O que é um Óleo Básico Naftênico?
Devido ao seu menor custo em relação ao óleo básico parafínico, Óleo Básico Naftênico é muito utilizado pelas indústrias de elastômeros e de borrachas como plastificante, o chamado óleo plastificante para borracha ou Óleo Naftênico para borracha. O Óleo Básico Naftênico é um hidrocarboneto que apresenta uma estrutura molecular em forma de ciclos (anéis) corrente e devido a esta característica estrutura, é um produto que apresenta variação na viscosidade com o aumento da temperatura e com isso, tem limita as suas aplicações como um óleo lubrificante industrial. Por apresentar uma elevada estabilidade térmica, o Óleo Básico Naftênico é utilizado como base para a fabricação do óleo isolante para transformador, o chamado óleo isolante tipo A.
O que devemos saber sobre o Óleo Básico Naftênico?
No processo de destilação do petróleo ocorre uma limpeza dos compostos contaminantes para que os produtos finais como o Óleo Básico Naftênico apresente uma qualidade para ser utilizado pela indústria em geral. Os contaminantes mais prejudiciais ao Óleo Básico Naftênico que são encontrados no petróleo antes do tratamento são os compostos oxigenados, os nitrogenados e principalmente os sulfurados (enxofre), sem este último um grande causador de corrosão nos equipamentos. O óleo básico mineral que é obtido através do primeiro refino de petróleos selecionados em cuja composição química há a predominância de hidrocarbonetos naftênicos (maior que 60%), recebe o nome de Óleo Básico Naftênico.
Conheça nossa Linha Completa de Óleo Básico Naftênico em Bauru
- Óleo Básico Parafínico de Alta Viscosidade ALPAR B445
- Óleo Mineral Básico de Baixa Viscosidade ALPAR 2533 R
- Óleo Básico Naftênico de Alta Viscosidade ALNAP 140T
- Óleo Mineral Naftênico de Baixa Viscosidade ALNAP 20T
Óleo Lubrificante Básico Naftênico: quais os tipos?
O óleo lubrificante básico naftênico é classificado de acordo com a viscosidade do óleo medida em cSt (Centistokes) na temperara de 40ºC. O lubrificante básico naftênico possui grande aplicação no controle de pragas rurais e urbanas através da sua queima em aparelhos de termonebulização (fumacê). O óleo para máquina de costura doméstica pode ser um óleo lubrificante básico naftênico não aditivado que devido a sua baixa viscosidade pode ser fabricado com o Óleo Básico Naftênico Lub NH 10.
Óleo Naftênico para Borracha
Na fabricação de borrachas e plásticos o uso do Óleo Naftênico para borracha é utilizado diversos processos. A adição do Óleo Naftênico para borracha auxilia na transformação das propriedades físicas do elastômero, propiciando maior flexibilidade e um maior alongamento das fibras. O Óleo Naftênico para borracha é adicionado na mistura, sendo um aditivo que resulta em uma melhora no processo e no acabamento do produto.
Como obter o Preço do Óleo Básico Naftênico em Bauru?
O preço do Óleo Básico Naftênico em Bauru fornecido a granel em IBC (contentor de 1m3) retornável é a forma que apresenta o melhor custo benefícios para os médios e pequenos consumidores. O preço do Óleo Básico Naftênico é uma pergunta frequente que encontramos na internet e a melhor resposta para ela quem poderá dar é um distribuidor de Óleo Básico Naftênico. O tipo de embalagem é um fator que também influencia no preço a ser cotado do Óleo Básico Naftênico, pois quanto menor for o volume, maior será o preço de aquisição do óleo básico.
A Densidade do Óleo Básico Naftênico pode ser utilizada para definir a origem do produto?
A comparação um óleo básico mineral parafínico com o óleo básico mineral naftênico ambos com uma mesma viscosidade, normalmente observa-se que a densidade do óleo parafínico é inferior a densidade de um Óleo Naftênico. Quando uma análise é feita à 20ºC em óleos básicos de baixa e média viscosidade, a densidade do Óleo Naftênico deverá apresentar um resultado acima de 0,900 g/l, enquanto a densidade do óleo parafínico normalmente apresentará um resultado entre 0,830 e 0,860 g/l. A análise da densidade do Óleo Naftênico em comparação à densidade do óleo parafínico pode ser utilizada para se descobrir a origem de cada produto, mas não devemos esquecer que se trata de uma análise especulativa e o mais correto é realizar as demais análises químicas comprobatórias.