O que devemos saber sobre o Óleo Básico Naftênico?
Como no petróleo extraído dos poços não possui aplicação direta, ele necessita ser fracionado e refinado em diversos compostos, e uma das frações obtidas é o Óleo Básico Naftênico. Os contaminantes mais prejudiciais ao Óleo Básico Naftênico que são encontrados no petróleo antes do tratamento são os compostos oxigenados, os nitrogenados e principalmente os sulfurados (enxofre), sem este último um grande causador de corrosão nos equipamentos. No processo de destilação do petróleo ocorre uma limpeza dos compostos contaminantes para que os produtos finais como o Óleo Básico Naftênico apresente uma qualidade para ser utilizado pela indústria em geral.
Óleo Naftênico para Borracha
O Óleo Naftênico para borracha é adicionado na mistura, sendo um aditivo que resulta em uma melhora no processo e no acabamento do produto. O Óleo Naftênico para borracha é compatível com a grande maioria dos elastômeros e apresenta a vantagem de possuir um menor custo que o óleo parafínico para borracha. A adição do Óleo Naftênico para borracha auxilia na transformação das propriedades físicas do elastômero, propiciando maior flexibilidade e um maior alongamento das fibras.
Conheça nossa Linha Completa de Óleo Básico Naftênico em Santos
- Óleo Básico Parafínico de Alta Viscosidade ALPAR B445
- Óleo Mineral Básico de Baixa Viscosidade ALPAR 2533 R
- Óleo Básico Naftênico de Alta Viscosidade ALNAP 140T
- Óleo Mineral Naftênico de Baixa Viscosidade ALNAP 20T
O que é um Óleo Básico Naftênico?
Uma das maneiras para saber qual é a composição de um óleo básico mineral é realizando a análise do índice de viscosidade, onde um Óleo Básico Naftênico apresentará um resultado entre 50 e 60, sendo que um óleo básico parafínico mostrará um resultado entre 80 e 120. Por apresentar uma elevada estabilidade térmica, o Óleo Básico Naftênico é utilizado como base para a fabricação do óleo isolante para transformador, o chamado óleo isolante tipo A. Devido ao seu menor custo em relação ao óleo básico parafínico, Óleo Básico Naftênico é muito utilizado pelas indústrias de elastômeros e de borrachas como plastificante, o chamado óleo plastificante para borracha ou Óleo Naftênico para borracha.
A Densidade do Óleo Básico Naftênico pode ser utilizada para definir a origem do produto?
A análise da densidade do Óleo Naftênico em comparação à densidade do óleo parafínico pode ser utilizada para se descobrir a origem de cada produto, mas não devemos esquecer que se trata de uma análise especulativa e o mais correto é realizar as demais análises químicas comprobatórias. A comparação um óleo básico mineral parafínico com o óleo básico mineral naftênico ambos com uma mesma viscosidade, normalmente observa-se que a densidade do óleo parafínico é inferior a densidade de um Óleo Naftênico. .
Óleo Lubrificante Básico Naftênico: quais os tipos?
O Óleo Básico Naftênico Lub NH140 e o Óleo Básico Naftênico Lub NH 400 são óleos naftênicos utilizados na fabricação de graxas industriais. O lubrificante básico naftênico possui grande aplicação no controle de pragas rurais e urbanas através da sua queima em aparelhos de termonebulização (fumacê). A PETROBRÁS disponibiliza para o mercado em Santos como óleo lubrificante básico naftênico as seguintes frações: 10 cSt (óleo Lub NH10), 20 cSt (óleo Lub NH 20), 140 cSt (óleo Lub NH 140), e o 400 cSt (óleo Lub NH 400).O Óleo Básico Naftênico Lub NH 20 é o óleo lubrificante básico naftênico mais utilizado na fabricação dos óleos de corte solúveis minerais e dos óleos de corte solúveis semissintéticos.
Aplicações do Óleo Básico Naftênico
Um grande volume dos óleos de corte solúveis minerais e dos óleos solúveis semissintéticos é formulado com o óleo mineral de base naftênica. A indústria sucroalcooleira usa muito antiespumante no seu processo produtivo, produto que tem como matéria-prima principal o óleo mineral de base naftênica. O óleo mineral de base naftênica é utilizado como base para a formulação dos lubrificantes minerais que operam sob baixas temperaturas.