Óleo para Transformador em Agudos

Para que serve o Óleo de Transformador?

O Óleo de Transformador possui duas funções muito importantes nos transformadores de energia: o da refrigeração do sistema e a do isolamento elétrico. Os transformadores de energia são equipamentos usados para converter as tensões de correntes alternadas e para realizarem esta operação, o sistema precisa ser isolado com um o Óleo de Transformador. .

Quais as Características que um Bom Óleo para Transformador em Agudos deve possuir?

O Óleo para Transformador deve apresentar um baixo ponto de fluidez que é uma característica que facilita a circulação do óleo dentro do sistema. Um bom Óleo para Transformador em Agudos tem que possuir uma boa capacidade de resfriar o equipamento. .

Conheça os Dois Tipos de Óleo Isolante para Transformador Parafínico e Naftênico em Agudos

Tipos de Óleo para Transformador em Agudos

Atualmente o Óleo para Transformador em Agudos mais utilizado é o composto de óleo mineral derivado da destilação do petróleo. Há dois tipos de petróleos utilizados na composição do Óleo para Transformador em Agudos: o petróleo de base parafínica e o petróleo de base naftênica. O Óleo para Transformador Parafínico é um óleo isolante que pode ser utilizado em transformadores de baixa e média potência, até 145 kV, e é chamado de Óleo para Transformador Tipo B, sendo que o Óleo para Transformador Naftênico pode ser utilizado em transformadores de qualquer classe de tensão, sendo conhecido pelo nome de Óleo para Transformador Tipo A.

Óleo para Transformador Serve para que?

O Óleo para Transformador além da função de atuar como um óleo isolante elétrico, tem uma função tão ou mais importante que é a de ser um óleo refrigerante do sistema. Quando um transformador de energia entra em operação, a passagem da corrente elétrica gera aquecimento e para evitar que o calor gerado leve à degradação térmica do material isolante, um Óleo para Transformador é usado para a isolação do sistema. Um transformador de alta tensão é um equipamento elétrico estático destinado a transmitir energia elétrica (ou potência elétrica) de um circuito a outros, onde a passagem da corrente elétrica entre os componentes do transformador gera um campo eletromagnético, sendo que para isolar este campo elétrico, estes componentes são montados dentro de um caixa de aço e esta é preenchida com o Óleo para Transformador.

Análise Óleo de Transformador em Agudos

A análise do Óleo de Transformador em Agudos é fundamental para saber sobre vida útil do lubrificante e sobre a sua necessidade de troca. A análise do Óleo de Transformador deve detectar se há a formação de borras no interior do equipamento, pois isso é uma indicação de oxidação do óleo isolante e de que o lubrificante não está adequadamente aditivado. Como o Óleo de Transformador entra em contato com todos os materiais que compõem os equipamentos, ele deve apresentar uma baixa reatividade química, para que o equipamento não seja atacado e não sofra degradação, por isso na análise do Óleo de Transformador é importante para saber se o lubrificante se mantém neutro.

O que é um Óleo para Transformador Tipo B?

O Óleo para Transformador Tipo B é um lubrificante recomendado para equipamentos de classe de tensão de até 145 kV, que reúne as características necessárias para a isolação de sistemas eletrificados, pois possui elevada resistência à oxidação, o que garante uma maior vida útil ao óleo isolante elétrico. O FLUECARD 10P é um Óleo para Transformador Tipo B de origem parafínica que a CADIUM LUBRIFICANTES comercializa no mercado. Um Óleo para Transformador Tipo B é um óleo isolante de base parafínica, que possui alta pureza, pois é um óleo tratado por hidrogenação catalítica, sendo utilizado em sistemas elétricos, interruptores e disjuntores isolados em banho de óleo.