Óleo Hidráulico

O que é um Fluído Hidráulico?

Fluído hidráulico é um lubrificante formulado com uma mistura de óleo mineral básico e aditivos, o que permite que o produto atenda as especificações de desempenho a que este se destina.

Um fluído hidráulico para desempenhar adequadamente a sua função recebe um pacote de aditivos que contém produtos redutores do ponto de fluidez, antiespumantes, inibidores de corrosão, aditivos de extrema pressão, detergentes entre outros, para que este suporte a várias condições extremas e continuadas pressões operacionais.

O fluído hidráulico é um importante lubrificante industrial que é utilizado em uma enorme quantidade de equipamentos industriais, sendo que o uso de um fluído hidráulico inadequadamente aditivado pode resultar na redução da vida útil do maquinário.

fluído hidráulico industrial tem como função principal a da transmissão de força para a movimentação de equipamentos. Uma das funções do fluído hidráulico é o de lubrificar e o de aumentar a vida útil dos componentes de máquinas e equipamentos hidráulicos.

Como o líquido fluído hidráulico normalmente é utilizado em sistemas fechados, é importante que este não ataque as vedações do sistema e permaneça com as suas características inalteradas, mesmo com o aumento da pressão e da temperatura operacional.

Para que serve o Fluído Hidráulico?

O fluído hidráulico tem como uma das funções principais, a de transmitir força para a movimentação de equipamentos e também deve lubrificar e ampliar a vida útil dos componentes dos sistemas hidráulicos dos equipamentos e maquinários.

Os sistemas hidráulicos são extremamente importantes para os processos de industriais de fabricação, pois nenhum outro sistema possui tamanha eficiência na transferência de energia para áreas de difícil acesso, através de pequenos dutos ou mangueiras cheios de fluído hidráulico.

Para um trabalho onde se necessita levantar, empurrar, transportar cargas entre várias outras operações, o uso de sistemas hidráulicos contendo fluído hidráulico em seu interior é um dos equipamentos mais eficientes, simples e compacto que existe.

A movimentação das engrenagens de equipamentos industriais em diversos tipos de processos é uma das principais funções do fluído hidráulico.

Além da transmissão de energia, o fluído hidráulico para máquinas também transmite força para cilindros ou peças internas de um maquinário.

Um fluído hidráulico possui uma propriedade muito apreciada que é a de ser um lubrificante industrial que garante o bom funcionamento de equipamentos e sistemas hidráulicos por um longo período, o que o torna um produto com baixo custo de manutenção.

O Óleo para Sistema Hidráulico é o mesmo Fluído para Macaco Hidráulico?

Em relação aos sistemas hidráulicos existentes em maquinários complexos, o macaco hidráulico nada mais é que um simples sistema hidráulico, e mesmo sendo um sistema simples para levantar pesos ou fazer pressão, para que este funcione adequadamente, é necessário que seja preenchido com um bom fluído hidráulico.

Por ser um sistema simples, o fluído para macaco hidráulico utilizado nestes tipos de mecanismos de elevação não necessita de uma aditivação complexa, ao contrario de um fluído hidráulico para injetora, onde este lubrificante que necessita de um pacote de aditivos eficiente para que o óleo suporte as condições extremas de operação.

Os sistemas hidráulicos existentes nos maquinários das indústrias necessitam de um fluído hidráulico para máquinas bem aditivado, para que possa atender as rigorosas normas de desempenho, algo que não é exigido para um fluído hidráulico para macaco mecânico de uso automotivo.

Normalmente um fluído hidráulico para macaco é um produto que possui uma mínima aditivação, possui uma vida útil estendida e um baixo custo.

Um fluído hidráulico para torno utilizado em sistemas complexos de maquinários industriais normalmente necessita de uma manutenção mais rigorosa e um número maior de troca, que um fluído hidráulico para macaco mecânico.

Óleo Hidráulico

Como escolher o Fluído Hidráulico mais adequado para a operação?

A melhor forma de escolher o fluído hidráulico é observando as instruções do manual do equipamento, pois neste é mencionado o tipo de óleo lubrificante adequado e a sua viscosidade.

