Óleo Lubrificante Básico Parafínico: quais os tipos?
O óleo lubrificante básico parafínico é classificado de acordo com a viscosidade do óleo medido à 40ºC em cSt (Centistokes). O óleo para máquina de costura doméstica é um óleo lubrificante básico parafínico não aditivado fabricado com o óleo spindle 60 puro. O óleo hidráulico mineral é formulado através da mistura o óleo lubrificante básico parafínico com aditivos, sendo que a fração mais utilizada é a do óleo neutro médio 300.
O que é um Óleo Básico do Grupo 1?
Por ser um dos primeiros processos de refino do petróleo, o óleo básico do grupo 1 ainda tem grande presença no mundo e é muito utilizado na fabricação de lubrificantes automotivos. O óleo básico do grupo 1 produzido nas refinarias nacionais apresenta um índice de saturação que pode chegar a 67%, o que significa que 33% do produto gerado contêm impurezas que podem prejudicar o desempenho de um equipamento. A refinaria de Duque de Caxias da Petrobras onde é produzida a maioria dos óleos básicos parafínicos comercializados em Uberaba, é uma refinaria do Grupo I e por tanto só produz óleo básico do grupo 1.
Conheça nossa Linha Completa de Óleo Parafínico em Uberaba
- Óleo Mineral Parafínico de Alta Viscosidade ALPAR NP100
- Óleo Básico Parafínico de Média Viscosidade ALPAR NM60
- Óleo Mineral Parafínico de Baixa Viscosidade ALPAR 0911 R
- Óleo Básico Mineral de Alta Viscosidade ALNAP 400T
A Densidade do Óleo Parafínico pode ser utilizada para definir a origem do produto?
Para uma análise feita à 20ºC nos óleos básicos de baixa e média viscosidade, a densidade de um Óleo Parafínico deverá se apresentar entre 0,830 e 0,860 g/l, enquanto a densidade de um óleo naftênico normalmente apresentará um resultado superior a 0,900 g/l. Medindo-se as viscosidades de um óleo em duas temperaturas diferentes e com o uso de uma tabela, obtêm-se o índice de viscosidade de um óleo naftênico, cujo resultado aponta entre 50 e 60 e o índice de viscosidade de um Óleo Parafínico apresenta um resultado entre 80 a 120. Comparando um óleo básico mineral de uma mesma viscosidade, normalmente a densidade do Óleo Parafínico é menor que a densidade de um óleo naftênico.
Óleo Parafínico Características e Propriedades
O Óleo Parafínico tem a característica de possuir uma menor variação da viscosidade com o aumento da temperatura em relação ao óleo naftênico. A densidade mais baixa do Óleo Parafínico é característica deste produto quando comparada ao óleo básico naftênico. O comportamento em baixas temperaturas é muito deficiente em um Óleo Parafínico, característica que é muito boa em um óleo mineral de base naftênica.
Denominações do Óleo Parafínico
Óleo mineral agrícola, óleo mineral vaselina líquida, óleo básico grupo I, óleo básico mineral, óleo básico lubrificante, são algumas das diversas denominações utilizadas quando se quer obter informações ou adquirir um Óleo Parafínico. O Óleo Parafínico quando empregado pela indústria de borracha é chamado de óleo extensor para borracha porque ele contribui no amaciamento do polímero. Óleo para pulverização agrícola (ou óleo mineral OPPA) é o nome do Óleo Parafínico utilizado como veículo para a aplicação de inseticidas e pesticidas junto às lavouras agrícolas.
Fispq Óleo Mineral Parafínico
A CADIUM LUBRIFICANTES possui uma completa linha de óleos básicos parafínicos, disponível em diversos graus de viscosidades (linha ALPAR), que você poderá conhecer melhor acessando o nosso site: www.cadium.com.br. Se você está precisando de dados técnicos sobre ou a Fispq do Óleo Mineral Parafínico, entre em contato com a CADIUM LUBRIFICANTES, que a nossa equipe fornecerá as informações que você necessita. A FISPQ do Óleo Mineral Parafínico é um documento fundamental para de avaliar se está sendo fornecido um produto de qualidade e de acordo com a legislação vigente.