Vaselina Líquida em Jucati

O que é uma Vaselina Líquida ?

A Vaselina Líquida sofre um processo de purificação físico-químico, que remove todos os compostos contaminantes existentes em sua composição. De acordo com o tipo de tratamento a que é submetido, podemos encontrar 3 tipos de Vaselina Líquida : a Vaselina Líquida Grau Farmacêutico, a Vaselina Líquida Grau Técnico e a Vaselina Líquida Industrial. A Vaselina Líquida é um produto derivado do petróleo, do tratamento dos óleos básicos minerais.

Para que Serve a Vaselina Líquida

Nos silos de sementes e grãos a Vaselina Líquida USP é utilizada para aglutinar o pó gerado no atrito durante o transporte e assim evitar que ocorra riscos de explosões. As indústrias fabricantes de tintas gráficas, de plásticos, de borrachas, químicas, veterinárias e outras, utilizam muito a Vaselina Líquida Atóxica nas formulações de seus produtos. O segmento da agroindústria é muito utilizado a Vaselina Líquida USP, também chamado de Petrolato Líquido USP, pois tem a função de ser um veículo para a aplicação dos inseticidas nas plantações.

Conheça nossa Linha completa de Vaselina Líquida em Jucati

A Vaselina Líquida e o Óleo Mineral Branco é um mesmo Produto?

O nome Vaselina Líquida não apresenta uma definição correta, pois Vaselina é o nome dado a um derivado do petróleo que possui consistência pastosa e que originalmente era chamado de Petrolato Branco. O nome Vaselina é sinônimo de produto de aspecto pastoso, mas usualmente o termo Vaselina Líquida passou a ser utilizado para definir o Óleo Branco Mineral, só por que este também era um derivado de petróleo. Quando se fala em Vaselina Líquida , temos em mente um óleo incolor, sem odor e sem cheiro, o chamado Óleo Mineral Branco ou apenas Óleo Branco, mas podemos encontrar no mercado pessoas usando este termo usado para também designar um Óleo Básico Mineral de uso industrial, que também pode ser Óleo Incolor.

Quais são as Normas Atendidas e as Certificações que possui uma Vaselina Líquida Grau Medicinal

Pharmacopeia – U.S.P. (Farmacopéia dos Estados Unidos) e da E.P (Farmacopéia Européia). Os fabricantes de Óleos Lubrificantes Atóxicos utilizam em seus produtos a Vaselina Líquida USP, pois este óleo atende à norma H1 para a fabricação de lubrificante que pode ter contato incidental com os alimentos.

Como é Obtido uma Vaselina Líquida Farmacêutica

Hoje em dia a Hidrogenação Catalítica é o processo físico-químico mais utilizado para a obtenção da Vaselina Líquida Farmacêutica, onde o Óleo Básico Mineral é submetido ao contato com o hidrogênio em alta pressão e temperatura, que com a utilização de catalisadores, realiza-se a remoção dos compostos contaminantes. Para a obtenção da Vaselina Líquida Pura, a severidade de tratamento do processo aplicado sobre o Óleo Mineral Parafínico é que definirá a qualidade final do óleo a ser obtido: se uma Vaselina Líquida Grau Farmacêutico ou se uma Vaselina Líquida Grau Técnico, que também é um óleo de excelente qualidade, mas não apresenta um grau e pureza tão elevada quanto o primeiro. No processo de tratamento para obtenção da Vaselina Líquida Farmacêutica, o objetivo da operação é remover de todos os componentes contaminantes originalmente existentes nos Óleos Básicos.

Uma Vaselina Líquida e uma Vaselina Líquida USP é um mesmo Produto?

A Vaselina Líquida USP é um Óleo Básico Mineral que após sofrer um processo de tratamento e purificação, gera um óleo quimicamente estável, inodoro, hidrofóbico, insípido e incolor. A Vaselina Líquida Grau USP é um Óleo Mineral não carcinogênico, que ajuda a impedir o crescimento bacteriano, e por isso é um óleo utilizado em larga escala para a fabricação de produtos que interagem com os seres humanos. A Vaselina Líquida é um produto bruto, usado como base na fabricação da Vaselina Líquida USP e por tanto, é um produto que possui contaminantes em sua composição que impossibilitam o seu uso na fabricação de insumos para uso humano, sendo indicada principalmente para uso industrial como a fabricação do Lubrificante Industrial e automotivo.