Análise de Óleo Isolante de Transformador
A análise do Óleo Isolante de Transformador é necessária para que se saiba sobre vida útil do lubrificante e a sua necessidade de troca. A análise do Óleo Isolante de Transformador é uma forma de se detectar se está havendo a formação de borras no interior do equipamento, pois isso está ocorrendo, é uma indicação de que o Óleo Isolante de Transformador está sofrendo oxidação por não ter sido devidamente aditivado. O Óleo Isolante para Transformador entra em contato com todos componentes internos do equipamento e devido a esta característica, ele tem que apresentar uma baixa reatividade química, para evitar que ocorra algum ataque ou degradação destes componentes, por isso quando da análise do Óleo de Transformador é fundamental observar se o lubrificante ainda se mantém neutro.
Óleo Isolante Transformador Tipo B o que é?
O Óleo Isolante Transformador Tipo B é recomendado para isolar equipamentos de classe de tensão de até 145 kV por possuir elevada resistência à oxidação e as características ideais para a isolação de sistemas eletrificados, garantindo assim uma maior vida útil ao Óleo Isolante Elétrico. O Óleo Isolante Transformador Tipo B é um Óleo Isolante para Transformador de base Parafínica, que é utilizado em interruptores, sistemas elétricos, disjuntores e equipamentos isolados com banho de óleo. FLUECARD 10P é o nome do Óleo Isolante Transformador Tipo B de origem parafínica comercializado em Morro Cabeça no Tempo pela CADIUM LUBRIFICANTES.
Conheça nossa Linha de Óleo Isolante para Transformador em Morro Cabeça no Tempo Parafínico e Naftênico
Tipo de Óleo Isolante para Transformador em Morro Cabeça no Tempo
O Óleo Isolante para Transformador em Morro Cabeça no Tempo mais utilizado no mercado é o Óleo Isolante Mineral derivado da destilação do petróleo. Para a fabricação do Óleo Isolante para Transformador em Morro Cabeça no Tempo pode ser utilizado dois tipos de petróleos: o petróleo de base parafínica e o petróleo de base naftênica. O Óleo Isolante para Transformador Parafínico é um Óleo Isolante Mineral que é utilizado em transformadores de até 145 kV de potência, e também é conhecido por Óleo Isolante para Transformador Tipo B, sendo que o Óleo Isolante para Transformador Naftênico é utilizado em transformadores de qualquer classe de tensão, sendo chamado de Óleo Isolante para Transformador Tipo A.
Para que serve um Óleo Isolante para Transformador?
Um Óleo Isolante para Transformador tem a função de isolar e refrigerar um sistema de correntes elétricas. O Óleo Isolante para Transformador tem a função de atuar como um Óleo Isolante Elétrico, além da função de ser um Óleo Refrigerante do sistema. Um transformador de energia ao entrar em operação gera a passagem da corrente pelo sistema e com isso ocorre o aquecimento dos componentes, e para evitar que este calor gerado resulte na degradação térmica dos componentes isolantes, um Óleo Isolante para Transformador é utilizado para isolar sistema.
Óleo Isolante Transformador Tipo A Naftênico o que é?
O Óleo Isolante Transformador Tipo A Naftênico é um Óleo Isolante produzido a partir de derivados de petróleo de base naftênica e pode ser utilizado como um Óleo Isolante de Transformador de alta tensão e chaves elétricas em sistemas de isolação que funcionem com banho de óleo. O Óleo Isolante Transformador Tipo A Naftênico tem a vantagem de ser um lubrificante que pode ser empregado em equipamentos e transformadores de qualquer classe de tensão. O Óleo Isolante Transformador Tipo A Naftênico tem a característica ser um Óleo Isolante que apresenta uma elevada rigidez dielétrica, uma alta resistência à oxidação, uma boa proteção contra a corrosão, e é um Óleo Isolante que não contribui para a formação de borras ou depósitos.
O que um bom Óleo Isolante Mineral não pode possuir?
Não devem existir partículas Sólidas suspensas no Óleo Isolante Mineral, inclusive as que não são condutoras de energia e nem sejam magnéticas, pois a presença de tais partículas poderá ocasionar a possibilidade da geração de descargas elétricas indevidas. Se houver gases dissolvidos no Óleo para Transformador de Energia, isso poderá contribuir para prejudicar a capacidade isolante do lubrificante e como consequência, poderá ocorrer à ionização do Óleo Isolante para Transformador e a formação de uma condução elétrica no interior do equipamento. Um bom Óleo Isolante Mineral não deve possuir a presença de água em sua composição ou em suspensão, pois a umidade prejudica do sistema o que pode gerar até a gerar um curto circuito.