Sabemos que nas operações agrícolas, a proteção das culturas é essencial para a manutenção do rendimento das colheitas e da produtividade, mas é uma ação desafiadora para os agricultores, pois as doenças que atacam as plantas tornam este processo de controle e erradicação, muito oneroso e cansativo.
Para enfrentar este desafio, foi alavancado a partir da segunda metade do século passado o uso do óleo para pulverização agrícola na agricultura. Podemos dizer que o óleo pulverização agrícola é um “divisor de águas” para a agricultura moderna. A capacidade do óleo mineral para pulverização agrícola de se associar com de demais defensivos agrícolas, tornou o produto a escolha perfeita do agricultor para a proteção das suas colheitas, gerando um menor impacto ambiental.
Como o Óleo Pulverização Agrícola age ajudando nas colheitas?
No passado, quando se iniciou o processo de utilização do óleo para pulverização agrícola em aplicações nas diversas culturas, se acreditava que os hidrocarbonetos saturados presentes nos óleos minerais derivados do petróleo eram os responsáveis por bloquear os espiráculos, causando a asfixia. Com o avanço dos estudos, se descobriu que a maioria dos derivados de petróleo que compunham o óleo pulverização agrícola continha compostos voláteis que agiam como fumigante contra pragas.
A contínua aplicação do óleo mineral para pulverização agrícola nas lavouras e com a continuidade dos estudos sobre este produto, chegou-se à conclusão de que o óleo para pulverização agrícola não se limitava a matar os insetos e as pragas pela asfixia. Descobriu-se que a aplicação regular e constante do óleo pulverização agrícola contribui para alterar a cor, a permeabilidade e desidratação da cutícula, desencoraja a alimentação e a deposição de ovos das pragas, além de contribuir para perturbar o sistema nervoso ou afetar as contrações do abdômen dos insetos, levando-os à morte.
A atividade do óleo mineral para pulverização agrícola começa após a sua penetração através da cutícula do inseto ou canais porosos do inseto. A penetração do óleo para pulverização agrícola pode também acontecer pelo trato respiratório, mas isso apenas ocorre em insetos adultos, ou quando as larvas são pulverizadas em excesso ou mergulhadas no óleo pulverização agrícola. Tanto na penetração pela cutícula, como pela traqueia, a constituição estrutural dos hidrocarbonetos que formam o óleo mineral para pulverização agrícola é muito importante, e é por isso que as propriedades físico-químicas do produto precisam ser respeitadas e não se deve utilizar um óleo para pulverização agrícola com viscosidade elevada.
Cabe esclarecer que um óleo pulverização agrícola com uma viscosidade menor flui mais livremente e se espalha de maneira mais uniforme na superfície do vegetal, sendo um óleo mais apropriado para aplicações em culturas com temperaturas mais quentes e em épocas de maior folhagem. Já um óleo mineral para pulverização agrícola com viscosidade maior, tende a se acumular mais na planta, devendo ser usado normalmente durante o período de dormência.
A composição química do óleo para pulverização agrícola não só facilita a sua entrada na cutícula ou no trato respiratório do inseto, como também facilita a entrada de outros inseticidas e defensivos agrícolas. Muitas das mortes causadas pelo óleo pulverização agrícola ocorre por desidratação, pois geralmente as ceras presentes na cutícula atuam regulando a perda de água presente no corpo dos insetos.
Cabe lembrar que miscibilidade das ceras presentes nas cutículas dos insetos com o óleo mineral para pulverização agrícola pode ser afetada pela temperatura. Por tanto, de acordo com a região e o tipo de plantação, o volume e a quantidade de aplicação do óleo para pulverização agrícola podem variar significativamente.
Óleo Mineral para Pulverização Agrícola: o derradeiro inimigo das pragas agrícolas
Estudos mostram que um dos efeitos do óleo para pulverização agrícola nas pragas e insetos é o de se acumular no intestino e posteriormente migrar para o sistema nervoso central. O acúmulo de óleo pulverização agrícola nos corpos adiposos, pode afetar o suprimento de energia fornecido pelos tecidos, e como consequência, levar à morte os insetos, já que o óleo mineral também contribui para a perda da coordenação das atividades motoras.
