Óleo Solúvel para Usinagem em Urandi

Quais a Características que um Bom Óleo Solúvel para Usinagem deve possuir?

Deve se esperar que o Óleo Solúvel para Usinagem se mantenha estável e não ocorra a separação de fase durante o processo e também que este não cause danos à pele humana e nenhum outro risco ao meio ambiente, sendo um Óleo Solúvel para Usinagem amigo do operador e ecologicamente apropriado para o uso. As características desejadas em um bom Óleo Solúvel para Usinagem é a de possuir boas propriedades antissoldante e antifricção, ser resistente as pressões e temperaturas elevadas sem vaporizar e ter a capacidade de evitar que ocorra a oxidação da peça, da ferramenta de corte e do equipamento. Um Óleo Solúvel para Usinagem durante o processo não pode exalar odores desagradáveis, deve possuir uma elevada resistência ao ataque bacteriológico, não deve ressecar as guarnições e borrachas dos equipamentos e tem que propiciar a geração de uma baixa formação de espuma.

Qual é a diferença entre o Óleo Solúvel Semi-sintético e Óleo Solúvel Vegetal?

Devido ao aumento das exigências regulamentadoras quanto à segurança da saúde do operador, o Óleo Solúvel Vegetal é um lubrificante adequado para ser empregado por empresas que procuram um Óleo Solúvel de Corte que atenda à Norma Regulamentadora 15 (NR15), algo que o Óleo Solúvel Semi-sintético não pode ser enquadrado, por conter Óleo Básico Mineral em sua composição. O Óleo Solúvel Semi-sintético (a denominação correta é Óleo Solúvel Semissintético) apresenta uma menor quantidade de Óleo Básico Mineral em sua composição, menos de 50% do Fluido de Corte concentrado, mas como este lubrificante contém em sua formulação produtos químicos de origem sintética, então comercialmente este Óleo de Corte Solúvel passou a ser chamado de óleo semissintético. O correto seria chamar o Óleo Solúvel Semi-sintético (Óleo Solúvel Semissintético na grafia exata) de Fluído Solúvel de Corte com Baixo Teor de Óleo ou Óleo Solúvel Misto, pois é um lubrificante com boas propriedades umectantes, com excelente propriedade de decantação e de limpeza, mas o Óleo Solúvel Vegetal, também chamado de Fluído Solúvel Sintético, tem uma vida útil superior se comparada ao Óleo Solúvel Semissintético e ao Óleo Solúvel Mineral, sendo recomendado para a usinagem de metais ferrosos e não ferrosos.

Conheça nossa Linha Completa de Óleo Solúvel para Usinagem em Urandi

Óleo Solúvel Mineral Leitoso e Óleo Solúvel Sintético para Usinagem qual é a diferença?

O Óleo Solúvel Sintético para Usinagem apresenta um bom poder de lubrificação, não espuma, é menos imune a contaminação bacteriana, possui um custo mais elevado que Óleo Solúvel Mineral Leitoso, mas tem uma maior durabilidade e uma elevada resistência a oxidação. O Óleo Solúvel Convencional ou Óleo Solúvel Mineral Leitoso quando não é adequadamente aditivado, pode causar problemas de corrosão no maquinário, no ferramental e na peça usinada, além de ser um Óleo Solúvel de Corte que está propenso a facilitar o crescimento bacteriano, levando à geração de odores indesejados e até a quebra da emulsão, algo que não ocorre com o Óleo Sintético para a Usinagem. O Óleo Solúvel Mineral Leitoso que também é conhecido por Óleo Solúvel Convencional forma uma emulsão em água, ou seja, a fase oleosa do lubrificante fica dispersa na água, e esta contém entre 50% e 85% de Óleo Básico Mineral , sendo o óleo usado predominantemente em operações de usinagem onde se necessita de uma maior lubrificação.

Óleo Solúvel Mineral para Usinagem e Óleo Solúvel Mineral Leitoso é um mesmo produto?

O Óleo Solúvel Mineral para Usinagem e o Óleo Solúvel Mineral Leitoso são um mesmo produto, sendo que a denominação do primeiro vem por este conter Óleo Básico Mineral na composição e o segundo apesar de possuir a mesma formulação, por formar uma emulsão de cor branca, recebeu esta denominação de Óleo de Corte Leitoso. O Óleo Solúvel Mineral para Usinagem é encontrado no mercado em Urandi sobre diversas denominações entre as quais destacamos: Óleo Solúvel Mineral Leitoso, Óleo Solúvel Leitoso, Óleo Leitoso, Óleo Solúvel Mineral, Óleo Mineral Solúvel em Água, Óleo Solúvel Mineral para Usinagem, Óleo Mineral Biodegradável e outras variações destes mesmos nomes. O Óleo Solúvel Mineral para Usinagem é formulado com uma mistura de aditivos especiais com Óleos Básicos Minerais, sendo que estes são obtidos da destilação do petróleo, por tanto, é um Óleo Solúvel de Corte formado por uma mistura de compostos minerais.

O Óleo Solúvel de Corte é Comercializado em Urandi em que Tipos de Embalagens?

O Óleo Solúvel para Usinagem, também chamado de Óleo Solúvel de Corte é comercializado em diversos tipos de embalagens em Urandi para atender aos diversos tipos de aplicações e os consumidores dos mais variados potenciais de consumo. Para atender as mais diversas demandas de consumo do Óleo Solúvel de Corte em processos de usinagens junto às indústrias de pequeno e de grande porte, no mercado o Óleo Solúvel para Usinagem é disponibilizado em Urandi nas seguintes embalagens: Óleo Solúvel 5 litros, Óleo Solúvel l 20 litros, Óleo Solúvel Tambor ou Óleo Solúvel 200 litros, além do Óleo Solúvel sendo fornecido a granel em IBC de 1m3 ou em carro tanque.

O Óleo Solúvel é insalubre?

O Óleo Solúvel Sintético e o Óleo Solúvel Vegetal são Fluídos de Corte Biodegradáveis, resistentes a ataques bacteriológicos, possuindo uma formulação balanceada isenta de Óleo Mineral, atendendo as Normas de Segurança do Trabalho, a Norma Reguladora NR 15, e por tanto, são Óleos Solúveis para Usinagem sem restrições de insalubridade para o uso. Óleo Solúvel Mineral, também chamado de Óleo Solúvel Convencional ou Óleo Solúvel Mineral Leitoso se usado em alta concentração pode gerar névoas que irão deixar equipamentos e áreas de processos sujas e escorregadias, e por ser um Óleo Solúvel de Corte que contém Óleo Básico Mineral na formulação, apresenta restrições trabalhistas quanto ao uso, podendo inclusive ser considerado um Óleo Lubrificante Insalubre. O Óleo Solúvel Semi-sintético (termo correto Óleo Solúvel Semissintético) apesar de possuir compostos sintéticos em sua formulação, apresenta hidrocarbonetos derivados do petróleo em sua composição e apesar de possuir algumas características superior ao do Óleo Solúvel Mineral, possui uma melhor biodegradabilidade e uma menor geração de névoa, mas é um Óleo Solúvel para Usinagem passível de não atender as novas exigências de segurança da legislação trabalhista.