Para se escolher o fluído hidráulico mais adequado para a operação, devem-se conhecer as propriedades e as características de desempenho que o equipamento exige para operar, e também saber se o sistema requer um fluído hidráulico resistente ao fogo, um fluído hidráulico biodegradável, ou um fluído hidráulico mineral.

A viscosidade do fluído hidráulico industrial é a principal propriedade que se deve levar em consideração para a escolha de um lubrificante hidráulico, pois ela influencia na eficiência do sistema e o fator econômico não pode ser o motivo principal para se escolher um fluído óleo hidráulico lubrificante.

Para os equipamentos modernos e de alto desempenho onde se necessita de uma menor perda de tempo com manutenção e um maior prazo para a troca dos fluídos hidráulicos, é indicada a utilização de um fluído hidráulico sintético.

Quando uma aplicação necessita de um lubrificante que não agrida o meio ambiente e estes seja biodegradável, o indicado é a utilização de um fluído hidráulico solúvel.

Em operações onde se necessite de um fluído hidráulico com elevado ponto de fulgor, que não propaga a chama e seja auto-extinguível, o indicado é a utilização de um fluído hidráulico antichama.

Quais são os tipos de Fluídos Hidráulicos?

Podemos encontrar no mercado vários tipos de fluído hidráulico industrial, que de acordo com a utilização a que ele se destina, é classificado em fluido hidráulico biodegradável, fluído hidráulico resistente ao fogo, fluido hidráulico mineral, além do fluído hidráulico sintético.

O fluido hidráulico mineral em razão do seu menor custo e da diversidade de viscosidades disponíveis é o óleo hidráulico industrial mais utilizado no mercado.

Os vários tipos de fluído hidráulicos industriais disponíveis no mercado são formulados com aditivos especiais, por isso um fluído hidráulico mineral apesar de apresentar um menor custo, não deve substituir um fluído hidráulico antichama que apresenta um custo muito mais elevado e uma aditivação totalmente diferente.

O fluído lubrificante hidráulico mineral que apresenta um baixo custo e uma ampla gama de aplicações é o óleo mais utilizado nos sistemas hidráulicos industriais.

Com o aumento da preocupação com o meio ambiente e como a segurança da saúde do ambiente de trabalho e do operador, está aumentando a utilização do fluído hidráulico biodegradável, principalmente junto ao segmento do agro negócio.

Com a crescente preocupação com a redução das agressões ao meio ambiente e ao ser humano, tal movimento também chegou à fabricação dos lubrificantes industriais, e hoje tanto o fluído hidráulico sintético como o fluído hidráulico biodegradável, passou fazer parte das opções das empresas mais alinhadas com o meio ambiente e as questões trabalhistas.

O Fluído Hidráulico é lubrificante?

Um sistema hidráulico consiste basicamente em um equipamento que gera um movimento que força a pressurização de um fluído hidráulico industrial através uma bomba, onde este é conduzido através de mangueiras até um cilindro, o que resulta em um movimento de força mecânica suficiente para a movimentação de motores e equipamentos.

O fluído hidráulico industrial é aplicado em uma vasta gama de aplicações na transmissão de energia em equipamentos e com isso, também podemos dizer que tal função é considerada como uma ação lubrificante, já que o fluído hidráulico possui em sua composição, uma série de aditivos que ajudam a preservar os maquinários.

Um produto para ser considerado um lubrificante industrial tem que possuir uma aditivação que permita minimizar e até eliminar o atrito gerado entre as peças móveis de um equipamento, e o fluído hidráulico para máquinas apesar de não ser um produto específico para tal função, pode ser utilizado em sistemas que necessitem de uma lubrificação simples, substituindo até alguns fluídos lubrificantes para engrenagem e fluídos de corte integral.

Por possuir uma aditivação que amplia a sua resistência à oxidação, propiciando uma excelente proteção contra o desgaste, a corrosão e a ferrugem, o fluído hidráulico para torno pode ser considerado um excelente lubrificante, podendo ser utilizando inclusive em algumas aplicações que não em um sistema hidráulico.

