Vaselina Líquida em Ubatuba

Uma Vaselina Líquida e uma Vaselina Líquida USP é um mesmo Produto?

Em uma comparação simplista podemos dizer que a Vaselina Líquida é similar a uma “água de bica”, um produto em seu estado bruto, sendo que a Vaselina Líquida USP seria como uma água usada na fabricação de soro hospitalar, ou seja, é um mesmo produto, só que o segundo é atóxico, pois sofreu um processo de purificação. A Vaselina Líquida USP é um Óleo Básico Mineral que após sofrer um processo de tratamento e purificação, gera um óleo quimicamente estável, inodoro, hidrofóbico, insípido e incolor. A Vaselina Líquida é um produto bruto, usado como base na fabricação da Vaselina Líquida USP e por tanto, é um produto que possui contaminantes em sua composição que impossibilitam o seu uso na fabricação de insumos para uso humano, sendo indicada principalmente para uso industrial como a fabricação do Lubrificante Industrial e automotivo.

Quais são as Principais Aplicações para a Vaselina Líquida Farmacêutica

Os insumos farmacêuticos como cremes, pomadas, vacinas, entre outros utilizam a Vaselina Líquida Grau USP em suas formulações. A Vaselina Líquida Farmacêutica é empregada na fabricação de produtos domissanitários de limpeza como lustra móveis, ceras e polidores. Amplo uso é dado à Vaselina Líquida USP no revestimento de frutas e vegetais crus, para melhorar a aparência e a conservação destes alimentos.

Conheça nossa Linha completa de Vaselina Líquida em Ubatuba

Como é Obtido uma Vaselina Líquida Farmacêutica

No processo de tratamento para obtenção da Vaselina Líquida Farmacêutica, o objetivo da operação é remover de todos os componentes contaminantes originalmente existentes nos Óleos Básicos. Hoje em dia a Hidrogenação Catalítica é o processo físico-químico mais utilizado para a obtenção da Vaselina Líquida Farmacêutica, onde o Óleo Básico Mineral é submetido ao contato com o hidrogênio em alta pressão e temperatura, que com a utilização de catalisadores, realiza-se a remoção dos compostos contaminantes. No passado o Óleo Mineral Básico era tratado com Ácido Sulfúrico, até se obter a Vaselina Líquida Farmacêutica, mas devido ao enorme volume de ácido sulfúrico residual que era gerado, a operação se tornou a operação inviável economicamente por ser agressiva ao meio ambiente e à necessidade de se neutralizar e descartar a borra ácida gerada.

Por que a Vaselina Líquida é Chamada de Vaselina Líquida USP

Para a segurança, o controle e a manutenção da qualidade das matérias-primas usadas na indústria farmacêutica, grande parte dos fabricantes se produtos medicinais seguem as regras aplicadas por seus países de origem e uma grande parte destas empresas consumidoras de Vaselina Líquida Grau Farmacêutico seguem as regras impostas pelo órgão regulatório dos Estados Unidos. Para que uma Vaselina Líquida possa ser chamada de Vaselina Líquida USP ele precisa atender às mais rigorosas normas de qualidade imposta pelos órgãos de fiscalização. que existe na Vaselina Líquida USP é a abreviatura do nome Unidet States Pharmacopeia (Farmacopéia dos Estados Unidos).

Quais são as Normas Atendidas e as Certificações que possui uma Vaselina Líquida Grau Medicinal

A Vaselina Líquida Grau Medicinal pode ser utilizada na fabricação de alimentos para animais, conforme o Código de Regulamentos Federais (C.F.R. – Code of Federal Regulations) do F.D.A./EUA. Nas indústrias fabricantes de plásticas a Vaselina Líquida Medicinal é aprovada para aplicação como plastificante de substâncias poliméricas.

O que é uma Vaselina Líquida ?

A Vaselina Líquida é um produto derivado do petróleo, do tratamento dos óleos básicos minerais. A Vaselina Líquida sofre um processo de purificação físico-químico, que remove todos os compostos contaminantes existentes em sua composição. A Vaselina Líquida é um produto incolor, mas há Vaselina Líquida de coloração amarelada destinada ao uso industrial.