Óleo Parafínico para Borracha
O Óleo Parafínico para borracha é considerado um aditivo no processamento da borracha, sendo adicionado na mistura, não comprometendo a sua composição e resultando em uma melhora no processo e do acabamento do produto. Uma maior facilidade para realizar o processo de desmoldagem ocorre quando se emprega na formulação um Óleo Parafínico para borracha de elevada qualidade. Na fabricação de plásticos e borrachas estendidas o uso do Óleo Parafínico para borracha se faz presente em diversos processos.
O que é um Óleo Básico do Grupo 1?
Apesar do óleo básico do grupo 1 apresentar de possuir elevados índices de impureza, ainda é muito utilizado na fabricação de lubrificante, como óleo para a produção de borrachas entre outras aplicações, devido ao seu baixo custo em relação aos óleos básicos parafínicos obtidos por processos mais modernos. Por ser um dos primeiros processos de refino do petróleo, o óleo básico do grupo 1 ainda tem grande presença no mundo e é muito utilizado na fabricação de lubrificantes automotivos. A refinaria de Duque de Caxias da Petrobras onde é produzida a maioria dos óleos básicos parafínicos comercializados em Ilhabela, é uma refinaria do Grupo I e por tanto só produz óleo básico do grupo 1.
Conheça nossa Linha Completa de Óleo Parafínico em Ilhabela
- Óleo Mineral Parafínico de Alta Viscosidade ALPAR NP100
- Óleo Básico Parafínico de Média Viscosidade ALPAR NM60
- Óleo Mineral Parafínico de Baixa Viscosidade ALPAR 0911 R
- Óleo Básico Mineral de Alta Viscosidade ALNAP 400T
Óleo Parafínico onde encontrar em Ilhabela?
A CADIUM LUBRIFICANTES possui uma linha completa de Óleo Parafínico e óleo naftênico para necessidades diversas como a fabricação de borrachas, lubrificantes, graxas, tintas gráficas, antiespumantes entre outras aplicações. . A CADIUM LUBRIFICANTES possui uma equipe de técnicos e vendedores a disposição para ajudá-lo e indicar o melhor Óleo Parafínico para a sua aplicação.
Como é feita a Classificação dos Óleos Básicos?
Os tratamentos que ocorrem nas refinarias dos Grupos 1, 2 e 3 têm por objetivo remover as impurezas do petróleo, ampliando a estabilidade e o desempenho do Óleo Básico Parafínico, mas na classificação dos óleos básicos eles ainda não são considerados óleos sintéticos, apesar de alguns formuladores de lubrificantes automotivos que utilizam óleo básico do grupo 3, comercializam o seu produto como sendo um óleo sintético. Os óleos básicos parafínicos obtidos por diferentes refinarias não são quimicamente idênticos, o que gera problemas para o fabricante de lubrificante, e para padronizar os produtos gerados a API – American Petroleum Institute junto com a ATIEL – Association Technique de L’Industrie Europeanne des Lubrifiants normatizaram os parâmetros de índice de viscosidade, teor de enxofre e teor de saturados, criando a classificação dos óleos básicos. Os óleos básicos que sofrem processo químico de tratamento são classificados no grupo 4 e 5 deixam de serem considerados óleos básicos minerais e são chamados de óleos lubrificantes sintéticos.
A Densidade do Óleo Parafínico pode ser utilizada para definir a origem do produto?
A análise da densidade do Óleo Parafínico em comparação à densidade do óleo naftênico é uma forma de descobrir a origem de cada produto, mas deve se deixar claro que se trata de uma análise especulativa e sujeita a erros. Comparando um óleo básico mineral de uma mesma viscosidade, normalmente a densidade do Óleo Parafínico é menor que a densidade de um óleo naftênico. A densidade do Óleo Parafínico pode servir como parâmetro para se identificar a origem do produto, caso não se possua outras análises para realizar a comparação.
Óleo Lubrificante Básico Parafínico: quais os tipos?
O óleo hidráulico mineral é formulado através da mistura o óleo lubrificante básico parafínico com aditivos, sendo que a fração mais utilizada é a do óleo neutro médio 300. O óleo lubrificante básico parafínico é classificado de acordo com a viscosidade do óleo medido à 40ºC em cSt (Centistokes). Em Ilhabela a Petrobrás disponibiliza como óleo lubrificante básico parafínico as seguintes frações: 10 cSt (óleo spindle 60), 12 cSt (óleo spindle 70 ou óleo mineral OPPA), 32 cSt (óleo neutro leve), 44 cSt (óleo neutro médio 220), 56 cSt (óleo mineral neutro médio 300), 100 cSt (óleo neutro pesado), 460 cSt (óleo bright stock 460), 500 cSt (óleo bright stock 500) e o 1100 cSt (óleo cilindro I ou óleo cylinder).O óleo neutro pesado é o óleo lubrificante básico parafínico mais utilizado par a fabricação dos lubrificantes automotivos de base mineral.