pistão formulado com PAO é hidroliticamente estável, sendo resistente à formação de ácidos e se separando facilmente da água, o que amplia a sua característica de proteção antiferrugem;
- O óleo para compressor de ar industrial PAO apresenta uma baixa tendência de formação de compostos de carbono, o que minimiza a incidência de pontos críticos que poderiam gerar a ignição do lubrificante para compressor ou o entupimento do sistema.
Vantagens do uso do óleo para compressor sintético: a sua compatibilidade com diversos tipos de materiais
O óleo para compressor industrial sintético formulado com polialfaolefinas apresenta uma compatibilidade com uma grande gama de materiais, onde a seguir destacamos alguns:
Plásticos
Acetal, ABS, Fenólico, Poliamida (Nylon), Poliéster, Polieterimida, Poliestireno, Polisulfona, PTFE (Teflon), Poliimida, Óxido de Polifenileno, Tereftalato entre outros.
Tintas
Epóxi, Esmalte Acrílico.
Gases
Nitrogênio, Hidrogênio, Hélio, Monóxido de Carbono, Dióxido de Carbono, Etileno, Metano, Gás Natural, Benzeno, Butadieno, Sulfeto de hidrogênio, Dióxido de Enxofre, Propano, Butano, Propileno, Butilenos e outros.
Elastômeros
Fluoroelastômero (Viton), Nitrila, Poliacrilato, Poliuretano entre outros.
Cabe informar que o óleo para compressor parafuso com PAO é compatível com lubrificantes para compressor formulados óleos derivados do petróleo e com a maioria dos óleos sintéticos, com as tintas e os materiais de vedação utilizados nos compressores comercializados no mercado.
Informações adicionais sobre o óleo para compressor de ar industrial formulado com polialfaolefinas
Caso esteja necessitando de mais informações sobre o óleo para compressor de ar industrial formulado com polialfaolefinas ou fazer a aquisição deste tipo de lubrificante para compressor, favor entrar em contato com a CADIUM através dos seguintes canais de comunicação:
e-mail: cadium@cadium.com.br;
WhatsApp: 11-97587-7837;
Telefone PABX: 11-4047-9292.
Saiba também que a CADIUM possui um site de E-commerce para a aquisição em pequenas quantidades de vários produtos para a lubrificação e manutenção industrial e doméstica, inclusive do óleo para compressor parafuso mais adequado para a sua necessidade. Para mais informações acesse o link a seguir: https://loja.cadium.com.br/
Condições de fornecimento do óleo para compressor de ar industrial da CADIUM
O óleo de compressor da CADIUM é disponibilizado em diversas viscosidades a granel e nas seguintes embalagens:
- Óleo para compressor a pistão 1 l– frasco plástico;
- Óleo para compressor a pistão 5 l– bombona plástica;
- Óleo para compressor a pistão 20 l– bombona plástica;
- Óleo para compressor a pistão 200 l– tambor metálico;
Aguardamos a sua consulta e obrigado por confiar na CADIUM e nos seus produtos.