Fluido de Corte e suas Aplicações
Resistência à oxidação e não exalar odores desagradáveis durante o processo de usinagem são características desejáveis de um bom Fluído de Corte de Alumínio. . Um processo de usinagem realizado sem o uso do Fluído de Corte de Ferro resultará em uma produção bem menor do que é possível ser feito.
Quais são os Tipos de Fluído de Corte Integral?
O Fluído de Corte Integral, também chamado de Fluído de Corte não Solúvel em Água é comercializado em Bagé nos seguintes tipos: o Fluído de Corte Sintético, o Fluído de Corte a Base Vegetal e o Fluído de Corte Mineral, também chamado de Óleo de Corte Mineral Integral. Tanto o Fluído de Corte Vegetal, como o Fluído de Corte Sintético e o Fluído de Corte Integral para desempenharem corretamente as suas funções, devem ser aplicados diretamente sobre a região de corte, na interface peça, ferramenta, cavaco, com volume, pressão e direção controlada do jato do Fluído de Corte Integral. O ideal é que um Fluído de Corte Integral não emita odores desagradáveis, não gere espuma durante o processo e possua compatibilidade com o meio ambiente e o Fluído de Corte Vegetal e o Fluído de Corte Sintético são os Lubrificantes de Corte que melhor desempenham estas funções.
Conheça nossa Linha Completa de Fluido de Corte em Bagé para a sua Empresa
- Óleo de Corte para Usinagem AKRA 250 TW
- Óleo de Corte para Usinagem AKRA ILO 68
- Óleo de Corte para Usinagem AKRA ILO 2009 AL
- Óleo de Corte para Usinagem Rosqueamento AKRA 1747
- Óleo de Corte para Usinagem Rosqueamento Severo AKRA 150 EX
- Óleo de Corte para Usinagem Brunimento AKRA ILO BR
Fluido de Corte Composição Química e a Insalubridade da Operação
Um Fluído de Corte Usinagem tem que ter boas características físico-químicas, não manchando a peça a ser trabalhada, não possuindo odores desagradáveis, se mantendo estável durante a operação ou quando armazenado após o trabalho, e não ser agressivo à pele do operador. O Fluído de Corte Sintético integral é formulado com compostos biodegradáveis em relação ao Fluído de Corte Integral Mineral. O Fluído de Corte Integral para Usinagem possui esta denominação por que não contém água na sua composição, ou seja, não é solúvel na água.
Quais as Funções de um Fluido de Corte?
Entre as funções principais do Fluído de Corte para Inox destaca-se a de refrigerar, lubrificar e melhorar o acabamento superficial das peças usinadas. . A degradação da superfície da peça que se está usinando é uma das piores consequências de não se usar um bom Fluído de Corte para Aço Inox.
Quais são as Características de um Fluido de Corte?
Um Fluído de Corte Integral apresenta um maior poder lubrificante do que um Óleo de Corte Solúvel. O Fluído para Corte de Metais apresenta uma maior capacidade protetiva anticorrosiva em relação ao Fluído de Corte Solúvel. Uma excelente remoção de partículas da zona do arco é obtida com o uso de um bom Fluído de Corte para Torneamento.
Fluído de Corte para Alumínio quais as Vantagens para o seu Uso?
O ponto de fusão do alumínio é baixo, entre 650ºC e 700ºC, o que pode levar à soldagem do alumínio junto à ferramenta de corte e para evitar este problema, um bom Fluído de Corte para Alumínio deve ser utilizado para reduzir o atrito gerado na operação além de auxiliar na refrigeração da peça. A usinagem das ligas de alumínio é facilitada porque a densidade deste metal é três vezes menor que a dos aços, permitindo a utilização de um Fluído de Corte para Alumínio em operações de usinagem com velocidades bem elevadas. O Fluído de Corte para Alumínio sendo utilizado em operações com alta velocidade, propicia um menor desgaste da ferramenta de corte.