Como já mencionado, o óleo mineral para pulverização agrícola contribui para dificultar ou diminuir a necessidade ou vontade do inseto de se alimentar. O óleo para pulverização agrícola também atua reduzindo a oviposição, pois a película residual formada pelo óleo pulverização agrícola sobre a superfície vegetal tem um efeito repelente nos insetos, fazendo com que estes se sintam impedidos de se fixarem para se alimentarem ou realizarem a oviposição.
Alguns estudos mostram que, mesmo que o óleo mineral para pulverização agrícola não consiga impedir que o inseto realize o a oviposição, o óleo para pulverização agrícola presente na superfície dos vegetais acaba interferindo na atividade dos ovos, alterando a troca normal de gases e água entre o ovo e o ambiente externo. Com isso o óleo pulverização agrícola acaba alterando a atividade enzimática interna dentro do ovo, prejudicando a sua eclosão.
Os motivos para continuarmos utilizando o Óleo para Pulverização Agrícola na agricultura
Com as formulações modernas, o óleo mineral para pulverização agrícola pode ser considerado um inseticida bioracional, pois gera pouco impacto ambiental, tanto que os locais de aplicação do óleo para pulverização agrícola foram expandidos ao longo dos anos. Hoje encontramos o óleo pulverização agrícola sendo aplicado em estufas, em plantações de hortaliças, na citricultura, em diversas culturas de cereais, entre outras.
O óleo mineral para pulverização agrícola tem sido empregado há muito tempo como adjuvante de pesticidas e defensivos agrícolas para melhorar o nível de eficácia desses produtos. O uso do óleo para pulverização agrícola em combinação com os pesticidas melhorou consideravelmente o controle de insetos e de doenças no ambiente agrícola de uma forma muito mais econômica. Hoje o óleo pulverização agrícola é aplicado em uma ampla variedade de culturas, sendo direcionado para o controle de diversos tipos de insetos, ácaros e doenças.
O uso do óleo mineral para pulverização agrícola já está estabelecido em muitas culturas, atestando o seu potencial e a sua aceitação no meio agrícola. Atualmente podemos considerar que o óleo para pulverização agrícola é o parceiro ideal do agricultor no controle de pragas, pois é um produto relativamente barato e seguro de se usar, sendo compatível com a grande maioria dos pesticidas e defensivos agrícolas.
A Indicação de um Óleo Pulverização Agrícola de qualidade
Você sabia que a CADIUM possui uma linha completa de produtos para atendimento da demanda operacional do segmento do agronegócio? Para maiores informações é só acessar o nosso site no link a seguir: Lubrificantes Agrícolas Work Categories
E dentre os produtos da CADIUM para o segmento Agro que mais se destacam são o óleo pulverização agrícola emulsionável CADIUM BIO ECO e o óleo mineral para pulverização agrícola integral CADIUM BIO PLUS. Para mais informações sobre o óleo para pulverização agrícola da CADIUM ou para a aquisição de nossos produtos, colocamos a disposição do nobre leitor os seguinte canais de comunicação:
e-mail: cadium@cadium.com.br;
WhatsApp: 11-97587-7837;
Telefone PABX: 11-4047-9292.
Condições de fornecimento do Óleo Mineral para Pulverização Agrícola da CADIUM
O óleo para pulverização agrícola da CADIUM é disponibilizado a granel e nas seguintes embalagens:
- Óleo para pulverização agrícola em frasco de 1 litro
- Óleo para pulverização agrícola em bombona de 5 litros
- Óleo para pulverização agrícola em bombona de 20 litros
- Óleo para pulverização agrícola em bombona ou tambor de 200 litros
- Óleo para pulverização agrícola a granel em ibc de 1m3 ou em carro tanque.
Aguardamos a sua consulta, obrigado por se interessar pelo nosso Blog e confiar na CADIUM e nos seus produtos.