Conhecendo as características técnicas que definem um bom Óleo para Engrenagens CLP

Inicialmente devemos informar que além da classificação conforme a norma DIN 51517 Parte 3, um bom óleo para engrenagens CLP de elevada qualidade deve apresentar as seguintes características:

Índice de viscosidade elevado 

É um propriedade do óleo para lubrificar engrenagens que garante a estabilidade do lubrificante em diferentes temperaturas de operação.

Excelente resistência à formação de verniz e depósitos 

Tal característica evita que durante o uso do óleo para engrenagem torno mecânico ocorra formações indesejadas no sistema que acaba gerando obstruções internas e entupimentos no equipamento.

Alta carga FZG (Forschungsstelle für Zahnräder und Getriebebau) 

Esta característica indica a capacidade do óleo para redutor industrial de suportar cargas elevadas sem falhas.

Neutralidade 

O óleo para engrenagens deve ser neutro e não deve atacar os selos de vedações e pinturas dos equipamento, para evitar que gere rompimentos das vedações ou ocorra vazamentos.

Alta lubricidade

Para a proteção das faces metálicas das engrenagens visando a redução do atrito e do desgaste, o óleo para lubrificar engrenagens precisa possuir uma elevada lubricidade.

Ação Antiespumante

A formação de espuma dentro de um equipamento é algo muito prejudicial para o processo e um óleo para engrenagem torno mecânico de qualidade não pode gerar espuma quando em uso.

Adequada fluidez 

O óleo para redutor industrial deve possuir a capacidade de dissipar o calor gerado pelo atrito das engrenagens e para isso, deve fluir adequadamente dentro dos sistemas que estão sendo lubrificados.

Elevada adesividade 

Um óleo para engrenagens não deve perder suas características de adesividade mesmo sobre o uso em altas temperaturas.

Ação antioxidante 

Um óleo para lubrificar engrenagens de qualidade deve possuir uma ação antioxidante para que se proteja as partes metálicas da caixa de engrenagens.

Excelente poder de refrigeração 

Todo equipamento quando submetido a altas cargas de trabalho resulta no aumento da sua temperatura e cabe a um bom óleo para engrenagem torno mecânico realizar um perfeito processo de remoção do calor, refrigerando adequadamente todo o sistema durante o seu uso.

Viscosidade adequada 

Esta é a propriedade mais importante do óleo para redutor industrial, pois é ela quem fornece a espessura do filme na temperatura de operação, que irá reduzir o atrito entre as superfícies dos dentes. A viscosidade adequada do óleo para engrenagens permite o fluxo correto do lubrificante dentro do equipamento, removendo o calor gerado pelo atrito e detritos de desgaste.

Boa filtrabilidade

 Mesmo em presença de umidade ou contaminantes sólidos, o óleo para lubrificar engrenagens precisa apresentar um boa filtrabilidade, o que é essencial para sistemas com filtragem fina.

Outros benefícios que o uso de um Óleo para Lubrificar Engrenagens de qualidade fornece 

Devemos esclarecer que é a o tipo de aditivo presente no óleo para engrenagem torno mecânico que determinará a categoria a que este lubrificante atenderá e suportará as várias propriedades de desempenho e condições de funcionamento.

Esta aditivação assegura que as propriedades e características do óleo para redutor industrial sejam mantidas, assegurando que o lubrificante não apenas suporte o esforço mecânico da operação, mas também os desafios térmicos e ambientais das aplicações industriais mais exigentes.

Não há uma propriedade ou um valor específico que se possa utilizar para se obter a especificação adequada do óleo para engrenagens. A identificação para a melhor escolha do óleo para lubrificar engrenagens para uma determinada aplicação só pode ser feita depois de identificadas as propriedades de desempenho do equipamento, as temperaturas, velocidades e cargas a que este é submetido. Somente após identificado estas informações é que se consegue selecionar o óleo para engrenagem torno mecânico a ser utilizado, o seu tipo e a sua viscosidade, mas a maneira mais correta e simples é a de consultar o manual do equipamento e utilizar o óleo para redutor industrial indicado pelo fabricante.

Em complemento ao mencionado acima, podemos informar que um óleo para redutor industrial que apresenta uma viscosidade baixa, gera torques de partidas mais baixos e isso possibilita que o equipamento atinja rotações mais elevadas, além de melhorar a refrigeração do sistema. Já um óleo para engrenagens com viscosidade mais elevada proporciona o aumento a capacidade de carga e a vida útil de trabalho dos rolamentos. Mencionamos isso, pois a viscosidade é a mais importante propriedade do óleo para lubrificar engrenagens e ela deve ser selecionada levando-se em consideração a rotação do equipamento, a carga que este será submetido, a temperatura e o ambiente que será realizada a operação.