Um fluído hidráulico industrial é um óleo básico mineral aditivado, e quando maior e mais diferenciada for a aditivação adicionada a este produto, maior e mais diversificada será a sua capacidade de lubrificação.

Óleo Hidráulico

O Fluído Hidráulico resseca a borracha?

O óleo hidráulico mineral contém em sua formulação óleos básicos minerais e estes derivados do petróleo são matérias-primas básicas utilizadas nas formulações de vários tipos de borrachas, atuando como um óleo extensor para borracha e possuindo uma ação plastificante secundária.

Em grande parte dos processos de fabricação das borrachas é utilizado o óleo básico parafínico em sua composição e é de se esperar que o contato superficial desta com o óleo hidráulico não afeta o elastômero, onde este acaba absorvendo parte deste óleo mineral aditivado.

O óleo hidráulico industrial é utilizado em vários sistemas hidráulicos que possuem anéis de vedação e muitos deste são constituídos de borrachas sem que o óleo venha a atacar estas guarnições e causar vazamentos ou queda de eficiência.

É indicado o Óleo Hidráulico para máquinas?

Saiba que o óleo hidráulico industrial não é só utilizado em sistemas hidráulicos que operam dentro das indústrias. 

O óleo hidráulico industrial tem grande aplicação em vários tipos de maquinários, notadamente nos implementos agrícolas como o óleo hidráulico para trator, também chamado de lubrificante hidráulico agrícola.

O sistema de direção hidráulica dos automóveis e dos tratores é lubrificado com óleo hidráulico, da mesma forma que este tipo de lubrificante é importante e necessário para o funcionamento dos pistões das empilhadeiras, ou seja, qualquer máquina de uso doméstico, de transporte ou de uso industrial, pode possuir um sistema abastecido com um óleo hidráulico industrial.

Um fluído hidráulico pode ser utilizado como um lubrificante para outros tipos de aplicações, mas recomenda-se sempre a utilização do lubrificante que é indicado pelo fabricante do equipamento.

Qual a diferença do Fluído Hidráulico Amarelo para o Fluído Hidráulico Vermelho?

Um fluído hidráulico amarelo que é formulado com óleo mineral básico e aditivos especiais é indicado para o uso em sistemas hidráulicos industriais, sendo que o fluído hidráulico vermelho que também é formulado com óleo básico mineral é indicado apenas para a lubrificação de sistemas de direção hidráulica e transmissões automáticas de automóveis.

Por possuir uma aditivação e uma aplicação específica de uso automotivo, o fluído hidráulico vermelho recebe uma pigmentação vermelha para diferenciá-lo do fluído hidráulico amarelo que se destina ao uso industrial.

O fluído hidráulico vermelho (tipo ATF) apresenta uma aditivação diferente em relação ao fluído hidráulico amarelo, notadamente para permitir tanto nas baixas com nas temperaturas elevadas, o correto movimento das transmissões automotivas.

Um fluído lubrificante vermelho apesar de não ser indicado, pois não possui uma aditivação apropriada, pode ser utilizado em sistemas hidráulicos industriais. A A.N.P., a Agência Nacional do Petróleo, que regula a fabricação dos lubrificantes derivados do petróleo, não permite que um fluído hidráulico amarelo seja comercializado para uso em sistemas hidráulicos automotivos.

Quando maior é a viscosidade de um fluido hidráulico industrial, mais escuro é este óleo, indo da cor levemente amarelada do fluído hidráulico 22 ao castanho escuro para o fluído hidráulico 460.

Óleo Hidráulico

Quais são as viscosidades mais comercializadas do Fluído Hidráulico?

O fluído hidráulico industrial está disponibilizado ao mercado em várias viscosidades, desde um óleo hidráulico industrial 10 que possui uma viscosidade similar à de um óleo para máquina de costura, até um óleo hidráulico industrial 460, que é um óleo com viscosidade similar a um óleo de câmbio automotivo.

