Medidas de segurança quando se trata poeiras em silos de grãos e o uso do Óleo Redutor de Poeira

Todos nós sabemos que um silo de armazenagem de grãos é um tipo de ambiente confinado e devido a estas características, o acesso ao ambiente deve ser mantido de acordo com a Norma de Segurança do Trabalho NR 33.

Segundo esta norma, o cabe ao empregador respeitar e adotar várias regras de segurança como a de fornecer informações sobre os riscos e as medidas de controle antes de cada acesso aos espaços confinados, garantir que o acesso ao espaço confinado somente ocorra após a emissão por escrito da Permissão de Entrada e Trabalho, se deve identificar os espaços confinados existentes no estabelecimento, entre várias outras indicações e sinalizações, além do treinamento continuo dos trabalhadores sobre os riscos, as medidas de controle, de emergência e de salvamento em espaços confinados.

Já aos trabalhadores cabe colaborar com a empresa no cumprimento desta NR, utilizando adequadamente os meios e equipamentos fornecidos pela empresa, além de cumprir os procedimentos e orientações recebidos nos treinamentos sobre espaços confinados.

Como um silo é um ambiente perigoso, as medidas mais necessárias a serem adotadas é a de nunca entrar sozinho em um silo e sempre se deve verificar se há poeira em suspensão presente no ambiente.

A poeira em suspenção é um material altamente combustível, podendo gerar um ambiente extremamente explosivo. Diante deste enorme problema, métodos preventivos de controle da formação de poeiras em silos devem ser adotados, como a limpeza regular do ambiente, a de se evitar a geração de fontes de calor, aterrar os motores e equipamentos, realizar a manutenção frequente dos aparelhos e sistemas elétricos, além de cuidados com a presença de ventiladores e peças rotativas.

Mas, a existência de uma atmosfera explosiva dentro dos silos causadas pela poeira dos grãos pode ser minimizada com o uso regular do Óleo Redutor de Poeira.

A importância do uso do Óleo Redutor de Poeira em Grãos no controle de silos

Como o Óleo Redutor de Poeira em Grãos possui uma elevada qualidade, sendo totalmente atóxico. O Óleo Supressor de Poeira em Grãos desempenha um papel importante na garantia da segurança alimentar e da sustentabilidade da produção agrícola, pois, mantém a qualidade dos grãos, além de reduzir as perdas econômicas associadas à deterioração e contaminação, como os prejuízos causados por incêndios e os riscos operacionais. O emprego do Óleo Redutor de Poeira no controle da poeira em silos contribui para reduzir os custos das apólices de seguro.

O objetivo primário da aplicação do Óleo Redutor de Poeira em Grãos durante a armazenagem de grãos nos silos é reduzir e até eliminar a formação de poeira, que é um item altamente explosivo. Mas, não devemos deixar de informar que um benefício indireto gerado pelo Óleo Supressor de Poeira em Grãos é o de reduzir a contaminação por pragas e insetos, evitando que estes se alimentem dos grãos armazenados e deteriorem o estoque.

Este processo se chama de fumigação úmida, onde pesticidas misturados ao Óleo Redutor de Poeira são pulverizados sobre os grãos, gerando uma proteção adicional para a cultura armazenada nos silos, onde o óleo 2 contribui para evitar a deterioração dos grãos, preservando seu valor nutricional e garantindo sua alta qualidade para serem utilizados em alimentos ou como matérias-primas em processos produtivos alimentares.

Cabe esclarecer que por si só o Óleo Supressor de Poeira em Grãos não faz milagre, sendo necessário que se adote um alto padrão de higiene das instalações de armazenamento, pois tal atitude é fundamental para se manter o número de pragas em um patamar mínimo, reduzindo assim o risco de infestação nos grãos.

No controle de pragas em grãos armazenados, os grãos de estoques mais antigos mantidos da última safra fornecem locais perfeitos para a reprodução destas pragas. Por tanto, a higiene meticulosa dos grãos combinada com tratamentos como a aplicação do Óleo Redutor de Poeira, pode gerar a redução do número de pragas nos grãos armazenados.

Medidas de controle de poeiras em silos com o uso do Óleo Supressor de Poeira em Grãos

A geração de poeiras de grãos não apenas polui o meio ambiente, como também pode causar significativas perdas econômicas. Portanto, se faz necessário adotar medidas de prevenção seguras e eficazes para evitar que isso ocorra, sendo que a utilização regular do Óleo Redutor de Poeira em Grãos é um dos mecanismos a ser utilizado para se minimizar este problema.

