Denominações do Óleo Parafínico
O Óleo Parafínico quando empregado pela indústria de borracha é chamado de óleo extensor para borracha porque ele contribui no amaciamento do polímero. Óleo Básico Parafínico é como é conhecido o Óleo Parafínico utilizado pela indústria fabricante de lubrificantes, por ser um veículo de base para a fabricação dos lubrificantes industriais. O Óleo Parafínico utilizado na indústria do beneficiamento e amaciamento do couro e pela indústria química é conhecido por óleo mineral básico parafínico.
Como é feita a Classificação dos Óleos Básicos?
Na classificação dos óleos básicos, os óleos básicos parafínicos obtidos pelo processo que possuem um menor número são os que apresentam maior quantidade de impurezas, sendo que à medida que o número do grupo aumenta, eleva a qualidade do óleo, sendo que os produtos obtidos pelos processos do grupo 4 e grupo 5 são considerados óleos sintéticos. A classificação dos óleos básicos atualmente é dividida em cinco grupos, nomeados de óleo básico grupo 1, óleo básico grupo 2, óleo básico grupo 3, óleo básico grupo 4 e óleo básico grupo 5. Os tratamentos que ocorrem nas refinarias dos Grupos 1, 2 e 3 têm por objetivo remover as impurezas do petróleo, ampliando a estabilidade e o desempenho do Óleo Básico Parafínico, mas na classificação dos óleos básicos eles ainda não são considerados óleos sintéticos, apesar de alguns formuladores de lubrificantes automotivos que utilizam óleo básico do grupo 3, comercializam o seu produto como sendo um óleo sintético.
Conheça nossa Linha Completa de Óleo Parafínico em Maceió
- Óleo Mineral Parafínico de Alta Viscosidade ALPAR NP100
- Óleo Básico Parafínico de Média Viscosidade ALPAR NM60
- Óleo Mineral Parafínico de Baixa Viscosidade ALPAR 0911 R
- Óleo Básico Mineral de Alta Viscosidade ALNAP 400T
Óleo Parafínico para Borracha
O Óleo Parafínico para borracha é considerado um aditivo no processamento da borracha, sendo adicionado na mistura, não comprometendo a sua composição e resultando em uma melhora no processo e do acabamento do produto. Uma maior facilidade para realizar o processo de desmoldagem ocorre quando se emprega na formulação um Óleo Parafínico para borracha de elevada qualidade. O Óleo Parafínico para borracha tem a excelente característica de ser compatível com diversos tipos de elastômeros.
Óleo Lubrificante Básico Parafínico: quais os tipos?
O óleo bright stock 500 é o óleo lubrificante parafínico utilizado na fabricação do óleo para as caixas de câmbio dos automóveis e dos lubrificantes para engrenagens e rolamentos industriais. O lubrificante básico parafínico com grande utilização no seguimento do agronegócio é o óleo spindle 70 (ou óleo mineral OPPA), que é a base para a fabricação do fluídos para a pulverização de inseticidas (óleo para pulverização agrícola). Em Maceió a Petrobrás disponibiliza como óleo lubrificante básico parafínico as seguintes frações: 10 cSt (óleo spindle 60), 12 cSt (óleo spindle 70 ou óleo mineral OPPA), 32 cSt (óleo neutro leve), 44 cSt (óleo neutro médio 220), 56 cSt (óleo mineral neutro médio 300), 100 cSt (óleo neutro pesado), 460 cSt (óleo bright stock 460), 500 cSt (óleo bright stock 500) e o 1100 cSt (óleo cilindro I ou óleo cylinder).O óleo neutro pesado é o óleo lubrificante básico parafínico mais utilizado par a fabricação dos lubrificantes automotivos de base mineral.
O que é um Óleo Básico Parafínico?
Quando da utilização e um Óleo Básico Parafínico observa-se que ele apresenta uma menor variação da viscosidade e uma mínima oxidação com a elevação da temperatura, mas é um óleo básico mineral que tem o seu comportamento comprometido quanto submetido a baixas temperaturas, onde as parafinas contidas em sua composição tendem a se sedimentar, comprometendo o seu desempenho. O Óleo Básico Parafínico é a essência da fabricação de um lubrificante industrial devido a sua elevada capacidade limpeza, proteção e lubrificação das peças motores e equipamentos. O Óleo Básico Parafínico é um hidrocarboneto que apresenta uma estrutura molecular em forma de corrente e devido a esta característica estrutura, é um produto que apresente menores alterações da viscosidade com o aumento da temperatura e por isso, é largamente utilizado na fabricação de lubrificantes automotivos.
O que é um Óleo Básico do Grupo 1?
Por ser um dos primeiros processos de refino do petróleo, o óleo básico do grupo 1 ainda tem grande presença no mundo e é muito utilizado na fabricação de lubrificantes automotivos. Apesar do óleo básico do grupo 1 apresentar de possuir elevados índices de impureza, ainda é muito utilizado na fabricação de lubrificante, como óleo para a produção de borrachas entre outras aplicações, devido ao seu baixo custo em relação aos óleos básicos parafínicos obtidos por processos mais modernos. A refinaria de Duque de Caxias da Petrobras onde é produzida a maioria dos óleos básicos parafínicos comercializados em Maceió, é uma refinaria do Grupo I e por tanto só produz óleo básico do grupo 1.