Denominações do Óleo Parafínico
Óleo para pulverização agrícola (ou óleo mineral OPPA) é o nome do Óleo Parafínico utilizado como veículo para a aplicação de inseticidas e pesticidas junto às lavouras agrícolas. Na produção de tintas gráficas e na lubrificação de fios e fibras na indústria têxtil, o Óleo Parafínico é chamado de óleo de processo parafínico. Óleo mineral agrícola, óleo mineral vaselina líquida, óleo básico grupo I, óleo básico mineral, óleo básico lubrificante, são algumas das diversas denominações utilizadas quando se quer obter informações ou adquirir um Óleo Parafínico.
O que é um Óleo Básico Parafínico?
O Óleo Básico Parafínico é a essência da fabricação de um lubrificante industrial devido a sua elevada capacidade limpeza, proteção e lubrificação das peças motores e equipamentos. O óleo básico produzido através do petróleo processado pelo refino de gasóleo da destilação a vácuo ou de óleos desfaltados são classificados em Óleo Básico Parafínico e óleo básico naftênico. Quando da utilização e um Óleo Básico Parafínico observa-se que ele apresenta uma menor variação da viscosidade e uma mínima oxidação com a elevação da temperatura, mas é um óleo básico mineral que tem o seu comportamento comprometido quanto submetido a baixas temperaturas, onde as parafinas contidas em sua composição tendem a se sedimentar, comprometendo o seu desempenho.
Conheça nossa Linha Completa de Óleo Parafínico em Atibaia
- Óleo Mineral Parafínico de Alta Viscosidade ALPAR NP100
- Óleo Básico Parafínico de Média Viscosidade ALPAR NM60
- Óleo Mineral Parafínico de Baixa Viscosidade ALPAR 0911 R
- Óleo Básico Mineral de Alta Viscosidade ALNAP 400T
O que é um Óleo Básico do Grupo 1?
O óleo básico do grupo 1 produzido nas refinarias nacionais apresenta um índice de saturação que pode chegar a 67%, o que significa que 33% do produto gerado contêm impurezas que podem prejudicar o desempenho de um equipamento. Por ser um dos primeiros processos de refino do petróleo, o óleo básico do grupo 1 ainda tem grande presença no mundo e é muito utilizado na fabricação de lubrificantes automotivos. O Óleo Básico Parafínico obtido com a utilização de solvente no processo de refino recebem a classificação de óleo básico do grupo I.
Óleo Parafínico Características e Propriedades
Ponto de Fulgor elevado e elevada resistência à oxidação são propriedades encontradas Óleo Mineral Parafínico. Em termos de toxidade o Óleo Parafínico tem característica de ser menor tóxico que o óleo mineral naftênico. No Óleo Parafínico é característica a sua boa compatibilidade com os elastômeros.
Óleo Parafínico para Borracha
O Óleo Parafínico para borracha tem a excelente característica de ser compatível com diversos tipos de elastômeros. Na fabricação de plásticos e borrachas estendidas o uso do Óleo Parafínico para borracha se faz presente em diversos processos. Uma maior facilidade para realizar o processo de desmoldagem ocorre quando se emprega na formulação um Óleo Parafínico para borracha de elevada qualidade.
Como é feita a Classificação dos Óleos Básicos?
Os óleos básicos que sofrem processo químico de tratamento são classificados no grupo 4 e 5 deixam de serem considerados óleos básicos minerais e são chamados de óleos lubrificantes sintéticos. A API – American Petroleum Institute junto com a ATIEL – Association Technique de L’Industrie Europeanne des Lubrifiants são duas das instituições que contribuiriam para realizar a classificação dos óleos básicos. Os tratamentos que ocorrem nas refinarias dos Grupos 1, 2 e 3 têm por objetivo remover as impurezas do petróleo, ampliando a estabilidade e o desempenho do Óleo Básico Parafínico, mas na classificação dos óleos básicos eles ainda não são considerados óleos sintéticos, apesar de alguns formuladores de lubrificantes automotivos que utilizam óleo básico do grupo 3, comercializam o seu produto como sendo um óleo sintético.