O Óleo protetivo vegetal o que é e onde usar?
Tanto o Óleo protetivo sintético como o Óleo protetivo vegetal possuem uma formulação isenta de óleos minerais e de solventes atóxicos e atendem à Norma Regulamentadora NR15, mas o protetivo vegetal apresenta um melhor desempenho e uma elevada capacidade de cobertura. O Óleo protetivo vegetal é um produto de última geração e considerado um dos melhores para a proteção contra a corrosão temporária tanto a curto com a longo prazo. O Óleo protetivo vegetal é um produto recomendado para a proteção de peças que irão sofrer um posterior processo de desengraxe a quente, pois ele causa uma menor contaminação do desengraxante industrial.
O que é Óleo protetivo?
O Óleo protetivo é um fluído antioxidante que quando corretamente aplicado sobre as peças usinadas, auxilia para retardar o efeito da oxidação e corrosão sobre o metal. Estatísticas informam que em torno de 2% da produção mundial de aço é corroída pela ação da oxidação do metal e é fácil de entender os prejuízos causados pela ferrugem e os custos adicionais necessários para reparar, substituir ou corrigir estas peças, sendo que para minimizar estes gastos, a indústria passou utilizar com mais frequência o Óleo protetivo para metal. Como existem vários tipos de processos de usinagem, com inúmeras peças não sendo finalizadas imediatamente e são enviadas para o armazenamento e posteriormente seguirem o processo de industrialização, para estas peças metálicas se faz uso da aplicação do Óleo protetivo para metal.
Óleo protetivo para peças usinadas quais os tipos disponíveis em Embu das Artes?
- Óleo Protetivo com Película Graxoso GRUNDI WAX 600
- Fluído Protetor Antioxidante Desingripante GRUNDI RUST 160
- Fluído Protetivo Desaguante com Película Óleosa GRUNDI AKVI 300
- Óleo Protetivo Secante com Película Cerosa GRUNDI 200
- Óleo Protetivo Anticorrosivo Verniz GRUNDI INK
O que devemos saber sobre um Óleo protetivo secativo?
Uma das características importantes do Óleo protetivo secante é que ele não é desaguante, pois não retira a umidade das peças ou das superfícies metálicas. O Óleo protetivo secante fornece uma proteção considerada temporária, pois o produto pode ser removido após a sua aplicação. Após o período de aplicação do Óleo protetivo secativo é possível manusear a peça protegida, já com um toque seco.
Óleo protetivo contra a corrosão quando usar?
Proteger temporariamente as peças metálicas acabadas ou as ferramentas é umas das estratégias das indústrias para reduzir perdas devido à oxidação e uma das maneiras de se fazer isso, é utilizando um Óleo protetivo contra a corrosão. O Óleo protetivo contra a corrosão é um revestimento que se molda à peça de forma a promover extrema resistência e durabilidade mesmo em ambientes agressivos, até quando armazenados ou transportados em áreas externas, sob temperaturas elevadas, chuvas ou maresia. A aplicação de um Óleo protetivo industrial, também conhecido como Óleo protetivo antioxidante, pode ajudar a prolongar a vida útil das peças e equipamentos metálicos, prevenindo contra a ação da ferrugem e da corrosão.
Óleo para proteção de peças usinadas, como escolher o melhor?
Para que um bom Óleo protetivo industrial realize uma eficiente proteção temporária, uma característica importante é que ele deve ter facilitada a sua remoção. O óleo para proteção de peças deve formar um filme extremamente fino, mas que seja resistente à vibração e a dilatação térmica. Quando se necessita de uma proteção para longo prazo, dever ser aplicado na peça um fluído protetivo verniz, que apresenta uma maior dificuldade de remoção, mas garante a formação de uma película antioxidante mais resistente.
Por que usar um Óleo protetivo anticorrosivo?
Devido a sua facilidade de aplicação e de remoção o Óleo protetivo anticorrosivo tem um excelente custo benefício e está cada vez mais sendo utilizado pelas indústrias metalúrgicas. Um Óleo protetivo contra a corrosão de boa qualidade pode ser empregado na proteção de peças metálicas ferrosas e não ferrosas. O Óleo protetivo antioxidante é recomendado para uso na proteção antiferruginosa das superfícies de várias peças metálicas como chapas, correntes, pinos, engrenagens, eixos, cabos, tubos, peças usinadas que necessitem ficar armazenadas por certo período entre as operações de produção.