Óleo Lubrificante Básico Parafínico: quais os tipos?
O óleo hidráulico mineral é formulado através da mistura o óleo lubrificante básico parafínico com aditivos, sendo que a fração mais utilizada é a do óleo neutro médio 300. Em São Carlos a Petrobrás disponibiliza como óleo lubrificante básico parafínico as seguintes frações: 10 cSt (óleo spindle 60), 12 cSt (óleo spindle 70 ou óleo mineral OPPA), 32 cSt (óleo neutro leve), 44 cSt (óleo neutro médio 220), 56 cSt (óleo mineral neutro médio 300), 100 cSt (óleo neutro pesado), 460 cSt (óleo bright stock 460), 500 cSt (óleo bright stock 500) e o 1100 cSt (óleo cilindro I ou óleo cylinder).O óleo neutro pesado é o óleo lubrificante básico parafínico mais utilizado par a fabricação dos lubrificantes automotivos de base mineral. O lubrificante básico parafínico com grande utilização no seguimento do agronegócio é o óleo spindle 70 (ou óleo mineral OPPA), que é a base para a fabricação do fluídos para a pulverização de inseticidas (óleo para pulverização agrícola).
O que é um Óleo Básico Parafínico?
O óleo mineral básico parafínico é contem 15 ou mais átomos carbonos unido às moléculas de hidrogênios, recebendo o nome de hidrocarboneto parafínico. O Óleo Básico Parafínico é a essência da fabricação de um lubrificante industrial devido a sua elevada capacidade limpeza, proteção e lubrificação das peças motores e equipamentos. O óleo básico produzido através do petróleo processado pelo refino de gasóleo da destilação a vácuo ou de óleos desfaltados são classificados em Óleo Básico Parafínico e óleo básico naftênico.
Conheça nossa Linha Completa de Óleo Parafínico em São Carlos
- Óleo Mineral Parafínico de Alta Viscosidade ALPAR NP100
- Óleo Básico Parafínico de Média Viscosidade ALPAR NM60
- Óleo Mineral Parafínico de Baixa Viscosidade ALPAR 0911 R
- Óleo Básico Mineral de Alta Viscosidade ALNAP 400T
Óleo Parafínico para Borracha
Uma maior facilidade para realizar o processo de desmoldagem ocorre quando se emprega na formulação um Óleo Parafínico para borracha de elevada qualidade. O Óleo Parafínico apresenta excelentes propriedades de compatibilidade com diversos tipos de borrachas e elastômeros e por isso é chamado de Óleo Parafínico para borracha, óleo extensor para borracha, óleo plastificante para borracha ou óleo de processo parafínico. O Óleo Parafínico para borracha é considerado um aditivo no processamento da borracha, sendo adicionado na mistura, não comprometendo a sua composição e resultando em uma melhora no processo e do acabamento do produto.
Denominações do Óleo Parafínico
O Óleo Parafínico quando empregado pela indústria de borracha é chamado de óleo extensor para borracha porque ele contribui no amaciamento do polímero. O Óleo Parafínico utilizado na indústria do beneficiamento e amaciamento do couro e pela indústria química é conhecido por óleo mineral básico parafínico. Na produção de tintas gráficas e na lubrificação de fios e fibras na indústria têxtil, o Óleo Parafínico é chamado de óleo de processo parafínico.
A Densidade do Óleo Parafínico pode ser utilizada para definir a origem do produto?
Comparando um óleo básico mineral de uma mesma viscosidade, normalmente a densidade do Óleo Parafínico é menor que a densidade de um óleo naftênico. Medindo-se as viscosidades de um óleo em duas temperaturas diferentes e com o uso de uma tabela, obtêm-se o índice de viscosidade de um óleo naftênico, cujo resultado aponta entre 50 e 60 e o índice de viscosidade de um Óleo Parafínico apresenta um resultado entre 80 a 120. A densidade do Óleo Parafínico pode servir como parâmetro para se identificar a origem do produto, caso não se possua outras análises para realizar a comparação.
Óleo Mineral de Base Parafínica e Óleo Mineral de Base Naftênica: quais as diferenças?
A densidade é uma das análises para determinar a origem de um óleo básico, pois um óleo mineral naftênico apresenta uma densidade mais elevada em relação ao Óleo Mineral Parafínico de viscosidade similar. Excelente propriedade de não congelamento à baixa temperatura é característica do óleo mineral de base naftênica, qualidade não encontrada no óleo mineral de base parafínica. A resistência a oxidação é uma das melhores propriedades que um óleo mineral de base parafínica possui algo que é muito baixa no óleo mineral de base naftênica.