Qual é a diferença entre o Óleo Solúvel Semi-sintético e Óleo Solúvel Vegetal?
O Óleo Solúvel Semi-sintético (a denominação correta é Óleo Solúvel Semissintético) apresenta uma menor quantidade de Óleo Básico Mineral em sua composição, menos de 50% do Fluido de Corte concentrado, mas como este lubrificante contém em sua formulação produtos químicos de origem sintética, então comercialmente este Óleo de Corte Solúvel passou a ser chamado de óleo semissintético. Devido ao aumento das exigências regulamentadoras quanto à segurança da saúde do operador, o Óleo Solúvel Vegetal é um lubrificante adequado para ser empregado por empresas que procuram um Óleo Solúvel de Corte que atenda à Norma Regulamentadora 15 (NR15), algo que o Óleo Solúvel Semi-sintético não pode ser enquadrado, por conter Óleo Básico Mineral em sua composição. O correto seria chamar o Óleo Solúvel Semi-sintético (Óleo Solúvel Semissintético na grafia exata) de Fluído Solúvel de Corte com Baixo Teor de Óleo ou Óleo Solúvel Misto, pois é um lubrificante com boas propriedades umectantes, com excelente propriedade de decantação e de limpeza, mas o Óleo Solúvel Vegetal, também chamado de Fluído Solúvel Sintético, tem uma vida útil superior se comparada ao Óleo Solúvel Semissintético e ao Óleo Solúvel Mineral, sendo recomendado para a usinagem de metais ferrosos e não ferrosos.
Óleo Solúvel Sintético, Óleo Solúvel Semi-sintético e Óleo Solúvel Mineral, qual é o melhor?
O Óleo Solúvel Mineral para Usinagem, também chamado de Óleo Solúvel Convencional, é versátil e possui um baixo custo, mas apresenta algumas desvantagens como a possibilidade da formação de precipitados que se depositam sobre o equipamento que pode ocasionar o entupimento do sistema de filtragem, sendo recomendado para operações onde há necessidade de uma maior refrigeração, como as operações de retificação. O Óleo Solúvel Semissintético (Óleo Solúvel Semi-sintético na grafia usual), apresenta boas propriedades lubrificantes para operações moderadas e pesadas, com a geração de um baixo potencial de corrosão e de ataque bacteriano, sendo que por conter um menor teor de Óleo Básico Mineral em sua composição em relação ao Óleo Solúvel Mineral para Usinagem, o Óleo Solúvel Semissintético não gera névoas indesejáveis. Por possuir um alto poder de refrigeração, de lubrificação e de extrema pressão, o Óleo Solúvel Sintético aperfeiçoa os processos de usinagem, diminuindo a parada das maquinas para manutenção, contribuindo para aumento produtivo, sendo altamente eficiente nas operações de estampagem, usinagens e retificas, apresentando um desempenho superior em relação ao Óleo Solúvel Mineral para Usinagem e o Óleo Solúvel Semi-sintético, além de não ser agressivo ao operador e ao meio ambiente.
Conheça nossa Linha Completa de Óleo Solúvel para Usinagem em Porto Ferreira
- Óleo de Corte Mineral Solúvel AKVO M
- Óleo de Corte Solúvel ARMILI E 20 AL
- Óleo Solúvel para Corte ARMILI S 1
- Óleo Solúvel para Corte ALOCTON R45
- Óleo de Corte Solúvel ALOCTON SU 200
- Óleo Solúvel Sintético de base Vegetal para Corte ALOCTON SU 150 V
- Óleo Solúvel para Corte VENTURI BIO 340
Quais a Características que um Bom Óleo Solúvel para Usinagem deve possuir?
