Denominações do Óleo Parafínico

O Óleo Parafínico quando empregado pela indústria de borracha é chamado de óleo extensor para borracha porque ele contribui no amaciamento do polímero. Óleo mineral agrícola, óleo mineral vaselina líquida, óleo básico grupo I, óleo básico mineral, óleo básico lubrificante, são algumas das diversas denominações utilizadas quando se quer obter informações ou adquirir um Óleo Parafínico. Óleo para pulverização agrícola (ou óleo mineral OPPA) é o nome do Óleo Parafínico utilizado como veículo para a aplicação de inseticidas e pesticidas junto às lavouras agrícolas.

Óleo Parafínico Características e Propriedades

O Óleo Parafínico tem a característica de possuir uma menor variação da viscosidade com o aumento da temperatura em relação ao óleo naftênico. No Óleo Parafínico é característica a sua boa compatibilidade com os elastômeros. O comportamento em baixas temperaturas é muito deficiente em um Óleo Parafínico, característica que é muito boa em um óleo mineral de base naftênica.

Conheça nossa Linha Completa de Óleo Parafínico em Itapevi

O que é um Óleo Básico do Grupo 1?

O Óleo Básico Parafínico obtido com a utilização de solvente no processo de refino recebem a classificação de óleo básico do grupo I. O óleo básico do grupo 1 produzido nas refinarias nacionais apresenta um índice de saturação que pode chegar a 67%, o que significa que 33% do produto gerado contêm impurezas que podem prejudicar o desempenho de um equipamento. Por ser um dos primeiros processos de refino do petróleo, o óleo básico do grupo 1 ainda tem grande presença no mundo e é muito utilizado na fabricação de lubrificantes automotivos.

Óleo Lubrificante Básico Parafínico: quais os tipos?

O lubrificante básico parafínico com grande utilização no seguimento do agronegócio é o óleo spindle 70 (ou óleo mineral OPPA), que é a base para a fabricação do fluídos para a pulverização de inseticidas (óleo para pulverização agrícola). O óleo lubrificante básico parafínico é classificado de acordo com a viscosidade do óleo medido à 40ºC em cSt (Centistokes). Em Itapevi a Petrobrás disponibiliza como óleo lubrificante básico parafínico as seguintes frações: 10 cSt (óleo spindle 60), 12 cSt (óleo spindle 70 ou óleo mineral OPPA), 32 cSt (óleo neutro leve), 44 cSt (óleo neutro médio 220), 56 cSt (óleo mineral neutro médio 300), 100 cSt (óleo neutro pesado), 460 cSt (óleo bright stock 460), 500 cSt (óleo bright stock 500) e o 1100 cSt (óleo cilindro I ou óleo cylinder).O óleo neutro pesado é o óleo lubrificante básico parafínico mais utilizado par a fabricação dos lubrificantes automotivos de base mineral.

Óleo Mineral de Base Parafínica e Óleo Mineral de Base Naftênica: quais as diferenças?

A resistência a oxidação é uma das melhores propriedades que um óleo mineral de base parafínica possui algo que é muito baixa no óleo mineral de base naftênica. Tanto o óleo mineral de base parafínica como o óleo mineral de base naftênica possuem em sua composição compostos de base parafínica, naftênica e aromática, sendo que o maior volume destes compostos no produto é que determina se este é um Óleo Mineral Parafínico ou um óleo mineral naftênico. Excelente propriedade de não congelamento à baixa temperatura é característica do óleo mineral de base naftênica, qualidade não encontrada no óleo mineral de base parafínica.

O que é um Óleo Básico Parafínico?

O Óleo Básico Parafínico é a essência da fabricação de um lubrificante industrial devido a sua elevada capacidade limpeza, proteção e lubrificação das peças motores e equipamentos. O óleo mineral básico parafínico é contem 15 ou mais átomos carbonos unido às moléculas de hidrogênios, recebendo o nome de hidrocarboneto parafínico. Uma das formas para se descobrir a composição de um óleo básico mineral é realizando a análise do índice de viscosidade, onde um Óleo Básico Parafínico apresentará um resultado entre 80 e 120, sendo que um óleo básico naftênico apontará um resultado entre 50 e 60.