Óleo Mineral de Base Parafínica e Óleo Mineral de Base Naftênica: quais as diferenças?
A densidade é uma das análises para determinar a origem de um óleo básico, pois um óleo mineral naftênico apresenta uma densidade mais elevada em relação ao Óleo Mineral Parafínico de viscosidade similar. A cadeia carbônica do óleo mineral de base parafínica tem o formado de corrente (linear), enquanto o óleo mineral de base naftênica tem estrutura molecular em forma de ciclos (anel). A resistência a oxidação é uma das melhores propriedades que um óleo mineral de base parafínica possui algo que é muito baixa no óleo mineral de base naftênica.
Denominações do Óleo Parafínico
Na produção de tintas gráficas e na lubrificação de fios e fibras na indústria têxtil, o Óleo Parafínico é chamado de óleo de processo parafínico. O Óleo Parafínico quando empregado pela indústria de borracha é chamado de óleo extensor para borracha porque ele contribui no amaciamento do polímero. Óleo Básico Parafínico é como é conhecido o Óleo Parafínico utilizado pela indústria fabricante de lubrificantes, por ser um veículo de base para a fabricação dos lubrificantes industriais.
Conheça nossa Linha Completa de Óleo Parafínico em Jaguariúna
- Óleo Mineral Parafínico de Alta Viscosidade ALPAR NP100
- Óleo Básico Parafínico de Média Viscosidade ALPAR NM60
- Óleo Mineral Parafínico de Baixa Viscosidade ALPAR 0911 R
- Óleo Básico Mineral de Alta Viscosidade ALNAP 400T
Óleo Parafínico Características e Propriedades
Em termos de toxidade o Óleo Parafínico tem característica de ser menor tóxico que o óleo mineral naftênico. O comportamento em baixas temperaturas é muito deficiente em um Óleo Parafínico, característica que é muito boa em um óleo mineral de base naftênica. O Óleo Parafínico tem a característica de possuir uma menor variação da viscosidade com o aumento da temperatura em relação ao óleo naftênico.
O que é um Óleo Básico do Grupo 1?
Por ser um dos primeiros processos de refino do petróleo, o óleo básico do grupo 1 ainda tem grande presença no mundo e é muito utilizado na fabricação de lubrificantes automotivos. O Óleo Básico Parafínico obtido com a utilização de solvente no processo de refino recebem a classificação de óleo básico do grupo I. O óleo básico do grupo 1 produzido nas refinarias nacionais apresenta um índice de saturação que pode chegar a 67%, o que significa que 33% do produto gerado contêm impurezas que podem prejudicar o desempenho de um equipamento.
Preço Óleo Básico Parafínico em Jaguariúna
O tipo de embalagem também influencia no preço a ser cotado do Óleo Básico Parafínico, pois quanto menor for o volume e a embalagem maior será o preço para a sua aquisição. Para fornecer o preço do Óleo Básico Parafínico é necessário que seja informado qual é a viscosidade do óleo desejado, o volume a ser adquirido, em qual embalagem, o CNPJ ou CPF do comprador e o local em que este se encontra. O preço do Óleo Básico Parafínico que apresenta o melhor custo benefícios para os pequenos e médios consumidores é o fornecimento do produto a granel em IBC (contentores de 1m3) retornáveis.
O que é um Óleo Básico Parafínico?
O Óleo Básico Parafínico é um hidrocarboneto que apresenta uma estrutura molecular em forma de corrente e devido a esta característica estrutura, é um produto que apresente menores alterações da viscosidade com o aumento da temperatura e por isso, é largamente utilizado na fabricação de lubrificantes automotivos. O óleo básico produzido através do petróleo processado pelo refino de gasóleo da destilação a vácuo ou de óleos desfaltados são classificados em Óleo Básico Parafínico e óleo básico naftênico. O óleo mineral básico parafínico é contem 15 ou mais átomos carbonos unido às moléculas de hidrogênios, recebendo o nome de hidrocarboneto parafínico.