Óleo Sintético para Engrenagem e Óleo Mineral para Engrenagem, qual é a diferença
Estudos técnicos recentemente realizados, constatam que um redutor lubrificado com Óleo Mineral para Engrenagem consegue operar por até no máximo 4.000 horas até que seja necessária a sua troca, sendo que um mesmo equipamento em trabalho nas mesmas condições de operação, sendo lubrificado com um Óleo Sintético para Engrenagem a base de Polialfaolefina (PAO) opera por até 9.000 horas, já o Óleo Sintético para Engrenagem fabricado com Poliglicol (PG), consegue operar por aproximadamente 13.000 horas, até a sua substituição. O Óleo Sintético para Engrenagem é um lubrificante que pode conter em sua composição produtos petroquímicos a base de Polialfaolefina (PAO) ou Poliglicol (PG) e tem como uma das suas principais características a de possui uma elevada resistência às altas temperaturas em relação ao Óleo Mineral para Engrenagem. O Óleo Mineral para Engrenagem que é um produto formulado com aditivos especiais e óleos básicos minerais derivados do petróleo, sendo um Óleo Lubrificante para Engrenagem por poder ser empregado na lubrificação de diversos tipos de caixas engrenagens tanto as abertas como as fechadas, mas principalmente por possuir um baixo custo.
Quais as características que um Óleo para Caixa de Engrenagem deve possuir
Uma característica importante que um bom Óleo para Caixa de Engrenagem precisa ter e o de não perder suas características de adesividade inclusive quando estiver operando em altas temperaturas, sob elevadas pressões e a grandes velocidades. É importante que um Óleo para Caixa de Engrenagem não ataque a pintura das caixas das engrenagens. O Óleo para Caixa de Engrenagem necessita ser de boa qualidade, possuindo a capacidade de lubrificar os dentes das engrenagens e de também dissipar o calor gerado pelo atrito dos dentes dos redutores de velocidade.
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- Óleo para Caixa de Engrenagem KURZI RF
- Óleo Sintético para Redutor POLISYNTHE S 100
- Óleo Sintético para Redutor POLISYNTHE S 1000
Quais as viscosidades do Óleo para Engrenagem
O Óleo Sintético para Engrenagem possui duas viscosidades que são as mais consumidas: a do Óleo Engrenagem 100 e a do Óleo Engrenagem 1000. Óleo Engrenagem 90, Óleo Engrenagem 100, Óleo Engrenagem 220, Óleo Engrenagem 320 e Óleo Engrenagem 680 são as viscosidades do Óleo Mineral para Engrenagem que mais são utilizadas nas caixas redutoras de engrenagens. Saiba que tanto o Óleo Sintético para Engrenagem como o Óleo Mineral para Engrenagem estão disponibilizados no mercado em Nova Santa Rita em várias viscosidades, a saber: Óleo para Engrenagem 32, Óleo para Engrenagem 68, Óleo para Engrenagem 90 ou Óleo para Engrenagem 100, Óleo para Engrenagem 140 ou Óleo para Engrenagem 150, Óleo para Engrenagem 220, Óleo para Engrenagem 250, Óleo para Engrenagem 320, Óleo para Engrenagem 46, Óleo para Engrenagem 680, Óleo para Engrenagem 1000 e Óleo para Engrenagem 1500.
O que pode ocorrer com o uso de um Óleo para Caixa de Engrenagem inadequado
As engrenagens instaladas dentro da caixa de redução necessita de muita energia para entrarem e se manterem em movimento em razão do atrito que ocorre entre os dentes, sendo que a consequência deste trabalho é o aumento da temperatura do equipamento e o uso de um Óleo para Caixa de Engrenagem de inadequado ou de má qualidade poderá comprometer a lubrificação do sistema. Um Óleo para Caixa de Engrenagem que tenha uma má qualidade ou seja inadequadamente aditivado, não conseguirá refrigerar o sistema e não impedirá o aumento da temperatura do sistema, o que poderá de comprometer as vedações, causar oxidação e o encurtamento da vida útil das engrenagens. O Óleo para Caixa de Engrenagem que não conseguir lubrificar adequadamente o sistema por ter a sua viscosidade modificada durante o processo, poderá ocasionar a não formação do filme lubrificante entre as engrenagens, gerando um aumento do atrito, da temperatura e do desgaste das engrenagens.
Qual a melhor especificação do Óleo para Caixa de Engrenagem do Torno
A especificação do Óleo para Caixa de Engrenagem do Torno deve garantir que o Óleo Lubrificante para Engrenagem possua uma aditivação adequada para proteger do atrito e do desgaste as faces metálicas das engrenagens do redutor. A especificação do Óleo para Caixa de Engrenagem do Torno deve garantir que o Óleo para Engrenagem não seja agressivo aos selos de vedações do sistema, para evitar que surjam rompimentos das vedações e gere vazamentos. É fundamental quem a especificação do Óleo para Caixa de Engrenagem informe que o Óleo Lubrificante para Engrenagem possui um pacote de aditivos antioxidantes em sua formulação para que este proteja da corrosão as partes metálicas da caixa de engrenagem.
Conhecendo um pouco mais das aplicações do Óleo para Engrenagem Industrial
Para que um Óleo para Engrenagem Industrial tenha condições de formar uma película lubrificante junto às engrenagens quando estas sofrerem uma carga maior, este Lubrificante para Engrenagem deve possuir em sua formulação aditivos de extrema pressão. . Nas caixas de engrenagem que possuem um elevado grau de redução com diversos jogos de engrenagens, o Óleo para Engrenagem Industrial precisa apresentar uma viscosidade dimensionada para atender a lubrificação do pinhão de menor velocidade, pois quanto mais alta é a velocidade do pinhão, menor deverá ser a viscosidade do Óleo para Caixa de Engrenagem e vice-versa.