Fluido de Corte por que Usar?
O Fluído Corte Integral de Base Mineral é o Fluido de Corte mais utilizado atualmente nas operações de retificação e usinagem, sendo que nas empresas que apresentam uma maior preocupação com o meio ambiente e com as questões trabalhistas, este Fluído de Corte Mineral vem sendo substituído pelo Fluído de Corte Sintético ou pelo Fluído de Corte de Base Vegetal, que apesar de possuírem um custo bem mais elevado, apresentam um melhor rendimento. Um Fluído de Corte de Metais necessita apresentar uma tensão superficial correta, para assim permitir uma fácil decantação dos cavacos e das partículas provenientes da operação. Nas operações de usinagem de alumínio e de outros metais, pode se utilizar o Fluído de Corte Integral sem qualquer problema.
Quais são as Características de um Fluido de Corte?
O Fluído de Corte CNC possui um alto ponto de fulgor e como consequência uma baixa volatilidade. Uma excelente remoção de partículas da zona do arco é obtida com o uso de um bom Fluído de Corte para Torneamento. Elevada resistência à oxidação e ótima estabilidade térmica são características de um bom Fluído de Corte para Torno.
Conheça nossa Linha Completa de Fluido de Corte em Barreiras para a sua Empresa
- Óleo de Corte para Usinagem AKRA 250 TW
- Óleo de Corte para Usinagem AKRA ILO 68
- Óleo de Corte para Usinagem AKRA ILO 2009 AL
- Óleo de Corte para Usinagem Rosqueamento AKRA 1747
- Óleo de Corte para Usinagem Rosqueamento Severo AKRA 150 EX
- Óleo de Corte para Usinagem Brunimento AKRA ILO BR
Fluido de Corte Vantagens e Desvantagens?
O ataque de fungos e bactérias é comum no Óleo Solúvel para Corte, algo que não ocorre com o uso de um Fluído de Corte Líquido. Uma das desvantagens do uso do Fluído de corte para metal em relação ao uso de um Fluído de Corte Solúvel, é que ele propicia uma menor decantação dos cavacos gerados na operação. Um fluído de corte de metal apresenta uma menor geração de volume líquido residual a ser descartado e relação ao Fluído de Corte solúvel, contribuindo para um menor custo de coleta e envio para a reciclagem do Óleo de Corte Usado.
Qual é a Importância do Fluido de Corte?
Possuir uma baixa viscosidade para que consiga fluir pelas tubulações e bicos do equipamento é uma das características importantes que um Fluído de Corte para Retífica deve possuir. . O Fluído de Corte para Serra de Fita atua com a função de remover os cavacos da área de corte.
Para que Serve o Fluído de Corte para Alumínio?
O coeficiente do atrito do alumínio e maior em relação ao aço, aumentando a energia necessária para realizar a deformação do metal e a consequente remoção do cavaco, e para facilitar este processo se faz necessário o uso de um bom Fluído de Corte para Alumínio. O Fluído de Corte para Alumínio apresenta uma função muito importante no processo de usinagem: a de possuir excelentes propriedades refrigerantes. Como o alumínio possui uma alta condutividade térmica, a operação de usinagem e a escolha do Fluído de Corte para Alumínio é facilitada, pois ocorre uma rápida dissipação do calor gerado durante o processo, favorecendo o trabalho em altas velocidades.
Fluido de Corte Composição Química e a Insalubridade da Operação
Um Fluído de Corte Usinagem tem que ter boas características físico-químicas, não manchando a peça a ser trabalhada, não possuindo odores desagradáveis, se mantendo estável durante a operação ou quando armazenado após o trabalho, e não ser agressivo à pele do operador. O Fluído de Corte Sintético integral é formulado com compostos biodegradáveis em relação ao Fluído de Corte Integral Mineral. Apesar do Fluído de Corte Integral de Base Sintética apresentar custos mais elevados, ele proporciona uma maior vida útil da ferramenta de corte em relação ao Fluído de Corte Mineral Integral, além de ser um produto mais alinhado com as atuais questões ambientais e não é agressivo ao ambiente de trabalho e ao operador.