Uma das propriedades mais importantes de um óleo hidráulico industrial é a sua viscosidade, e hoje este produto é disponibilizado no mercado nas seguintes viscosidades:

  • fluído hidráulico 10 ou fluído hidráulico w 10;
  • fluído hidráulico 22 ou fluído hidráulico sae 22;
  • fluído hidráulico iso vg 32, ou fluído hidráulico w 32, ou fluído hidráulico 32;
  • fluído hidráulico AW 46 ou fluído hidráulico 46 ou fluído hidráulico iso vg 46;
  • fluído hidráulico 68, ou fluído hidráulico AW 68, ou fluído hidráulico HLP 68, ou fluído hidráulico HP 68, ou fluído hidráulico iso vg 68, ou fluído hidráulico sae 68;
  • fluído hidráulico 90, ou fluído hidráulico iso 90, ou fluído hidráulico sae 90;
  • fluído hidráulico 100 ou fluído hidráulico iso 100;
  • fluído hidráulico 150 ou fluído hidráulico iso 150;
  • fluído hidráulico 220 ou fluído hidráulico sae 220;
  • fluído hidráulico 320 ou fluído hidráulico sae 320;
  • além do fluído hidráulico 460.

A viscosidade mais comercializada e utilizada pelo segmento industrial é a do fluído hidráulico 68.

O fluído hidráulico hd 68 apresenta uma viscosidade intermediária entre todas as viscosidades disponibilizadas pela indústria fabricante de óleo hidráulico e por isso é a mais utilizada.

Fluído hidráulico industrial com elevada viscosidade normalmente é utilizada por equipamentos de grande porte e que suportam grande capacidade de carga para realizarem as suas operações.

Normalmente equipamentos mais simples e sem muita complexidade de engrenagens utilizam fluído hidráulico para máquina com viscosidades baixas.

Quais as embalagens disponíveis para o Fluído Hidráulico?

Atualmente o fluído hidráulico industrial é disponibilizado em diversos tipos de embalagens entre as quais destacamos a do fluído hidráulico 5 litros, ou fluído hidráulico 5 l, ou fluído hidráulico 685 litros.

O fabricante de fluído hidráulico industrial comercializa para o enchimento dos sistemas hidráulicos o produto nas embalagens que tem maior volume de vendas que são a do fluído hidráulico 20 litros ou fluído hidráulico 68 20 litros; além do fluído hidráulico 200 Litros, ou fluído hidráulico 200 L, também solicitado por fluído hidráulico tambor.

Para a utilização industrial a embalagem mais solicitada é a do fluído hidráulico 68 tambor.

As pequenas empresas que possuem equipamentos com tamanhos compactos, o maior consumo é do fluído hidráulico 68 20 litros.

O fluído hidráulico 68 além de ser o lubrificante com a viscosidade mais utilizada, o fornecimento deste óleo na embalagem de 20 litros é a mais solicitada.

A aquisição do fluído hidráulico para torno em tambores de 200 litros é a embalagem mais viável economicamente.

Onde encontrar um fabricante de Óleo Hidráulico?

A CADIUM LUBRIFICANTES é uma empresa fabricante de fluído hidráulico industrial que está sediada em Diadema na Grande São Paulo, possuindo uma estrutura de logística capacitada para atender a demanda de todo o território Nacional.

Se você necessita adquirir o fluído hidráulico industrial ou outro lubrificante industrial, entre em contato com a CADIUM LUBRIFICANTES através do e-mail contato@cadium.com.br, ou através do telefone 11-4047-9292.

A CADIUM LUBRIFICANTES possui uma equipe técnica altamente capacitada para indicar o fluído hidráulico industrial adequado para a sua necessidade.

Se você está procurando uma solução para o seu problema de lubrificação ou necessitando comprar um fluído hidráulico industrial, entre em contato com a CADIUM LUBRIFICANTES.

Você sabia que CADIUM LUBRIFICANTES possui uma linha completa de fluído hidráulico, tanto o de origem mineral, como o sintético e até o biodegradável.

tada para indicar o fluído hidráulico industrial adequado para a sua necessidade.

Se você está procurando uma solução para o seu problema de lubrificação ou necessitando comprar um fluído hidráulico industrial, entre em contato com a CADIUM LUBRIFICANTES.

Você sabia que CADIUM LUBRIFICANTES possui uma linha completa de fluído hidráulico, tanto o de origem mineral, como o sintético e até o biodegradável.