Fluído de Corte para Alumínio quais as Vantagens para o seu Uso?
O ponto de fusão do alumínio é baixo, entre 650ºC e 700ºC, o que pode levar à soldagem do alumínio junto à ferramenta de corte e para evitar este problema, um bom Fluído de Corte para Alumínio deve ser utilizado para reduzir o atrito gerado na operação além de auxiliar na refrigeração da peça. A usinagem das ligas de alumínio é facilitada porque a densidade deste metal é três vezes menor que a dos aços, permitindo a utilização de um Fluído de Corte para Alumínio em operações de usinagem com velocidades bem elevadas. O uso de um bom Fluído de Corte para Alumínio gera um esforço menor para a realização da operação de usinagem, facilitando a realização de mudanças de velocidades e de manobras rápidas, que como resultado, propicia um melhor acabamento superficial.
Fluido de Corte Vantagens e Desvantagens?
Uma das desvantagens do uso do Fluído de corte para metal em relação ao uso de um Fluído de Corte Solúvel, é que ele propicia uma menor decantação dos cavacos gerados na operação. Uma maior perda de Lubrificante de Corte por arraste é observada quando esta é operação é realizada com um Fluído para Corte integral. Um fluído de corte de metal apresenta uma menor geração de volume líquido residual a ser descartado e relação ao Fluído de Corte solúvel, contribuindo para um menor custo de coleta e envio para a reciclagem do Óleo de Corte Usado.
Conheça nossa Linha Completa de Fluido de Corte em Bauru para a sua Empresa
- Óleo de Corte para Usinagem AKRA 250 TW
- Óleo de Corte para Usinagem AKRA ILO 68
- Óleo de Corte para Usinagem AKRA ILO 2009 AL
- Óleo de Corte para Usinagem Rosqueamento AKRA 1747
- Óleo de Corte para Usinagem Rosqueamento Severo AKRA 150 EX
- Óleo de Corte para Usinagem Brunimento AKRA ILO BR
Quais as Funções de um Fluido de Corte?
Durante o processo de usinagem ocorre a formação do cavaco e uma grande quantidade de energia é gerada, e para minimizar a elevação da temperatura na zona de corte, o Fluído de Corte para Torneamento é utilizado. . A degradação da superfície da peça que se está usinando é uma das piores consequências de não se usar um bom Fluído de Corte para Aço Inox.
Qual é a Importância do Fluido de Corte?
. Possuir uma baixa viscosidade para que consiga fluir pelas tubulações e bicos do equipamento é uma das características importantes que um Fluído de Corte para Retífica deve possuir. O Fluído de Corte para Serra de Fita atua com a função de remover os cavacos da área de corte.
Quais são os Tipos de Fluído de Corte Integral?
Tanto o Fluído de Corte Vegetal, como o Fluído de Corte Sintético e o Fluído de Corte Integral para desempenharem corretamente as suas funções, devem ser aplicados diretamente sobre a região de corte, na interface peça, ferramenta, cavaco, com volume, pressão e direção controlada do jato do Fluído de Corte Integral. O ideal é que um Fluído de Corte Integral não emita odores desagradáveis, não gere espuma durante o processo e possua compatibilidade com o meio ambiente e o Fluído de Corte Vegetal e o Fluído de Corte Sintético são os Lubrificantes de Corte que melhor desempenham estas funções. Por melhor que seja formulado e aditivado o Fluído de Corte Integral, ele deve ser removido periodicamente para evitar o aumento de colônias de bactérias e de fungos e isso deve ser feito através da aplicação de operações de limpeza com a troca de sistemas de filtração, ou da centrifugação do Fluido de Corte, além da remoção dos cavacos e de impurezas diversas, sendo que esse processo deve ser aplicado no Fluído de Corte de Base Vegetal, no Fluído de Corte Sintético e com mais frequência no Fluído de Corte Mineral Integral.
Fluido de Corte e suas Aplicações
Saiba que função básica do Fluído de Corte Integral ou Fluído para Corte de Metais é a de refrigerar a operação. Há operações de usinagem que podem ser executadas sem refrigeração, mas normalmente elas são melhoradas com a utilização de um Fluído de Corte Refrigerante. Funções observadas e desejadas no Fluído de Corte de Metais é a de remover os cavacos pela ação da lavagem, além de proteger contra a corrosão a peça, a ferramenta de corte e o maquinário.