Óleo Solúvel para Usinagem em Capitão Leônidas Marques

Qual é a diferença entre o Óleo Solúvel Semi-sintético e Óleo Solúvel Vegetal?

O Óleo Solúvel Semi-sintético (a denominação correta é Óleo Solúvel Semissintético) apresenta uma menor quantidade de Óleo Básico Mineral em sua composição, menos de 50% do Fluido de Corte concentrado, mas como este lubrificante contém em sua formulação produtos químicos de origem sintética, então comercialmente este Óleo de Corte Solúvel passou a ser chamado de óleo semissintético. O correto seria chamar o Óleo Solúvel Semi-sintético (Óleo Solúvel Semissintético na grafia exata) de Fluído Solúvel de Corte com Baixo Teor de Óleo ou Óleo Solúvel Misto, pois é um lubrificante com boas propriedades umectantes, com excelente propriedade de decantação e de limpeza, mas o Óleo Solúvel Vegetal, também chamado de Fluído Solúvel Sintético, tem uma vida útil superior se comparada ao Óleo Solúvel Semissintético e ao Óleo Solúvel Mineral, sendo recomendado para a usinagem de metais ferrosos e não ferrosos. Devido ao aumento das exigências regulamentadoras quanto à segurança da saúde do operador, o Óleo Solúvel Vegetal é um lubrificante adequado para ser empregado por empresas que procuram um Óleo Solúvel de Corte que atenda à Norma Regulamentadora 15 (NR15), algo que o Óleo Solúvel Semi-sintético não pode ser enquadrado, por conter Óleo Básico Mineral em sua composição.

Óleo Solúvel Sintético, Óleo Solúvel Semi-sintético e Óleo Solúvel Mineral, qual é o melhor?

Por possuir um alto poder de refrigeração, de lubrificação e de extrema pressão, o Óleo Solúvel Sintético aperfeiçoa os processos de usinagem, diminuindo a parada das maquinas para manutenção, contribuindo para aumento produtivo, sendo altamente eficiente nas operações de estampagem, usinagens e retificas, apresentando um desempenho superior em relação ao Óleo Solúvel Mineral para Usinagem e o Óleo Solúvel Semi-sintético, além de não ser agressivo ao operador e ao meio ambiente. O Óleo Solúvel Semissintético (Óleo Solúvel Semi-sintético na grafia usual), apresenta boas propriedades lubrificantes para operações moderadas e pesadas, com a geração de um baixo potencial de corrosão e de ataque bacteriano, sendo que por conter um menor teor de Óleo Básico Mineral em sua composição em relação ao Óleo Solúvel Mineral para Usinagem, o Óleo Solúvel Semissintético não gera névoas indesejáveis. O Óleo Solúvel Mineral para Usinagem, também chamado de Óleo Solúvel Convencional, é versátil e possui um baixo custo, mas apresenta algumas desvantagens como a possibilidade da formação de precipitados que se depositam sobre o equipamento que pode ocasionar o entupimento do sistema de filtragem, sendo recomendado para operações onde há necessidade de uma maior refrigeração, como as operações de retificação.

Conheça nossa Linha Completa de Óleo Solúvel para Usinagem em Capitão Leônidas Marques

O Óleo Solúvel de Corte é Comercializado em Capitão Leônidas Marques em que Tipos de Embalagens?

Para atender as mais diversas demandas de consumo do Óleo Solúvel de Corte em processos de usinagens junto às indústrias de pequeno e de grande porte, no mercado o Óleo Solúvel para Usinagem é disponibilizado em Capitão Leônidas Marques nas seguintes embalagens: Óleo Solúvel 5 litros, Óleo Solúvel l 20 litros, Óleo Solúvel Tambor ou Óleo Solúvel 200 litros, além do Óleo Solúvel sendo fornecido a granel em IBC de 1m3 ou em carro tanque. O Óleo Solúvel para Usinagem, também chamado de Óleo Solúvel de Corte é comercializado em diversos tipos de embalagens em Capitão Leônidas Marques para atender aos diversos tipos de aplicações e os consumidores dos mais variados potenciais de consumo.

Quais a Características que um Bom Óleo Solúvel para Usinagem deve possuir?

As características desejadas em um bom Óleo Solúvel para Usinagem é a de possuir boas propriedades antissoldante e antifricção, ser resistente as pressões e temperaturas elevadas sem vaporizar e ter a capacidade de evitar que ocorra a oxidação da peça, da ferramenta de corte e do equipamento. Um Óleo Solúvel para Usinagem durante o processo não pode exalar odores desagradáveis, deve possuir uma elevada resistência ao ataque bacteriológico, não deve ressecar as guarnições e borrachas dos equipamentos e tem que propiciar a geração de uma baixa formação de espuma. Deve se esperar que o Óleo Solúvel para Usinagem se mantenha estável e não ocorra a separação de fase durante o processo e também que este não cause danos à pele humana e nenhum outro risco ao meio ambiente, sendo um Óleo Solúvel para Usinagem amigo do operador e ecologicamente apropriado para o uso.

Qual é o melhor Óleo Solúvel para Usinagem de Alumínio?

Em um mercado cada vez mais competitivo, as empresas do segmento metal mecânico em Capitão Leônidas Marques estão buscando produtos de melhor qualidade, alto desempenho, mas com custos cada vez menores e para atender a esta demanda o ideal é o uso de um Óleo Solúvel Vegetal que pode inclusive ser utilizado como um Óleo Solúvel para Usinagem de Alumínio. Um Óleo Solúvel Vegetal apresenta uma boa refrigeração, sendo indicado para a usinagem de metais ferrosos e não ferrosos como o alumínio, por isso ele também é chamado de Óleo Solúvel para Usinagem de Alumínio. O Óleo Solúvel para Usinagem de Alumino pode ser um Óleo Solúvel Vegetal isento de óleo mineral e formulado com ésteres vegetais, que apresenta uma resistência a degradação, proporcionando excelentes benefícios ao equipamento, à ferramenta de corte e ao operador.

O que é Óleo Solúvel para Usinagem?

Para se escolher um bom Óleo Solúvel para Usinagem a condição primária é saber qual é a finalidade que se deseja, pois estes óleos em um processo de usinagem, dependendo da operação, podem atuar como um Fluído Refrigerante, um Lubrificante de Corte do processo, um transportador das limalhas e dos cavacos gerados, ou o conjunto de todas estas características. Ao falarmos do Óleo Solúvel para Usinagem devemos imaginar um Óleo de Corte Solúvel que é aplicado sobre a ferramenta de corte e o material a ser processado, com o objetivo de facilitar a operação de usinagem e corte. O Óleo Solúvel para Usinagem tem esta denominação, pois ele pode formar emulsões ou ser solubilizado em água e devido a esta característica ele também é chamado de Óleo Solúvel Biodegradável.