Vaselina Líquida em Campos dos Goytacazes

Para que Serve a Vaselina Líquida

As indústrias fabricantes de tintas gráficas, de plásticos, de borrachas, químicas, veterinárias e outras, utilizam muito a Vaselina Líquida Atóxica nas formulações de seus produtos. A Vaselina Líquida Medicinal é usada para revestir as cascas dos de ovos, prolongando o tempo de armazenagem e a sua vida útil. O segmento da agroindústria é muito utilizado a Vaselina Líquida USP, também chamado de Petrolato Líquido USP, pois tem a função de ser um veículo para a aplicação dos inseticidas nas plantações.

Quais são as Principais Aplicações para a Vaselina Líquida Farmacêutica

A Vaselina Líquida Farmacêutica é usada na fabricação de lubrificante têxtil, por ser um produto incolor e não manchar as linhas e os tecidos. Amplo uso é dado à Vaselina Líquida USP no revestimento de frutas e vegetais crus, para melhorar a aparência e a conservação destes alimentos. A Vaselina Líquida Grau Farmacêutico tem grande uso na fabricação de produtos cosméticos como loções, protetores solares, bronzeadores, etc.

Conheça nossa Linha completa de Vaselina Líquida em Campos dos Goytacazes

Quais as Principais Características da Vaselina Líquida USP

Uma característica muito apreciada na Vaselina Líquida Grau Medicinal é esta ser um óleo totalmente incolor, o que propicia o seu uso em uma gama diversificada de aplicações. O Vaselina Líquida USP apresenta um grau de pureza tão alto, que ela pode ser utilizada sem restrições pela indústria cosmética, farmacêutica e alimentícia. A Vaselina Líquida USP possui uma alta estabilidade, é inerte e totalmente neutra.

Uma Vaselina Líquida e uma Vaselina Líquida USP é um mesmo Produto?

A Vaselina Líquida é um óleo bruto, já a Vaselina Líquida USP é um óleo que já foi submetido a um processo de purificação, para poder receber esta denominação. Em uma comparação simplista podemos dizer que a Vaselina Líquida é similar a uma “água de bica”, um produto em seu estado bruto, sendo que a Vaselina Líquida USP seria como uma água usada na fabricação de soro hospitalar, ou seja, é um mesmo produto, só que o segundo é atóxico, pois sofreu um processo de purificação. A Vaselina Líquida é um produto bruto, usado como base na fabricação da Vaselina Líquida USP e por tanto, é um produto que possui contaminantes em sua composição que impossibilitam o seu uso na fabricação de insumos para uso humano, sendo indicada principalmente para uso industrial como a fabricação do Lubrificante Industrial e automotivo.

A Vaselina Líquida e o Óleo Mineral Branco é um mesmo Produto?

O nome Vaselina é sinônimo de produto de aspecto pastoso, mas usualmente o termo Vaselina Líquida passou a ser utilizado para definir o Óleo Branco Mineral, só por que este também era um derivado de petróleo. O nome Vaselina Líquida não apresenta uma definição correta, pois Vaselina é o nome dado a um derivado do petróleo que possui consistência pastosa e que originalmente era chamado de Petrolato Branco. Quando se fala em Vaselina Líquida, temos em mente um óleo incolor, sem odor e sem cheiro, o chamado Óleo Mineral Branco ou apenas Óleo Branco, mas podemos encontrar no mercado pessoas usando este termo usado para também designar um Óleo Básico Mineral de uso industrial, que também pode ser Óleo Incolor.

Como é Obtido uma Vaselina Líquida Farmacêutica

O Óleo Mineral Básico apesar de ser tratado na refinaria, ainda apresenta em sua constituição, vários contaminantes como compostos aromáticos, enxofre, metais pesados, entre outros produtos químicos tóxicos, que só com a remoção destes através de processos físico-químicos é que se consegue obter uma Vaselina Líquida Grau Farmacêutico de alta pureza. Para a obtenção da Vaselina Líquida Pura, a severidade de tratamento do processo aplicado sobre o Óleo Mineral Parafínico é que definirá a qualidade final do óleo a ser obtido: se uma Vaselina Líquida Grau Farmacêutico ou se uma Vaselina Líquida Grau Técnico, que também é um óleo de excelente qualidade, mas não apresenta um grau e pureza tão elevada quanto o primeiro. No passado o Óleo Mineral Básico era tratado com Ácido Sulfúrico, até se obter a Vaselina Líquida Farmacêutica, mas devido ao enorme volume de ácido sulfúrico residual que era gerado, a operação se tornou a operação inviável economicamente por ser agressiva ao meio ambiente e à necessidade de se neutralizar e descartar a borra ácida gerada.