É muito importante o uso de um óleo para compressor de pistão de qualidade e adequado para o equipamento específico, pois os compressores de pistão alternativos precisam de um óleo para compressor de pistão que suporte processos com alta pressão e alta temperatura. O óleo para compressor de pistão é um lubrificante diferenciado que possui uma aditivação antidesgaste, antiespumante e antioxidante para suportar as operações de trabalho.
O uso de um óleo para compressor de pistão errado pode causar a formação de resíduos carbônicos nas válvulas e no tubo de entrega do compressor de pistão, o que poderá resultar no entupimento e a perda do compressor. O uso de um óleo para compressor de pistão errado também resultar com que este passe pelos anéis de vedação do equipamento, e comprometendo o processo de formação de ar nos tubos do sistema.
A manutenção do óleo para compressor de pistão e o que devemos saber a respeito?
Normalmente a vida útil esperada de um óleo para compressor de pistão de base mineral é de 500 horas. Após este período de uso é indicado que o óleo para compressor de pistão A cada 500 e o filtro do equipamento sejam trocados. Para comparação, apesar de possuir um custo maior, um óleo para compressor de pistão de base sintética apresenta uma vida útil bem maior, suportando até de 2.000 horas de uso, antes da necessidade de troca.
Uma orientação importante a ser aplicada na manutenção de um compressor é a de que nunca se deve misturar óleo para compressor de pistão. O reservatório do compressor deverá ser totalmente escoado e completado com o óleo para compressor de pistão indicado pelo fabricante do equipamento.
A temperatura normal de funcionamento do óleo para compressor de pistão mineral é de 60 °C a 95 °C, por tanto, se o compressor estiver operando em temperatura elevadas, este dever ser imediatamente desligado e se deve procurar o motivo da geração do calor excessivo. Cabe informar que apesar do óleo para compressor de pistão sintético poder operar em temperaturas de trabalho superiores, o ideal é que o lubrificante não seja submetido a temperaturas superiores a 105ºC.
Por outro lado, se o óleo para compressor de pistão estiver operando em uma temperatura muito fria, isso poderá gerar a condensação no lubrificante e comprometer a sua função. Em baixas temperatura a umidade se acumula no óleo para compressor de pistão e pode resultar na formação de oxidações e de ferrugem, além de gerar a perda da função de lubrificante do fluído. Cabe informar que, se um óleo para compressor de pistão apresentar uma elevada umidade ele se torna leitosos e esta mudança de aparência é um forte sinal da necessidade da troca do óleo para compressor de pistão.
As diferenças entre um Óleo para Compressor de Pistão Mineral e um Óleo para Compressor de Pistão Sintético
Um óleo para compressor de pistão sintético normalmente possui uma vida útil entre 4 e 10 vezes superior a expectativa de vida do óleo para compressor de pistão mineral.
Como reflexo dessa maior vida útil, os intervalos de manutenção são reduzidos, apesar de que os filtros de óleo e de ar deverão ser trocados em intervalos menores. Por outro lado, como o óleo para compressor de pistão sintético é um lubrificante mais puro, isso resultará em uma maior vida útil dos filtros e uma maior intervalor para as suas trocas.
O óleo para compressor de pistão sintético são mais limpos e geram um melhor processo de resfriamento em relação ao óleo para compressor de pistão mineral, mas é um lubrificante muito mais caro.
Entendendo a função do Óleo para Compressor de Pistão
A finalidade básica do óleo para compressor de pistão mineral é a de lubrificar todas as partes móveis do equipamento, resfriar a máquina, evitar o atrito nos pistões e demais partes móveis, além de atual como como selante do sistema para evitar vazamentos.
O óleo para compressor de pistão sintético atua removendo o calor do sistema para longe das partes aquecidas da máquina. O óleo para compressor de pistão mineral também funciona como um vedante do ar entre os pistões que resfria o compressor, permitindo que o equipamento funcione continuamente sem superaquecimento.
A falta de óleo para compressor de pistão mineral pode levar a geração de vazamentos no equipamento, reduzindo a sua eficiência e a condição de produção de pressão máxima.
O que não ser feito em relação ao uso do Óleo para Compressor de Pistão
Nunca deve ser utilizado um óleo para compressor de pistão multivicoso em nenhum tipo de compressor. Um óleo para compressor de pistão se espalha nas válvulas e tubos de saída comprometendo o funcionamento do equipamento. Se deve sempre usar um óleo para compressor de pistão monoviscoso puro. Dependendo do tipo de compressor, as viscosidades mais utilizadas para um óleo para compressor de pistão sintético ou um óleo para compressor de pistão mineral neste tipo de equipamento são lubrificantes com viscosidades ISO 68, 100, 150 ou 200.
Também nunca misture um óleo para compressor de pistão sintético com um óleo para compressor de pistão mineral, ou com um óleo para compressor de pistão de viscosidade diferente ou de marca desconhecida. Esses óleos poderão reagir uns com os outros e se tornar um lodo espesso dentro do equipamento, arruinando toda a funcionalidade do compressor.
Na manutenção do compressor é importante que seja utilizado um óleo para compressor de pistão de qualidade, fabricado por uma indústria fabricante de lubrificante industrial renomada e com larga atividade e experiência de atuação no mercado Nacional, pois, apenas um óleo para compressor de pistão de qualidade possui a capacidade de separar perfeitamente a água do óleo no cárter, de modo que o condensado de água permaneça no fundo do cárter, garantindo assim a manutenção da viscosidade do óleo para compressor de pistão.
Um óleo para compressor de pistão de qualidade forma uma camada de filme fino quase imensurável na superfície do pistão e da parede do pistão, garantindo que a compressão dentro do pistão seja perfeitamente realizada.
O óleo para compressor de pistão também atua neutralizando o processo de desgaste do atrito, além de fazer com que a bomba do compressor funcione mais suavemente. É fato que o uso de um óleo para compressor de pistão de qualidade irá aumentar a vida útil do equipamento, mesmo quando o compressor é submetido a um uso intensivo.
Como mencionamos, a aquisição de um óleo para compressor de pistão de qualidade deve ser adquirida junto a uma indústria fabricante de lubrificante industrial com larga atuação de experiência na produção e comercialização deste tipo de lubrificante.
Pois saiba que a CADIUM é uma indústria fabricante de lubrificante industrial com mais de 30 anos de atuação no Mercado Nacional, possuindo uma ampla linha de óleo para compressor e inclusive de óleo para compressor de pistão. Acesse o link a seguir e confira: https://cadium.com.br/work-category/oleo-para-compressor/
Para a solicitação de informações técnicas ou comerciais sobre o óleo para compressor de pistão entre em contato com a CADIUM através dos Canais de Comunicação a seguir:
e-mail: cadium@cadium.com.br;
WhatsApp: 11-97587-7837;
Telefone PABX: 11-4047-9292.
Saiba que a aquisição do óleo para compressor de pistão em pequenas quantidades poderá ser feita no site de e-commerce da CADIUM. Para mais informações acesse o link a seguir: https://loja.cadium.com.br/