Óleo Parafínico para Borracha
O Óleo Parafínico para borracha tem a excelente característica de ser compatível com diversos tipos de elastômeros. O Óleo Parafínico apresenta excelentes propriedades de compatibilidade com diversos tipos de borrachas e elastômeros e por isso é chamado de Óleo Parafínico para borracha, óleo extensor para borracha, óleo plastificante para borracha ou óleo de processo parafínico. Na fabricação de plásticos e borrachas estendidas o uso do Óleo Parafínico para borracha se faz presente em diversos processos.
O que é um Óleo Básico do Grupo 1?
O Óleo Básico Parafínico obtido com a utilização de solvente no processo de refino recebem a classificação de óleo básico do grupo I. A refinaria de Duque de Caxias da Petrobras onde é produzida a maioria dos óleos básicos parafínicos comercializados em Campinas, é uma refinaria do Grupo I e por tanto só produz óleo básico do grupo 1. O óleo básico do grupo 1 é um derivado de petróleo com uma menor refinação e consequentemente um produto que apresenta uma maior quantidade de impurezas.
Conheça nossa Linha Completa de Óleo Parafínico em Campinas
- Óleo Mineral Parafínico de Alta Viscosidade ALPAR NP100
- Óleo Básico Parafínico de Média Viscosidade ALPAR NM60
- Óleo Mineral Parafínico de Baixa Viscosidade ALPAR 0911 R
- Óleo Básico Mineral de Alta Viscosidade ALNAP 400T
Como é feita a Classificação dos Óleos Básicos?
Os óleos básicos que sofrem processo químico de tratamento são classificados no grupo 4 e 5 deixam de serem considerados óleos básicos minerais e são chamados de óleos lubrificantes sintéticos. A classificação dos óleos básicos atualmente é dividida em cinco grupos, nomeados de óleo básico grupo 1, óleo básico grupo 2, óleo básico grupo 3, óleo básico grupo 4 e óleo básico grupo 5. Os óleos básicos parafínicos obtidos por diferentes refinarias não são quimicamente idênticos, o que gera problemas para o fabricante de lubrificante, e para padronizar os produtos gerados a API – American Petroleum Institute junto com a ATIEL – Association Technique de L’Industrie Europeanne des Lubrifiants normatizaram os parâmetros de índice de viscosidade, teor de enxofre e teor de saturados, criando a classificação dos óleos básicos.
Óleo Parafínico Características e Propriedades
Em termos de toxidade o Óleo Parafínico tem característica de ser menor tóxico que o óleo mineral naftênico. A densidade mais baixa do Óleo Parafínico é característica deste produto quando comparada ao óleo básico naftênico. Ponto de Fulgor elevado e elevada resistência à oxidação são propriedades encontradas Óleo Mineral Parafínico.
O que é um Óleo Básico Parafínico?
O Óleo Básico Parafínico é um hidrocarboneto que apresenta uma estrutura molecular em forma de corrente e devido a esta característica estrutura, é um produto que apresente menores alterações da viscosidade com o aumento da temperatura e por isso, é largamente utilizado na fabricação de lubrificantes automotivos. O óleo básico produzido através do petróleo processado pelo refino de gasóleo da destilação a vácuo ou de óleos desfaltados são classificados em Óleo Básico Parafínico e óleo básico naftênico. O óleo mineral básico parafínico é contem 15 ou mais átomos carbonos unido às moléculas de hidrogênios, recebendo o nome de hidrocarboneto parafínico.
Denominações do Óleo Parafínico
Óleo para pulverização agrícola (ou óleo mineral OPPA) é o nome do Óleo Parafínico utilizado como veículo para a aplicação de inseticidas e pesticidas junto às lavouras agrícolas. Óleo Básico Parafínico é como é conhecido o Óleo Parafínico utilizado pela indústria fabricante de lubrificantes, por ser um veículo de base para a fabricação dos lubrificantes industriais. O Óleo Parafínico quando empregado pela indústria de borracha é chamado de óleo extensor para borracha porque ele contribui no amaciamento do polímero.