Vaselina Líquida em Andaraí

O que é uma Vaselina Líquida?

A Vaselina Líquida é produzida através do refinamento e posterior fracionamento de um petróleo de origem predominantemente parafínica. De acordo com o tipo de tratamento a que é submetido, podemos encontrar 3 tipos de Vaselina Líquida: a Vaselina Líquida Grau Farmacêutico, a Vaselina Líquida Grau Técnico e a Vaselina Líquida Industrial. A Vaselina Líquida é um produto incolor, mas há Vaselina Líquida de coloração amarelada destinada ao uso industrial.

Quais são as Principais Aplicações para a Vaselina Líquida Farmacêutica

Amplo uso é dado à Vaselina Líquida USP no revestimento de frutas e vegetais crus, para melhorar a aparência e a conservação destes alimentos. A Vaselina Líquida Farmacêutica é usada na fabricação de lubrificante têxtil, por ser um produto incolor e não manchar as linhas e os tecidos. Na fabricação de ração animal a Vaselina Líquida Farmacêutica é utilizada como um agente aglutinador das matérias-primas sólidas da formulação.

Conheça nossa Linha completa de Vaselina Líquida em Andaraí

Uma Vaselina Líquida e uma Vaselina Líquida USP é um mesmo Produto?

A Vaselina Líquida é um óleo bruto, já a Vaselina Líquida USP é um óleo que já foi submetido a um processo de purificação, para poder receber esta denominação. A Vaselina Líquida Grau USP é um Óleo Mineral não carcinogênico, que ajuda a impedir o crescimento bacteriano, e por isso é um óleo utilizado em larga escala para a fabricação de produtos que interagem com os seres humanos. A Vaselina Líquida USP é um Óleo Básico Mineral que após sofrer um processo de tratamento e purificação, gera um óleo quimicamente estável, inodoro, hidrofóbico, insípido e incolor.

Como é Obtido uma Vaselina Líquida Farmacêutica

O Óleo Mineral Básico apesar de ser tratado na refinaria, ainda apresenta em sua constituição, vários contaminantes como compostos aromáticos, enxofre, metais pesados, entre outros produtos químicos tóxicos, que só com a remoção destes através de processos físico-químicos é que se consegue obter uma Vaselina Líquida Grau Farmacêutico de alta pureza. Hoje em dia a Hidrogenação Catalítica é o processo físico-químico mais utilizado para a obtenção da Vaselina Líquida Farmacêutica, onde o Óleo Básico Mineral é submetido ao contato com o hidrogênio em alta pressão e temperatura, que com a utilização de catalisadores, realiza-se a remoção dos compostos contaminantes. No passado o Óleo Mineral Básico era tratado com Ácido Sulfúrico, até se obter a Vaselina Líquida Farmacêutica, mas devido ao enorme volume de ácido sulfúrico residual que era gerado, a operação se tornou a operação inviável economicamente por ser agressiva ao meio ambiente e à necessidade de se neutralizar e descartar a borra ácida gerada.

Quais são as Normas Atendidas e as Certificações que possui uma Vaselina Líquida Grau Medicinal

Pharmacopeia – U.S.P. – Code of Federal Regulations) do F.D.A./EUA. Os fabricantes de Óleos Lubrificantes Atóxicos utilizam em seus produtos a Vaselina Líquida USP, pois este óleo atende à norma H1 para a fabricação de lubrificante que pode ter contato incidental com os alimentos.

Para que Serve a Vaselina Líquida

O segmento da agroindústria é muito utilizado a Vaselina Líquida USP, também chamado de Petrolato Líquido USP, pois tem a função de ser um veículo para a aplicação dos inseticidas nas plantações. As indústrias cosméticas, farmacêuticas e alimentícias usam a Vaselina Líquida Farmacêutica em formulações de cremes, pomadas, loções, protetores solar, desmoldantes para formas, vacinas, antiespumantes, entre outras aplicações. Na fabricação de Lubrificante Atóxico a Vaselina Líquida Grau USP é utilizada como uma das matérias-primas principais.