Óleo Básico Naftênico em Uberlândia

Denominações do Óleo Básico Naftênico

Na produção de tintas o Óleo Naftênico é comercializado como o nome de óleo de processo naftênico. O Óleo Básico Naftênico é utilizado pela indústria de borracha onde é chamado de óleo extensor para borracha porque contribui para o amaciamento do polímero. Óleo mineral vaselina líquida, óleo básico mineral, óleo básico grupo I, óleo básico lubrificante, são algumas das várias denominações utilizadas para definir um Óleo Básico Naftênico.

A Densidade do Óleo Básico Naftênico pode ser utilizada para definir a origem do produto?

Ao se medir as viscosidades de um óleo em duas temperaturas diferentes, normalmente a 40ºC e 100ºc, e com o uso de uma tabela, se obtemos um resultado entre 50 e 60, este é o valor do índice de viscosidade de um Óleo Naftênico, e se o resultado for entre 80 e 120, este é o índice de viscosidade de um óleo parafínico. A comparação um óleo básico mineral parafínico com o óleo básico mineral naftênico ambos com uma mesma viscosidade, normalmente observa-se que a densidade do óleo parafínico é inferior a densidade de um Óleo Naftênico. Uma das melhores formas para se saber se um óleo básico mineral é um Óleo Básico Naftênico ou um óleo básico parafínico é realizando a análise do índice de viscosidade.

Conheça nossa Linha Completa de Óleo Básico Naftênico em Uberlândia

Óleo Naftênico para Borracha

O Óleo Naftênico para borracha é adicionado na mistura, sendo um aditivo que resulta em uma melhora no processo e no acabamento do produto. Na fabricação de borrachas e plásticos o uso do Óleo Naftênico para borracha é utilizado diversos processos. O Óleo Naftênico para borracha é compatível com a grande maioria dos elastômeros e apresenta a vantagem de possuir um menor custo que o óleo parafínico para borracha.

Óleo Mineral de Base Naftênica e Óleo Mineral de Base Parafínica: quais as diferenças?

A propriedade de não congelar sob baixas temperaturas é uma característica do óleo mineral de base naftênica, qualidade que não observada no óleo mineral de base parafínica. A densidade é uma das análises que pode ser utilizada para determinar a origem de um óleo básico, pois uma mesma viscosidade de fluído, geralmente um óleo mineral parafínico apresenta uma densidade menor em relação ao Óleo Mineral Naftênico. O óleo mineral de base naftênica possui uma melhor facilidade em solubilizar os aditivos e melhor comportamento a baixas temperaturas que o óleo mineral de base parafínica, mas possui uma compatibilidade pior com materiais sintéticos e elastômeros.

Óleo Básico Naftênico Características e Propriedades

Um ponto de fulgor inferior e uma menor resistência à oxidação são propriedades encontradas Óleo Mineral Naftênico. Por possuir elevada estabilidade térmica, o óleo isolante usado nos transformadores de energia é formulado com o Óleo Básico Naftênico. O Óleo Básico Naftênico tem a característica de não suportar grandes variações de aumento da temperatura sem que seja comprometida a sua viscosidade e com isso, sua ação lubrificante fica prejudicada.

O que devemos saber sobre o Óleo Básico Naftênico?

Os contaminantes mais prejudiciais ao Óleo Básico Naftênico que são encontrados no petróleo antes do tratamento são os compostos oxigenados, os nitrogenados e principalmente os sulfurados (enxofre), sem este último um grande causador de corrosão nos equipamentos. O Óleo Básico Naftênico possui um baixo ponto de fluidez e isto significa que é um óleo que apresenta uma menor variação da viscosidade com a diminuição da temperatura. No processo de destilação do petróleo ocorre uma limpeza dos compostos contaminantes para que os produtos finais como o Óleo Básico Naftênico apresente uma qualidade para ser utilizado pela indústria em geral.