Fluido de Corte em Altamira

Para que Serve o Fluído de Corte para Alumínio?

O coeficiente do atrito do alumínio e maior em relação ao aço, aumentando a energia necessária para realizar a deformação do metal e a consequente remoção do cavaco, e para facilitar este processo se faz necessário o uso de um bom Fluído de Corte para Alumínio. O Fluído de Corte para Alumínio tem a função principal de diminuir o arrastro e o atrito da ferramenta de corte. A elasticidade do alumínio é bem menor que do latão e de outras ligas de aço e para minimizar que as distorções ou os erros dimensionais ocorram, no processo de usinagem deste metal deve ser utilizado um Fluído de Corte para Alumínio adequado que contribua para elevar a pressão de trabalho sobre o metal.

Fluído de Corte para Alumínio quais as Vantagens para o seu Uso?

A usinagem das ligas de alumínio é facilitada porque a densidade deste metal é três vezes menor que a dos aços, permitindo a utilização de um Fluído de Corte para Alumínio em operações de usinagem com velocidades bem elevadas. O ponto de fusão do alumínio é baixo, entre 650ºC e 700ºC, o que pode levar à soldagem do alumínio junto à ferramenta de corte e para evitar este problema, um bom Fluído de Corte para Alumínio deve ser utilizado para reduzir o atrito gerado na operação além de auxiliar na refrigeração da peça. O Fluído de Corte para Alumínio sendo utilizado em operações com alta velocidade, propicia um menor desgaste da ferramenta de corte.

Conheça nossa Linha Completa de Fluido de Corte em Altamira para a sua Empresa

Quais são as Características de um Fluido de Corte?

O Fluído de Corte CNC possui um alto ponto de fulgor e como consequência uma baixa volatilidade. Um Fluído de Corte Integral apresenta um maior poder lubrificante do que um Óleo de Corte Solúvel. Elevada resistência à oxidação e ótima estabilidade térmica são características de um bom Fluído de Corte para Torno.

Quais são os Tipos de Fluído de Corte Integral?

Por melhor que seja formulado e aditivado o Fluído de Corte Integral, ele deve ser removido periodicamente para evitar o aumento de colônias de bactérias e de fungos e isso deve ser feito através da aplicação de operações de limpeza com a troca de sistemas de filtração, ou da centrifugação do Fluido de Corte, além da remoção dos cavacos e de impurezas diversas, sendo que esse processo deve ser aplicado no Fluído de Corte de Base Vegetal, no Fluído de Corte Sintético e com mais frequência no Fluído de Corte Mineral Integral. O ideal é que um Fluído de Corte Integral não emita odores desagradáveis, não gere espuma durante o processo e possua compatibilidade com o meio ambiente e o Fluído de Corte Vegetal e o Fluído de Corte Sintético são os Lubrificantes de Corte que melhor desempenham estas funções. Um Fluído de Corte Integral deve possuir uma aditivação balanceada, para que a ausência de algum dos aditivos não contribua negativamente para piorar as qualidades desejáveis para a aplicação que o lubrificante é submetido, sendo que o Fluído de Corte Sintético é o que apresenta uma formulação mais equilibrada, possuindo um melhor rendimento operacional.

Fluido de Corte Vantagens e Desvantagens?

Uma maior perda de Lubrificante de Corte por arraste é observada quando esta é operação é realizada com um Fluído para Corte integral. O Fluído de Corte CNC possui a vantagem de causar poucos problemas de manchamento das peças, algo que normalmente ocorre com o Fluído de Corte Solúvel caso este não possua uma maior aditivação de agentes inibidores de oxidação. Uma das desvantagens do uso do Fluído de corte para metal em relação ao uso de um Fluído de Corte Solúvel, é que ele propicia uma menor decantação dos cavacos gerados na operação.

Fluido de Corte por que Usar?

Um Fluído de Corte de Metais necessita apresentar uma tensão superficial correta, para assim permitir uma fácil decantação dos cavacos e das partículas provenientes da operação. O Fluído de Corte Usinagem tem como característica apresentar um ponto de fulgor elevado para diminuir a perda do Fluido de Corte por evaporação, e com isso, gera-se um menor consumo do lubrificante. A aplicação do Fluído de Corte Integral deve ser de forma direta, através dos bicos das tubeiras sendo direcionados para a região do corte, próximo à região de fixação da ferramenta de corte, aumentando assim a durabilidade da ferramenta e propiciando um excelente acabamento.