Para que Serve a Vaselina Líquida
As indústrias cosméticas, farmacêuticas e alimentícias usam a Vaselina Líquida Farmacêutica em formulações de cremes, pomadas, loções, protetores solar, desmoldantes para formas, vacinas, antiespumantes, entre outras aplicações. Na fabricação de Lubrificante Atóxico a Vaselina Líquida Grau USP é utilizada como uma das matérias-primas principais. Nos silos de sementes e grãos a Vaselina Líquida USP é utilizada para aglutinar o pó gerado no atrito durante o transporte e assim evitar que ocorra riscos de explosões.
Uma Vaselina Líquida e uma Vaselina Líquida USP é um mesmo Produto?
A Vaselina Líquida USP é um Óleo Básico Mineral que após sofrer um processo de tratamento e purificação, gera um óleo quimicamente estável, inodoro, hidrofóbico, insípido e incolor. A Vaselina Líquida é um óleo bruto, já a Vaselina Líquida USP é um óleo que já foi submetido a um processo de purificação, para poder receber esta denominação. A Vaselina Líquida é um Óleo Mineral, ou seja, é um derivado de petróleo obtido por destilação e refinamento.
Conheça nossa Linha completa de Vaselina Líquida em Colorado
- Vaselina Líquida Grau USP ALOGRO M® Series
- Vaselina Líquida Grau Técnico ALCOR® Series
- Vaselina Sólida de Grau USP SPARK VISKO® Series
- Vaselina Sólida Grau Técnico SPARK CIRO® Series
- Óleo Branco Medicinal USP de Alta Viscosidade ALOGRO M 1300 SSU
- Vaselina Sólida Industrial SPARK BASIC® Series
Por que a Vaselina Líquida é Chamada de Vaselina Líquida USP
Para a segurança, o controle e a manutenção da qualidade das matérias-primas usadas na indústria farmacêutica, grande parte dos fabricantes se produtos medicinais seguem as regras aplicadas por seus países de origem e uma grande parte destas empresas consumidoras de Vaselina Líquida Grau Farmacêutico seguem as regras impostas pelo órgão regulatório dos Estados Unidos. Quando uma Vaselina Líquida é chamada de Vaselina Líquida Farmacêutica é por que ela apresenta um grau de pureza tão alto, que ela pode ser utilizada nas formulações de insumos farmacêuticos. Para que uma Vaselina Líquida possa ser chamada de Vaselina Líquida USP ele precisa atender às mais rigorosas normas de qualidade imposta pelos órgãos de fiscalização.
Quais as Principais Características da Vaselina Líquida USP
A Vaselina Líquida USP possui uma alta estabilidade, é inerte e totalmente neutra. Uma característica muito apreciada na Vaselina Líquida Grau Medicinal é esta ser um óleo totalmente incolor, o que propicia o seu uso em uma gama diversificada de aplicações. Há vários tipos de Vaselinas Líquidas disponíveis no mercado em Colorado, mas um óleo que atenda às normas de qualidade da Farmacopéia dos Estados Unidos (Unidet State Pharmacopeia – U.S.P.) só a Vaselina Líquida Farmacêutica que possui esta característica.
A Vaselina Líquida Farmacêutica em Colorado é Disponibilizada em quais Tipos de Embalagens
A Vaselina Líquida Atóxica é um óleo que possui grande utilização junto ao segmento industrial e também junto ao consumidor doméstico, e com isso, como o passar do tempo, novas embalagens com volumes diferenciados vão sendo disponibilizados ao mercado. Nas vendas junto ao segmento industrial, a Vaselina Líquida Tambor 200 litros é mais solicitada. Para as indústrias de pequeno e médio porte situadas na grande São Paulo, a CADIUM disponibiliza a entrega da Vaselina Líquida em embalagens plásticas retornáveis de 1m3, os IBCs.
Como é Obtido uma Vaselina Líquida Farmacêutica
Hoje em dia a Hidrogenação Catalítica é o processo físico-químico mais utilizado para a obtenção da Vaselina Líquida Farmacêutica, onde o Óleo Básico Mineral é submetido ao contato com o hidrogênio em alta pressão e temperatura, que com a utilização de catalisadores, realiza-se a remoção dos compostos contaminantes. Para a obtenção da Vaselina Líquida Pura, a severidade de tratamento do processo aplicado sobre o Óleo Mineral Parafínico é que definirá a qualidade final do óleo a ser obtido: se uma Vaselina Líquida Grau Farmacêutico ou se uma Vaselina Líquida Grau Técnico, que também é um óleo de excelente qualidade, mas não apresenta um grau e pureza tão elevada quanto o primeiro. No passado o Óleo Mineral Básico era tratado com Ácido Sulfúrico, até se obter a Vaselina Líquida Farmacêutica, mas devido ao enorme volume de ácido sulfúrico residual que era gerado, a operação se tornou a operação inviável economicamente por ser agressiva ao meio ambiente e à necessidade de se neutralizar e descartar a borra ácida gerada.