Em paralelo à instalação de um eficiente sistema de pulverização dos grãos com o Óleo Supressor de Poeira em Grãos, se deve elaborar um projeto geral da área do silo, relacionando os equipamentos potencialmente perigosos ou explosivos, construir paredes especiais de segurança, instalar correias de segurança (antiestática) e instalar materiais à prova de fogo. Junto ao uso do Óleo Redutor de Poeira, para-raios devem ser instalados, ser realizado o aterramento das máquinas e equipamentos, além da elaboração de um projeto de proteção contra incêndio. Todas medidas de segurança para se evitar a geração de poeiras em silo devem ser adotadas em complemento ao uso do Óleo Supressor de Poeira em Grãos.

A tecnologia atual para o controle da poeira em silos através da pulverização do Óleo Redutor de Poeira não apenas é superior aos métodos convencionais de controle de poeira através do uso de filtros, mas também nos fornece benefícios econômicos quando da sua aplicação. A tecnologia de pulverização com o Óleo Redutor de Poeira em Grãos apresenta elevado desempenho com um mínimo de aplicação do Óleo Supressor de Poeira em Grãos. Para informação, o Óleo Redutor de Poeira tem a capacidade de inibir a formação de partículas finas de poeira com menos de 30μm, sendo que o Óleo Redutor de Poeira em Grãos faz com que estas partículas de poeira fiquem aderidas aos grãos, aumentando o seu peso e principalmente, contribuindo para minimizar o problema de incêndio e da explosão da poeira.

No controle de poeiras nos silos o Óleo Supressor de Poeira em Grãos é um produto de elevado desempenho, pois basta a pulverização de apenas 0,02% de Óleo Redutor de Poeira em relação ao volume de fluxo de grãos para se obter um eficiente controle das poeiras. A aplicação do Óleo Redutor de Poeira em Grãos para a redução de poeiras em silos é uma tecnologia muito utilizada em todo o mundo na gestão da armazenagem e do transporte de grãos, pois alcança bons resultados a um custo relativamente baixo.

Conhecendo o melhor Óleo Redutor de Poeira do mercado

O Óleo Supressor de Poeira em Grãos é um produto altamente estável, atóxico, incolor e que mantêm a estabilidade de cor e odor, sendo o produto ideal para a aplicação na supressão de poeiras de grãos em silos de armazenagem. O Óleo Redutor de Poeira não se altera quando exposto à luz, a uma fonte de calor ou sob alterações climáticas.

O Óleo Redutor de Poeira em Grãos não se oxida e não se rancifica como ocorre com a maioria dos óleos vegetais. Por não possui odor, o Óleo Supressor de Poeira em Grãos não gera fatores negativos aos grãos com a transferência de sabor ou cor. A aplicação do Óleo Redutor de Poeira também propicia o aumento da resistência do grão à umidade. E por possuir uma viscosidade adequada, o ALOGRO M 125 da CADIUM é um Óleo Redutor de Poeira em Grãos ideal para este processo, pois não gruda nas paredes internas do silo, minimizando assim, desperdícios e reduzindo a necessidade de limpeza do armazém.

O emprego do Óleo Supressor de Poeira em Grãos é essencial da maioria dos produtos agrícolas, sendo que no controle da supressão de poeira, o emprego de um Óleo Redutor de Poeira de qualidade como o ALOGRO M 125 da CADIUM faz toda a diferença em temos de segurança e na obtenção de ótimos resultados econômicos.

O Óleo Redutor de Poeira em Grãos ALOGRO M 125 da CADIUM trata os grãos de forma precisa, limitando os riscos da formação de poeiras nos silos e sem prejudicar a sua qualidade, tornando as operações do silo mais seguras.

Saiba que o ALOGRO M 125 da CADIUM é um Óleo Supressor de Poeira em Grãos seguro, sendo eficaz e possuindo uma viscosidade adequada para passar pelos bicos de pulverização, e gerar uma eficiente suspensão das poeiras nos grãos, afinal, o ALOGRO M 125 é um Óleo Redutor de Poeira que possui elevadas propriedades umectantes. A viscosidade adequada do Óleo Redutor de Poeira em Grãos da CADIUM, faz com que este seja aplicado sem ocasionar escorrimento e desperdícios desnecessários, gerando uma maior fixação do Óleo Supressor de Poeira em Grãos junto aos grãos armazenados, sem elevar o custo do processo de tratamento.

O ALOGRO M125 é um Óleo Redutor de Poeira que apresenta um umedecimento superior, o que o torna o produto ideal para supressão de poeira em silos, e por possuir um baixo ponto de fluidez, o Óleo Redutor de Poeira em Grãos que pode ser utilizado durante todo o ano. As características físico-químicas do Óleo Supressor de Poeira em Grãos ALOGRO M 125 permite o seu uso em produtos de hortícolas seguras, como a aplicação em diversos produtos de cultivo orgânico.

