O óleo mineral agrícola controla os insetos através do contato direto. O inseto deve estar presente para que o óleo mineral para pulverização funcione. Para que o tratamento seja eficaz, é necessária que a cobertura completa da população de insetos seja realizada, já que o óleo mineral pulverização não tem efeito depois de seco. Quando o óleo mineral agrícola é pulverizado sobre a superfície vegetal, ele cobre todos os insetos ou os ovos expostos e isso os sufoca, entupindo os seus tubos de respiração.
O processo de atuação do óleo mineral para pulverização não é seletivo, pois ele acaba matando quase todos os insetos onde se é feita a cobertura da aplicação, e com isso, se reduz o sucesso da eclosão. Outra ação que o óleo mineral pulverização realiza, é o de atrapalhar a forma como um inseto se alimenta, interferindo nas suas membranas celulares e no seu metabolismo normal.
O óleo mineral agrícola é um produto relativamente seguro para humanos e animais, pois embora tenha uma aplicação não seletiva, ele atua sufocando a maioria dos insetos com que entra em contato. Deste modo, o óleo mineral agrícola tem uma ação mecânica (sufocante) e não química, e com isso, há uma menor probabilidade de os insetos desenvolverem resistência ao óleo mineral para pulverização.
O óleo mineral pulverização evapora rapidamente, se degradando rapidamente e não deixando resíduos tóxicos, e isso o torna um produto menos prejudicial às populações de insetos benéficos do que os inseticidas químicos.
Um ponto favorável para o óleo mineral agrícola é que ele não precisa de um equipamento especial para a sua aplicação, além dos pulverizadores normais.
Como o óleo mineral para pulverização não funciona depois de seco, ele é um produto que tem pouco efeito residual, com isso, as novas infestações não são controladas por um aplicativo anterior, sendo necessário repetir a aplicação a cada novo ciclo de plantio.
Como potencializar o uso do Óleo Mineral para Pulverização na agricultura?
O óleo mineral pulverização é um produto muito versátil, mas a sua aplicação pode ser potencializada se observadas algumas precauções, como:
- O óleo mineral agrícola só deve ser aplicado quando as superfícies das plantas estiverem secas, mas as plantas devem estar bem irrigadas;
- O óleo mineral para pulverização não pode ser combinado com produtos de enxofre ou pulverizado dentro de 30 dias após a aplicação do enxofre;
- O óleo mineral pulverização deve ser pulverizado diretamente sobre as pragas para ser eficaz;
- Não se deve aplicar o óleo mineral agrícola quando a temperatura estiver próxima ou superior à 35ºC, pois as plantas estressadas pela seca são mais suscetíveis a danos causados pelo óleo mineral para pulverização, gerando um menor aproveitamento do produto;
- Também não se deve aplicar o óleo mineral pulverização sob baixas temperaturas ou temperaturas congelantes porque a emulsão não se mantém unida e a cobertura se torna irregular;
- Não se deve aplicar o óleo mineral agrícola quanto a umidade está alta ou as plantas estão molhadas, pois em condições extremamente úmidas se diminui a taxa de evaporação e se coloca a folhagem em risco de queimar;
- O melhor momento para se aplicar o óleo mineral para pulverização é quando as pragas estão ativas, mas antes que elas gerem danos significativos à aplicação, e esta não pode ser realizada em condições de vento, o que leva à deriva e a uma cobertura irregular;
- Há de haver o cuidado para que a aplicação do óleo mineral pulverização seja uniforme sobre a área alvo, pois a aplicação em excesso além de resultar em desperdício de produto, pode aumentar o risco de fitotoxicidade.
- A umidade do solo deve ser máxima antes da aplicação do óleo mineral agrícola e ser pulverizada quanto a temperatura estiver mais baixa como pela manhã cedo ou em dias nublados, ou quando estiver mais frio.
- Se deve deixar os tecidos vegetais secarem após a chuva ou a irrigação antes do uso do óleo mineral para pulverização, se evitando a sua aplicação por 36 horas ou mais, caos a umidade permaneça acima de 90%.
Conhecendo um pouco mais as características do Óleo Mineral Pulverização e a sua importância para o segmento agro
Saiba que no site da CADIUM dispomos de um Blog onde há vários textos com informações sobre o óleo mineral agrícola. Acesse o link a seguir e obtenha mais informações sobre o óleo mineral para pulverização: Blog
Agora se você está necessitando adquirir um óleo mineral pulverização de qualidade para a sua plantação ou lavoura, saiba que a CADIUM disponibiliza ao mercado um óleo mineral agrícola emulsionável de elevada qualidade, o CADIUM BIO ECO que você pode conhecer acessando o link a seguir: Óleo Mineral Defensivo Agrícola CADIUM BIO ECO. Para aplicações onde se necessita de um óleo mineral pulverização integral a CADIUM disponibiliza o CADIUM BIO PLUS Óleo para Pulverização Agrícola CADIUM BIO PLUS.
Para a aquisição do óleo mineral pulverização ou de outros produtos que facilitam a atividade do agronegócio, favor entrar em contato com a CADIUM através dos seguintes canais de comunicação:
e-mail: cadium@cadium.com.br;
WhatsApp: 11-97587-7837;
Telefone PABX: 11-4047-9292.
Embalagens disponíveis do Óleo Mineral Agrícola da CADIUM
O óleo mineral agrícola está sendo comercializado pela CADIUM nas seguintes embalagens:
- Óleo mineral para pulverização em frasco de 1 litro
- Óleo mineral para pulverização em bombona de 5 litros
- Óleo mineral para pulverização em bombona de 20 litros
- Óleo mineral para pulverização em bombona ou tambor de 200 litros
- Óleo mineral para pulverização a granel em ibc de 1m3 ou em carro tanque.