Fispq Óleo Mineral Parafínico
A CADIUM LUBRIFICANTES possui uma completa linha de óleos básicos parafínicos, disponível em diversos graus de viscosidades (linha ALPAR), que você poderá conhecer melhor acessando o nosso site: www.cadium.com.br. A ficha técnica do Óleo Mineral Parafínico ou a Fispq do Óleo Mineral Parafínico você poderá solicitar entrando em contato com a CADIUM LUBRIFICANTES. Se você está precisando da Fispq do Óleo Mineral Parafínico, ou para a aquisição deste produto, pois saiba que a CADIUM LUBRIFICANTES é uma indústria fabricante lubrificantes industriais que comercializa toda a linha de Óleo Parafínico e óleo naftênico da PETROBRAS em Blumenau.
Denominações do Óleo Parafínico
O Óleo Parafínico utilizado na indústria do beneficiamento e amaciamento do couro e pela indústria química é conhecido por óleo mineral básico parafínico. Óleo para pulverização agrícola (ou óleo mineral OPPA) é o nome do Óleo Parafínico utilizado como veículo para a aplicação de inseticidas e pesticidas junto às lavouras agrícolas. O Óleo Parafínico quando empregado pela indústria de borracha é chamado de óleo extensor para borracha porque ele contribui no amaciamento do polímero.
Conheça nossa Linha Completa de Óleo Parafínico em Blumenau
- Óleo Mineral Parafínico de Alta Viscosidade ALPAR NP100
- Óleo Básico Parafínico de Média Viscosidade ALPAR NM60
- Óleo Mineral Parafínico de Baixa Viscosidade ALPAR 0911 R
- Óleo Básico Mineral de Alta Viscosidade ALNAP 400T
Óleo Mineral de Base Parafínica e Óleo Mineral de Base Naftênica: quais as diferenças?
A resistência a oxidação é uma das melhores propriedades que um óleo mineral de base parafínica possui algo que é muito baixa no óleo mineral de base naftênica. A densidade é uma das análises para determinar a origem de um óleo básico, pois um óleo mineral naftênico apresenta uma densidade mais elevada em relação ao Óleo Mineral Parafínico de viscosidade similar. Tanto o óleo mineral de base parafínica como o óleo mineral de base naftênica possuem em sua composição compostos de base parafínica, naftênica e aromática, sendo que o maior volume destes compostos no produto é que determina se este é um Óleo Mineral Parafínico ou um óleo mineral naftênico.
A Densidade do Óleo Parafínico pode ser utilizada para definir a origem do produto?
Para uma análise feita à 20ºC nos óleos básicos de baixa e média viscosidade, a densidade de um Óleo Parafínico deverá se apresentar entre 0,830 e 0,860 g/l, enquanto a densidade de um óleo naftênico normalmente apresentará um resultado superior a 0,900 g/l. Medindo-se as viscosidades de um óleo em duas temperaturas diferentes e com o uso de uma tabela, obtêm-se o índice de viscosidade de um óleo naftênico, cujo resultado aponta entre 50 e 60 e o índice de viscosidade de um Óleo Parafínico apresenta um resultado entre 80 a 120. A densidade do Óleo Parafínico pode servir como parâmetro para se identificar a origem do produto, caso não se possua outras análises para realizar a comparação.
Como é feita a Classificação dos Óleos Básicos?
A API – American Petroleum Institute junto com a ATIEL – Association Technique de L’Industrie Europeanne des Lubrifiants são duas das instituições que contribuiriam para realizar a classificação dos óleos básicos. A classificação dos óleos básicos atualmente é dividida em cinco grupos, nomeados de óleo básico grupo 1, óleo básico grupo 2, óleo básico grupo 3, óleo básico grupo 4 e óleo básico grupo 5. Os óleos básicos que sofrem processo químico de tratamento são classificados no grupo 4 e 5 deixam de serem considerados óleos básicos minerais e são chamados de óleos lubrificantes sintéticos.
Óleo Parafínico Características e Propriedades
No Óleo Parafínico é característica a sua boa compatibilidade com os elastômeros. Ponto de Fulgor elevado e elevada resistência à oxidação são propriedades encontradas Óleo Mineral Parafínico. O comportamento em baixas temperaturas é muito deficiente em um Óleo Parafínico, característica que é muito boa em um óleo mineral de base naftênica.