Muitos agricultores subestimam a qualidade do Óleo Redutor de Poeira. Muitos, na busca da redução de custo, utilizam para supressão de poeiras nos silos, óleos vegetais como o óleo de soja ou o óleo de milho. Tal aplicação pode até gerar algum ganho financeiro, mas o uso limitado dos óleos vegetais devido ao seu ranço potencial, e as suas restrições uso em relação a fatores climáticos e de sazonalidade, torna o produto como uma alternativa limitada em relação ao Óleo Redutor de Poeira em Grãos ALOGRO M 125, pois o produto da CADIUM contribui para o aumento o tempo de estocagem em relação ao uso de óleo vegetais.

Saiba que o Óleo Supressor de Poeira em Grãos ALOGRO M 125 atende às especificações estabelecidas pelo F.D.A. (Food and Drug Administration – E.U.A.), podendo ser usado com segurança em aplicações alimentícias como agente de controle de poeira para trigo, milho, soja, cevada, centeio, aveia e sorgo em um nível não superior a 0,02 por cento em peso de grão [200 partes por milhão (ppm)].

Também devemos informar que o Óleo Redutor de Poeira ALOGRO M 125 da CADIUM pode ser aplicado como agente de controle de poeira para arroz em um nível não superior a 0,08 por cento em peso do grão de arroz (800 ppm).

O uso do Óleo Redutor de Poeira em Grãos requer que um sistema de controle de poeira puxe o Óleo Supressor de Poeira em Grãos de um tanque de abastecimento para uma bomba interna. Esta por sua vez, fornece o Óleo Redutor de Poeira para os controles de pressão do sistema e, em seguida, diretamente para os conjuntos de pulverização.

O Óleo Redutor de Poeira em Grãos pode ser aplicado sobre os grãos após o seu recebimento em um elevador de terminal, durante o manuseio e/ou limpeza dos grãos e/ou após a descarga dos grãos de um elevador de terminal. Recomenda-se que, se um elevador de terminal optar por aplicar duas ou mais quantidades menores de Óleo Supressor de Poeira em Grãos no mesmo lote de grãos, a soma de todas as aplicações não exceda 0,02% em peso do grão.

O Óleo Redutor de Poeira ALOGRO M 125 é um aglutinador das partículas de pós emitidas por cereais (com ou sem casca) não processados durante o transporte e a armazenagem de grãos, sendo classificado pela Anvisa como aditivo INS 905a.

Saiba que as estatísticas do setor apontam que o uso do Óleo Redutor de Poeira em Grãos no controle de poeiras em silos, reduz o volume de pó respirável em até 95% e o do pó total em até 75%, além do que, o Óleo Supressor de Poeira em Grãos ALOGRO M 125 da CADIUM não afeta as características da semente e não interfere no processo de secagem e moagem. A aplicação do Óleo Redutor de Poeira ALOGRO M 125 propicia uma melhora no brilho natural dos grãos, o que é muito valorizado nos casos dos produtos a serem exportados.

A aquisição de um Óleo Redutor de Poeira em Grãos de Qualidade para o controle de poeiras em silos de armazenagens de grão

Saiba que a CADIUM possui uma linha completa de produtos para o atendimento da demanda operacional do seguimento do agronegócio e uma completa Linha de Lubrificantes Industriais de elevada qualidade.

Disponibilizamos para o mercado o melhor Óleo Redutor de Poeira em Grãos: o ALOGRO M 125. Para maiores informações sobre o ALOGRO M 125 é só acessar o nosso site no link a seguir: https://cadium.com.br/work/oleo-redutor-de-poeira-em-graos-alogro-m-125/

Agora, se você está necessitando adquirir um Óleo Supressor de Poeira em Grãos de elevada qualidade e alto desempenho para solucionar os seus problemas com formação de pós e poeiras em silos de armazenagens de grãos, por favor, entre em contato com CADIUM através dos canais de comunicação a seguir, que a nossa equipe de colaboradores prontamente irá responder à sua consulta:

e-mail: cadium@cadium.com.br;
WhatsApp: 11-97587-7837;
Telefone PABX: 11-4047-9292.

Condições de fornecimento do Óleo Supressor de Poeira em Grãos ALOGRO M 125 da CADIUM

O nosso Óleo Supressor de Poeira em Grãos é disponibilizado nas seguintes embalagens:

  • Óleo Redutor de Poeira ALOGRO M 125 em frasco de 1 litro
  • Óleo Redutor de Poeira ALOGRO M 125 em bombona de 5 litros
  • Óleo Redutor de Poeira ALOGRO M 125 em bombona de 20 litros
  • Óleo Redutor de Poeira ALOGRO M 125 em bombona de 200 litros
  • Óleo Redutor de Poeira ALOGRO M 125 a granel em ibc de 1m3 ou em carro tanque.

Aguardamos a sua consulta, obrigado por se interessar pelo nosso Blog e confiar na CADIUM e nos nossos produtos.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *