Como é Obtido uma Vaselina Líquida Farmacêutica
Para a obtenção da Vaselina Líquida Pura, a severidade de tratamento do processo aplicado sobre o Óleo Mineral Parafínico é que definirá a qualidade final do óleo a ser obtido: se uma Vaselina Líquida Grau Farmacêutico ou se uma Vaselina Líquida Grau Técnico, que também é um óleo de excelente qualidade, mas não apresenta um grau e pureza tão elevada quanto o primeiro. No processo de tratamento para obtenção da Vaselina Líquida Farmacêutica, o objetivo da operação é remover de todos os componentes contaminantes originalmente existentes nos Óleos Básicos. O Óleo Mineral Básico apesar de ser tratado na refinaria, ainda apresenta em sua constituição, vários contaminantes como compostos aromáticos, enxofre, metais pesados, entre outros produtos químicos tóxicos, que só com a remoção destes através de processos físico-químicos é que se consegue obter uma Vaselina Líquida Grau Farmacêutico de alta pureza.
Uma Vaselina Líquida e uma Vaselina Líquida USP é um mesmo Produto?
A Vaselina Líquida é um Óleo Mineral, ou seja, é um derivado de petróleo obtido por destilação e refinamento. A Vaselina Líquida é um óleo bruto, já a Vaselina Líquida USP é um óleo que já foi submetido a um processo de purificação, para poder receber esta denominação. A Vaselina Líquida USP é um Óleo Básico Mineral que após sofrer um processo de tratamento e purificação, gera um óleo quimicamente estável, inodoro, hidrofóbico, insípido e incolor.
Conheça nossa Linha completa de Vaselina Líquida em Divisópolis
- Vaselina Líquida Grau USP ALOGRO M® Series
- Vaselina Líquida Grau Técnico ALCOR® Series
- Vaselina Sólida de Grau USP SPARK VISKO® Series
- Vaselina Sólida Grau Técnico SPARK CIRO® Series
- Óleo Branco Medicinal USP de Alta Viscosidade ALOGRO M 1300 SSU
- Vaselina Sólida Industrial SPARK BASIC® Series
Para que Serve a Vaselina Líquida
Nos silos de sementes e grãos a Vaselina Líquida USP é utilizada para aglutinar o pó gerado no atrito durante o transporte e assim evitar que ocorra riscos de explosões. Na fabricação de Lubrificante Atóxico a Vaselina Líquida Grau USP é utilizada como uma das matérias-primas principais. As indústrias cosméticas, farmacêuticas e alimentícias usam a Vaselina Líquida Farmacêutica em formulações de cremes, pomadas, loções, protetores solar, desmoldantes para formas, vacinas, antiespumantes, entre outras aplicações.
O que é uma Vaselina Líquida?
A Vaselina Líquida é um produto derivado do petróleo, do tratamento dos óleos básicos minerais. A Vaselina Líquida é produzida através do refinamento e posterior fracionamento de um petróleo de origem predominantemente parafínica. A Vaselina Líquida é um produto incolor, mas há Vaselina Líquida de coloração amarelada destinada ao uso industrial.
Por que a Vaselina Líquida é Chamada de Vaselina Líquida USP
Há vários tipos de Vaselinas Líquidas, que são classificadas de acordo com o tratamento a que são submetidas, mas somente o Óleo Mineral que recebe um grau máximo de tratamento e de purificação, é que pode ser chamada de Vaselina Líquida USP ou Vaselina Líquida Grau Farmacêutico. Quando uma Vaselina Líquida é chamada de Vaselina Líquida Farmacêutica é por que ela apresenta um grau de pureza tão alto, que ela pode ser utilizada nas formulações de insumos farmacêuticos. Para a segurança, o controle e a manutenção da qualidade das matérias-primas usadas na indústria farmacêutica, grande parte dos fabricantes se produtos medicinais seguem as regras aplicadas por seus países de origem e uma grande parte destas empresas consumidoras de Vaselina Líquida Grau Farmacêutico seguem as regras impostas pelo órgão regulatório dos Estados Unidos.
Quais as Principais Características da Vaselina Líquida USP
O Vaselina Líquida USP apresenta um grau de pureza tão alto, que ela pode ser utilizada sem restrições pela indústria cosmética, farmacêutica e alimentícia. Como uma das principais características, podemos dizer que a Vaselina Líquida Grau USP é um óleo atóxico que apresenta elevada pureza. Na fabricação da Vaselina Líquida USP é adicionada uma vitamina com a função principal de atuar como um inibidor natural de oxidação e assim, contribuir para manter a qualidade do óleo durante o seu armazenamento e manuseio.