Um Óleo Solúvel para Usinagem durante o processo não pode exalar odores desagradáveis, deve possuir uma elevada resistência ao ataque bacteriológico, não deve ressecar as guarnições e borrachas dos equipamentos e tem que propiciar a geração de uma baixa formação de espuma. As características desejadas em um bom Óleo Solúvel para Usinagem é a de possuir boas propriedades antissoldante e antifricção, ser resistente as pressões e temperaturas elevadas sem vaporizar e ter a capacidade de evitar que ocorra a oxidação da peça, da ferramenta de corte e do equipamento. Deve se esperar que o Óleo Solúvel para Usinagem se mantenha estável e não ocorra a separação de fase durante o processo e também que este não cause danos à pele humana e nenhum outro risco ao meio ambiente, sendo um Óleo Solúvel para Usinagem amigo do operador e ecologicamente apropriado para o uso.
Óleo Solúvel Mineral Leitoso e Óleo Solúvel Sintético para Usinagem qual é a diferença?
O Óleo Solúvel Convencional ou Óleo Solúvel Mineral Leitoso quando não é adequadamente aditivado, pode causar problemas de corrosão no maquinário, no ferramental e na peça usinada, além de ser um Óleo Solúvel de Corte que está propenso a facilitar o crescimento bacteriano, levando à geração de odores indesejados e até a quebra da emulsão, algo que não ocorre com o Óleo Sintético para a Usinagem. O Óleo Solúvel Sintético para Usinagem apresenta um bom poder de lubrificação, não espuma, é menos imune a contaminação bacteriana, possui um custo mais elevado que Óleo Solúvel Mineral Leitoso, mas tem uma maior durabilidade e uma elevada resistência a oxidação. O Óleo Solúvel Mineral Leitoso que também é conhecido por Óleo Solúvel Convencional forma uma emulsão em água, ou seja, a fase oleosa do lubrificante fica dispersa na água, e esta contém entre 50% e 85% de Óleo Básico Mineral , sendo o óleo usado predominantemente em operações de usinagem onde se necessita de uma maior lubrificação.
Qual a diferença entre o Óleo Solúvel Biodegradável e o Óleo Solúvel Refrigerante?
O Óleo Solúvel Biodegradável tem além da função de facilitar a remoção dos cavacos e reduzir a força e a potência necessária para se realizar o corte, a de ser um Óleo Solúvel Refrigerante do processo, para evitar o aumento da temperatura na zona de corte. Podemos dizer que Óleo Solúvel Refrigerante pode ter características de biodegradabilidade, também pode ser chamado de Óleo Solúvel Biodegradável , já que a grande maioria do Óleo Solúvel para Usinagem de base sintética ou base vegetal encontrado no mercado em Porto Ferreira é biodegradável. A principal função do Óleo Solúvel para Usinagem no processo de corte e usinagem é a lubrificação e o arrefecimento das peças e ferramentas, pois o atrito que ocorre no processo gera o aumento da temperatura e o Óleo de Corte Solúvel auxilia no processo de resfriamento.
Óleo Solúvel Mineral para Usinagem e Óleo Solúvel Mineral Leitoso é um mesmo produto?
O Óleo Solúvel Mineral para Usinagem é encontrado no mercado em Porto Ferreira sobre diversas denominações entre as quais destacamos: Óleo Solúvel Mineral Leitoso, Óleo Solúvel Leitoso, Óleo Leitoso, Óleo Solúvel Mineral, Óleo Mineral Solúvel em Água, Óleo Solúvel Mineral para Usinagem, Óleo Mineral Biodegradável e outras variações destes mesmos nomes. O Óleo Solúvel Mineral para Usinagem é formulado com uma mistura de aditivos especiais com Óleos Básicos Minerais, sendo que estes são obtidos da destilação do petróleo, por tanto, é um Óleo Solúvel de Corte formado por uma mistura de compostos minerais. O Óleo Solúvel Mineral para Usinagem e o Óleo Solúvel Mineral Leitoso são um mesmo produto, sendo que a denominação do primeiro vem por este conter Óleo Básico Mineral na composição e o segundo apesar de possuir a mesma formulação, por formar uma emulsão de cor branca, recebeu esta denominação de Óleo de Corte Leitoso.