Tipos de Óleo para Transformador em Licínio de Almeida
O Óleo para Transformador Parafínico é um óleo isolante que pode ser utilizado em transformadores de baixa e média potência, até 145 kV, e é chamado de Óleo para Transformador Tipo B, sendo que o Óleo para Transformador Naftênico pode ser utilizado em transformadores de qualquer classe de tensão, sendo conhecido pelo nome de Óleo para Transformador Tipo A. Há dois tipos de petróleos utilizados na composição do Óleo para Transformador em Licínio de Almeida: o petróleo de base parafínica e o petróleo de base naftênica. Atualmente o Óleo para Transformador em Licínio de Almeida mais utilizado é o composto de óleo mineral derivado da destilação do petróleo.
O que é um Óleo para Transformador Tipo A?
A maior vantagem do Óleo para Transformador Tipo A é a de ser um lubrificante que pode ser utilizado em equipamentos de qualquer classe de tensão. O Óleo para Transformador Tipo A é um óleo isolante formulado com derivados de petróleo de base naftênica, sendo altamente refinado e aditivado com inibidor de oxidação, podendo ser empregado como óleo isolante para transformador de alta tensão e chaves elétricas que funcionem em banho de óleo. As principais características do Óleo para Transformador Tipo A é a de ser um óleo isolante com elevada rigidez dielétrica, baixa perda de potência, alta resistência à oxidação, boa proteção contra a oxidação e a corrosão, não contribui para a formação de borras ou depósitos e possui uma elevada durabilidade.
Conheça os Dois Tipos de Óleo Isolante para Transformador Parafínico e Naftênico em Licínio de Almeida
O que um Bom Óleo para Transformador de Alta Tensão não pode possuir?
Partículas Sólidas suspensas não devem existir no Óleo para Transformador de alta tensão, mesmo que estas não sejam condutoras de energia e nem magnéticas, pois podem causar efeitos similares ao da presença da água: a possibilidade da geração de descargas elétricas indevidas. A presença de gases dissolvidos no Óleo para Transformador de energia contribui para prejudicar a sua capacidade isolante, pois pode ocorrer a ionização do Óleo para Transformador e a formação de uma condução elétrica indevida dentro do equipamento. Um bom Óleo para Transformador de alta tensão não teve conter a presença de água em solução ou em suspensão em sua composição, pois esta interfere nas propriedades isolantes podendo gerar curto circuito no sistema.
Óleo de Transformador em Licínio de Almeida Onde Comprar?
A CADIUM LUBRIFICANTES disponibiliza dois tipos de Óleo de Transformador em Licínio de Almeida: o Óleo para Transformador Parafínico e o Óleo para Transformador Naftênico e em diversos tipos de embalagens para a aplicação nos mais diversos tipos e tamanhos de transformadores de energia. O Óleo para Transformador Parafínico e o Óleo para Transformador Naftênico da CADIUM LUBRIFICANTES apresenta a especificação adequada para o enchimento de transformadores de baixa, média e alta potência. .
Quais as Características que um Bom Óleo para Transformador em Licínio de Almeida deve possuir?
O Óleo para Transformador deve apresentar um baixo ponto de fluidez que é uma característica que facilita a circulação do óleo dentro do sistema. . O Óleo para Transformador deve possuir um alto ponto de fulgor, pois quando do uso do equipamento ocorre o aquecimento e o óleo isolante elétrico tem que suportar este aumento de temperatura sem se degradar.
Análise Óleo de Transformador em Licínio de Almeida
Como o Óleo de Transformador entra em contato com todos os materiais que compõem os equipamentos, ele deve apresentar uma baixa reatividade química, para que o equipamento não seja atacado e não sofra degradação, por isso na análise do Óleo de Transformador é importante para saber se o lubrificante se mantém neutro. A análise do Óleo de Transformador deve detectar se há a formação de borras no interior do equipamento, pois isso é uma indicação de oxidação do óleo isolante e de que o lubrificante não está adequadamente aditivado. A análise do Óleo de Transformador em Licínio de Almeida é fundamental para saber sobre vida útil do lubrificante e sobre a sua necessidade de troca.