O que é Fluído hidráulico?
O Fluído hidráulico mineral tem como função a de transmitir força para a movimentação de equipamentos, lubrificar e ampliar a vida útil dos componentes dos sistemas hidráulicos dos maquinários. O Fluído hidráulico mineral é um importante lubrificante industrial utilizado em equipamentos industriais e se o Fluído hidráulico mineral for inadequadamente aditivado, pode gerar a perda da viscosidade, uma instabilidade térmica, a formação de depósitos, com a possibilidade do travamento e a redução da vida útil do maquinário. O sistema hidráulico consiste basicamente em um movimento que força a pressurização de um Fluído hidráulico mineral através uma bomba, onde este é conduzido através de tubulações até um cilindro, resultando em um movimento de força mecânica que gera a movimentação de motores e equipamentos.
Dicas para escolher corretamente o Fluído hidráulico para a sua aplicação
As pequenas empresas que possuem equipamentos com tamanhos compactos, o maior consumo é do Fluído hidráulico 68 20 litros. O Fluído hidráulico mineral está disponibilizado ao mercado em várias viscosidades, desde um Fluído hidráulico 10 que possui uma viscosidade similar à de um óleo para máquina de costura, até um Fluído hidráulico 460, que possui uma viscosidade similar à de um óleo de câmbio automotivo. Os equipamentos mais simples e sem muita complexidade de engrenagens utilizam Fluído hidráulico mineral com viscosidades baixas.
Tipos de Fluído hidráulico fabricados pela Cadium Lubrificantes
- Óleo Hidráulico HLP KMIRA RF
- Óleo Hidráulico HLPD KMIRA HRF
- Óleo Hidráulico Anti-Chama SINTEZA ISO 51
- Óleo Hidráulico para Perfuratriz Pneumática de Percussão KMIRA 100 MTM
Aplicações do Fluído hidráulico
O Fluído hidráulico mineral apresenta excelente capacidade de detergência, elevada estabilidade térmica e de oxidação, pois é um lubrificante industrial que além de lubrificar, protege as máquinas e ferramentas pneumáticas. O sistema de direção hidráulica dos automóveis e dos tratores é lubrificado com Fluído hidráulico, sendo um lubrificante industrial importante e necessário para o funcionamento dos pistões das empilhadeiras, e de diversos tipos de máquinas de uso doméstico, e de uso industrial. O Fluído hidráulico mineral pode ser empregado em diversos tipos de prensas, máquinas operatrizes, compressores de ar, implementos agrícolas, equipamentos por acionamento hidrostático e na maioria dos maquinários existentes nas indústrias do seguimento metal mecânico.
Qual a diferença do Fluído hidráulico Amarelo para o Fluído hidráulico Vermelho?
Um Fluído hidráulico vermelho pode ser utilizado em sistemas hidráulicos industriais, mas a ANP, a Agência Nacional do Petróleo, que regula a fabricação de produtos derivados do petróleo, não permite que um Fluído hidráulico amarelo seja utilizado para lubrificar sistemas hidráulicos automotivos. O Fluído hidráulico vermelho (tipo ATF) possui uma aditivação característica em relação ao Fluído hidráulico amarelo, principalmente para possuir suportar variações extremas de temperatura, assegurando o correto movimento as transmissões automotivas. Normalmente um Fluído hidráulico amarelo é formulado com óleo mineral parafínico e aditivos especiais e é indicado para o uso em sistemas hidráulicos industriais, sendo que o Fluído hidráulico vermelho também é formulado com óleo básico parafínico, mas por ser utilizado em sistemas de direção hidráulica e transmissões automáticas de automóveis, possui uma aditivação diferenciada, recebendo uma pigmentação vermelha para distinguir o seu uso da aplicação industrial.
Você sabe qual são os tipos de Fluído hidráulico disponível no mercado?
O Fluído hidráulico mineral em razão do seu menor custo e da diversidade de viscosidades disponíveis é o Fluído hidráulico mais utilizado no mercado. O Fluído hidráulico mineral apresenta um baixo custo e uma ampla gama de aplicações é o óleo mais utilizado nos sistemas hidráulicos industriais. Para se escolher o Fluído hidráulico mais adequado para a operação, deve-se conhecer as propriedades e as características de desempenho que o equipamento exige, e também saber se o sistema requer um Fluído hidráulico resistente ao fogo, um Fluído hidráulico biodegradável, ou um Fluído hidráulico mineral.
O Fluído hidráulico e seu uso
Com o aumento da preocupação com o meio ambiente e com a segurança da saúde do operador, está crescendo a utilização do Fluído hidráulico biodegradável, principalmente na lubrificação dos equipamentos do segmento do agro negócio. Há vários tipos de Fluído hidráulico mineral que estão disponíveis no mercado, que possuem em suas formulações, aditivos especiais e exclusivos para as aplicações a que se destina, por isso um Fluído hidráulico mineral apesar de apresentar um custo menor, não pode substituir um Fluído hidráulico para alta temperatura que apresenta um custo muito mais elevado e uma aditivação totalmente diferente. O Fluído hidráulico mineral para ser considerado um lubrificante, tem que possuir uma aditivação que permita minimizar e até eliminar o atrito entre as peças móveis de um equipamento.