Fluido de Corte e suas Aplicações
Funções observadas e desejadas no Fluído de Corte de Metais é a de remover os cavacos pela ação da lavagem, além de proteger contra a corrosão a peça, a ferramenta de corte e o maquinário. Em uma operação de usinagem normalmente utiliza-se um Fluído de Corte Líquido. .
Fluído de Corte para Alumínio quais as Vantagens para o seu Uso?
O ponto de fusão do alumínio é baixo, entre 650ºC e 700ºC, o que pode levar à soldagem do alumínio junto à ferramenta de corte e para evitar este problema, um bom Fluído de Corte para Alumínio deve ser utilizado para reduzir o atrito gerado na operação além de auxiliar na refrigeração da peça. O uso de um bom Fluído de Corte para Alumínio gera um esforço menor para a realização da operação de usinagem, facilitando a realização de mudanças de velocidades e de manobras rápidas, que como resultado, propicia um melhor acabamento superficial. A usinagem do alumínio e o uso de um bom Fluído de Corte para Alumínio apresenta um custo sempre inferior em relação à da usinagem dos aços e metais mais duros, por tanto, não se deve optar por um Fluído para Corte para Usinagem de baixa qualidade e de rendimento duvidoso.
Conheça nossa Linha Completa de Fluido de Corte em Botucatu para a sua Empresa
- Óleo de Corte para Usinagem AKRA 250 TW
- Óleo de Corte para Usinagem AKRA ILO 68
- Óleo de Corte para Usinagem AKRA ILO 2009 AL
- Óleo de Corte para Usinagem Rosqueamento AKRA 1747
- Óleo de Corte para Usinagem Rosqueamento Severo AKRA 150 EX
- Óleo de Corte para Usinagem Brunimento AKRA ILO BR
Fluido de Corte Composição Química e a Insalubridade da Operação
Um Fluído de Corte Usinagem tem que ter boas características físico-químicas, não manchando a peça a ser trabalhada, não possuindo odores desagradáveis, se mantendo estável durante a operação ou quando armazenado após o trabalho, e não ser agressivo à pele do operador. Para a empresa que está preocupada com questões ambientais e não quer ter problemas com a legislação trabalhista notadamente com a Norma Regulamentadora NR 15, a melhor opção seria o uso de um Fluído de Corte Integral Sintético. O Fluído de Corte Sintético integral é formulado com compostos biodegradáveis em relação ao Fluído de Corte Integral Mineral.
Quais são as Características de um Fluido de Corte?
Elevada resistência à oxidação e ótima estabilidade térmica são características de um bom Fluído de Corte para Torno. O Fluído de Corte CNC possui um alto ponto de fulgor e como consequência uma baixa volatilidade. Um Fluído de Corte Integral apresenta um maior poder lubrificante do que um Óleo de Corte Solúvel.
Fluido de Corte Vantagens e Desvantagens?
Uma maior perda de Lubrificante de Corte por arraste é observada quando esta é operação é realizada com um Fluído para Corte integral. Uma das desvantagens do uso do Fluído de corte para metal em relação ao uso de um Fluído de Corte Solúvel, é que ele propicia uma menor decantação dos cavacos gerados na operação. Um Fluído de Corte Integral tem a propensão para a formação de um maior volume névoas durante a operação em relação à um Óleo Solúvel para Corte.
Para que Serve o Fluído de Corte para Alumínio?
Como o alumínio possui uma alta condutividade térmica, a operação de usinagem e a escolha do Fluído de Corte para Alumínio é facilitada, pois ocorre uma rápida dissipação do calor gerado durante o processo, favorecendo o trabalho em altas velocidades. O Fluído de Corte para Alumínio tem a função principal de diminuir o arrastro e o atrito da ferramenta de corte. O coeficiente do atrito do alumínio e maior em relação ao aço, aumentando a energia necessária para realizar a deformação do metal e a consequente remoção do cavaco, e para facilitar este processo se faz necessário o uso de um bom Fluído de Corte para Alumínio.