Fluido de Corte por que Usar?
Um Fluído de Corte de Metais necessita apresentar uma tensão superficial correta, para assim permitir uma fácil decantação dos cavacos e das partículas provenientes da operação. O Fluído Corte Integral de Base Mineral é o Fluido de Corte mais utilizado atualmente nas operações de retificação e usinagem, sendo que nas empresas que apresentam uma maior preocupação com o meio ambiente e com as questões trabalhistas, este Fluído de Corte Mineral vem sendo substituído pelo Fluído de Corte Sintético ou pelo Fluído de Corte de Base Vegetal, que apesar de possuírem um custo bem mais elevado, apresentam um melhor rendimento. O Fluído de Corte Usinagem tem como característica apresentar um ponto de fulgor elevado para diminuir a perda do Fluido de Corte por evaporação, e com isso, gera-se um menor consumo do lubrificante.
Fluído de Corte para Alumínio quais as Vantagens para o seu Uso?
A usinagem do alumínio e o uso de um bom Fluído de Corte para Alumínio apresenta um custo sempre inferior em relação à da usinagem dos aços e metais mais duros, por tanto, não se deve optar por um Fluído para Corte para Usinagem de baixa qualidade e de rendimento duvidoso. O Fluído de Corte para Alumínio sendo utilizado em operações com alta velocidade, propicia um menor desgaste da ferramenta de corte. O uso de um bom Fluído de Corte para Alumínio gera um esforço menor para a realização da operação de usinagem, facilitando a realização de mudanças de velocidades e de manobras rápidas, que como resultado, propicia um melhor acabamento superficial.
Conheça nossa Linha Completa de Fluido de Corte em Belém para a sua Empresa
- Óleo de Corte para Usinagem AKRA 250 TW
- Óleo de Corte para Usinagem AKRA ILO 68
- Óleo de Corte para Usinagem AKRA ILO 2009 AL
- Óleo de Corte para Usinagem Rosqueamento AKRA 1747
- Óleo de Corte para Usinagem Rosqueamento Severo AKRA 150 EX
- Óleo de Corte para Usinagem Brunimento AKRA ILO BR
Quais são as Características de um Fluido de Corte?
Elevada resistência à oxidação e ótima estabilidade térmica são características de um bom Fluído de Corte para Torno. O Fluído de Corte CNC possui um alto ponto de fulgor e como consequência uma baixa volatilidade. Uma excelente remoção de partículas da zona do arco é obtida com o uso de um bom Fluído de Corte para Torneamento.
Quais as Funções de um Fluido de Corte?
. Para evitar o aumento da temperatura no processo de usinagem que é provocada pelo atrito do contato da ferramenta de corte com a peça que está sendo usinada, o Fluído de Corte CNC é utilizado. Durante o processo de usinagem ocorre a formação do cavaco e uma grande quantidade de energia é gerada, e para minimizar a elevação da temperatura na zona de corte, o Fluído de Corte para Torneamento é utilizado.
Para que Serve o Fluído de Corte para Alumínio?
Como o alumínio possui uma alta condutividade térmica, a operação de usinagem e a escolha do Fluído de Corte para Alumínio é facilitada, pois ocorre uma rápida dissipação do calor gerado durante o processo, favorecendo o trabalho em altas velocidades. O Fluído de Corte para Alumínio apresenta uma função muito importante no processo de usinagem: a de possuir excelentes propriedades refrigerantes. A elasticidade do alumínio é bem menor que do latão e de outras ligas de aço e para minimizar que as distorções ou os erros dimensionais ocorram, no processo de usinagem deste metal deve ser utilizado um Fluído de Corte para Alumínio adequado que contribua para elevar a pressão de trabalho sobre o metal.
Fluido de Corte e suas Aplicações
Um processo de usinagem realizado sem o uso do Fluído de Corte de Ferro resultará em uma produção bem menor do que é possível ser feito. O uso do Fluido de Corte Refrigerante na usinagem tem como principais benefícios o do aumento da vida útil do ferramental, da melhoria do acabamento superficial da peça, da redução do consumo de energia, além de propiciar uma maior velocidade de corte com uma consequentemente redução no tempo da operação. Saiba que função básica do Fluído de Corte Integral ou Fluído para Corte de Metais é a de refrigerar a operação.