As engrenagens fechadas geralmente estão acondicionadas em uma caixa de engrenagens ou algum outro dispositivo no qual elas podem ser banhadas ou pulverizadas com um óleo para engrenagem torno mecânico. Cabe informar que a lubrificação das engrenagens difere completamente de outros tipos e processos de aplicações de lubrificantes. Em outros processos normalmente as superfícies móveis estão em movimento deslizante ou de rolamento, enquanto em um sistema com engrenagens os dentes experimentam um movimento de rolamento e deslizamento ao mesmo tempo.

Devido a esta peculiaridade, o óleo para redutor industrial além possuir a necessidade de lubrificar os dentes da engrenagem, ele também precisa proteger os rolamentos dentro da caixa. Como normalmente as caixas de engrenagens industriais funcionam em condições de alto calor, com elevadas cargas, em ambientes contaminados com sujeira, detritos de processo e água, o óleo para engrenagens precisa possuir uma elevada qualidade para realizar a proteção adequada das engrenagens e rolamentos, para evitar que estes se desgastem prematuramente, o que poderá resultar em paradas imprevistas e uma inatividade indesejada do equipamento.

Em resumo podemos dizer os benefícios do uso de um óleo para lubrificar engrenagens de qualidade está pautado sobre dois objetivos:

O cuidado a ser tomado quando do uso de um Óleo para Redutor Industrial

Como qualquer tipo de lubrificante, o óleo para engrenagens também é um produto que diminui ou se esgota ao longo do tempo de uso, por isso são importantes e necessárias as verificações periódicas para troca ou do reabastecimento do óleo para lubrificar engrenagens. O uso de um óleo para engrenagem torno mecânico em condições inadequadas ou não apropriado para o equipamento pode gerar severos danos aos dentes das engrenagens.

Ao usar engrenagens em altas velocidade, com cargas pesadas, ou usar engrenagens desgastadas, como engrenagens helicoidais ou engrenagens de parafuso, deve-se ter o máximo de cuidado na escolha do tipo certo de óleo para redutor industrial a ser empregado. A seleção correta do óleo para engrenagens é especialmente importante para a manutenção da longevidade do equipamento.

Além da escolha correta do óleo para lubrificar engrenagens, outro ponto que não pode ser menosprezado é a conferência do nível do óleo para

engrenagem torno mecânico. Haverá perda excessiva de agitação se o nível do óleo para engrenagens estiver muito alto, sendo que, quando o nível do óleo para redutor industrial estiver muito baixo, não haverá lubrificação eficaz ou capacidade de se resfriar as engrenagens.

O nível do óleo para engrenagens deve ser monitorado durante a operação em comparação com o seu nível estático, pois o nível de óleo para lubrificar engrenagens cairá quando as engrenagens estiverem em movimento. Este problema pode ser combatido aumentando o nível estático do óleo para engrenagem torno mecânico em um cárter.

O aumento da temperatura em um sistema de engrenagens também é algo muito crítico. O aumento da temperatura geralmente ocorre devido à formação de atrito ou a ausência de lubrificação nas engrenagens e rolamentos, ou devido a uma agitação excessiva do óleo para redutor industrial.

O aumento da temperatura pode causar a redução da viscosidade do óleo para engrenagens, a degradação acelerada do óleo para lubrificar engrenagens, a deformação da carcaça, das engrenagens e dos eixos ou a diminuição da folga dos componentes do sistema. Se a temperatura do óleo para engrenagem torno mecânico exceder esse limite, aletas de resfriamento devem ser adicionadas à caixa de engrenagens ou um ventilador de resfriamento deverá ser incorporado ao sistema.

Como adquirir um Óleo para Redutor Industrial de qualidade? 

Para obter mais informações sobre o óleo para redutor industrial, favor entrar em contato com a CADIUM através dos seguintes canais de comunicação:

e-mail: cadium@cadium.com.br;
WhatsApp: 11-97587-7837;
Telefone PABX: 11-4047-9292.

Mas, se você está precisando adquirir um óleo para engrenagens de qualidade para o seu processo, saiba que a CADIUM LUBRIFICANTES é uma empresa com mais de 30 anos de atuação no mercado Nacional, que possui uma ampla linha completa de produtos para a manutenção fabril, e disponibiliza uma completa linha de óleo para lubrificar engrenagens em diversas viscosidades para uso nos mais complexos tipos de sistemas de engrenagens. Conheça a linha de óleo para engrenagem torno mecânico da CADIUM LUBRIFICANTES acessando os links a seguir:

Óleo para engrenagens: embalagens de fornecimento dos produtos da CADIUM LUBRIFICANTES

A linha de óleo para engrenagens da CADIUM LUBRIFICANTES foi especialmente desenvolvida para a lubrificação e preservação das caixas de engrenagens, mancais e rolamentos, sendo disponibilizada a granel e nas seguintes embalagens:

Aguardamos a sua consulta e obrigado por confiar na CADIUM LUBRIFICANTES e nos nossos produtos.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *